Follow:
be a blogger

{be a blogger} Seis características necessárias para se dar bem na blogosfera

características necessárias para se dar bem na blogosfera

Criatividade
 

Normalmente, os blogs que mais chamam atenção dos leitores (e digo isso como leitora, antes de blogueira) são aqueles que se destacam em algum aspecto. Seja pelas fotos, pelo texto, ou até por um conteúdo mais pessoal. Afinal, ninguém quer ficar lendo mais do mesmo em todo lugar, não é? Claro que, principalmente quem trabalha com parcerias, vai acabar postando um look do dia com um vestido igual o da blogueira X ou fazendo uma resenha que a blogueira Y fez primeiro, mas intercale esse tipo de posts com outros mais pessoais e opinativos. E lembre-se que ninguém vai adiante copiando conteúdo alheio!

Senso crítico
 

Muitas vezes antes de liberar um post eu me pergunto se como leitora eu gostaria de lê-lo. Se eu estivesse vendo o tal post em outro lugar, o que eu diria sobre ele? O que eu mudaria? E com essa visão, eu vou fazendo as modificações que acho necessárias. A verdade é que é muito mais fácil a gente julgar os outros do que analisar o nosso próprio trabalho, mas nós devemos ser nossos maiores críticos. Sei que lidamos com imprevistos e prazos e muitas vezes não dá para fazer tudo tão perfeitinho quanto imaginamos, mas ainda assim vale avaliar o que não deu certo para saber exatamente onde precisamos melhorar e trabalhar nisso futuramente.

Dedicação
 

Existem blogueiros que blogam só por hobbie e existem os que blogam em busca de algo mais profissional. Mas aposto que independente da categoria, todo mundo adoraria poder conquistar seu espaço. Para isso é preciso dedicação. Dedicação para escrever o post, editar as fotos, divulgar e interagir com os leitores. Separe sempre algumas horas do seu dia para se dedicar ao blog e dê seu máximo para fazer cada post o melhor possível, pois a recompensa sempre vem. Você precisa ter em mente, que as pessoas que acessam o seu blog, querem ver um post bem feito e querem ver conteúdo fresquinho também (nada de ficar semaaaanas sem postar!), e se elas encontram isso, irão voltar.

Determinação

Tem momentos em que estou super feliz com meu blog, pois vejo várias coisas boas acontecendo. Tem outros em que fico triste e desmotivada e bate aquela vontade de desistir de tudo isso. Mas apesar desses momentos down, nunca fiquei grandes períodos sem postar no blog, em respeito as minhas leitoras e também por uma questão de determinação. Costumo colocar no papel todos os meus objetivos para o blog em um determinado período de tempo (diário, mensal, anual…), traçar metas para alcançá-los e trabalhar nisso. É importante ter em mente que um blog não se faz de um dia para o outro, e por mais desmotivada que você esteja, é preciso manter a determinação para conseguir alcançar objetivos a médio/longo prazo.

Paciência
 

Todos os dias blogueiras lidam com várias situação que no mínimo são desagradáveis. Desde as pessoas que nem leram o seu post e vem perguntar se você segue de volta, boatos e picuinhas, até comentários que nada mais são do que pura ofensa gratuita (“Nossa, como você engordou!”, “Seu cabelo fica horrível dessa cor!”, “Que roupa ridícula!”). Infelizmente isso acontece demais na blogosfera e querendo ou não, incomoda. É preciso ser muito paciente para saber lidar com esse tipo de situação e outras saias justas que possam aparecer, sem sair por aí fazendo barraco. Não alimente os trolls, gente! lol. Respire fundo e tente não se abalar por pouco, afinal, pagar minhas contas que é bom ninguém quer, né?

Paixão
 

Blogar vai muito além de dominar o assunto sobre o qual você escolheu falar. Gosto muito mais de blogs em que você percebe uma verdadeira paixão do blogueiro ao falar dos temas que ele escolheu. Afinal, a gente faz muito melhor aquilo que a gente faz com paixão.

Bônus: Mas e a sorte?
 

Um pouco de sorte ajuda não só na blogosfera mas em todos os aspectos da vida, não é? A gente sabe que hoje em dia existem muitos blogs por aí que apesar de não serem tão conhecidos são ótimos. E claro que a gente sonha que um dia o representante de uma grande empresa ou uma revista famosa vai cair de paraquedas bem no nosso blog, se apaixonar e nos convidar para uma parceria ou escrever uma matéria. Ok, representante, pode cair bem aqui! lol.

Mas enquanto isso não acontece, vale tentar fazer a nossa própria sorte. Infelizmente ainda são poucas, mas já existem grandes marcas que promovem concursos e seleções entre blogueiras, é só ficar de olho e se inscrever naquelas que sejam do mesmo nicho do seu blog. A gente não tem nada a perder, não é mesmo? No mínimo a gente perde o concurso, mas ganha novos seguidores que se identifiquem com nosso trabalho.

Acompanhe o Burguesinhas:
Facebook | Twitter | Lookbook
 Youtube | Pinterest
Instagram: @carlasantanna


 

Share:
Previous Post Next Post

Você também vai gostar:

49 Comments

  • Reply Daniele Sousa

    Amei o seu post!! Ótimo para as blogueiras iniciantes, e para as blogueiras como eu… que já tenho o blog há anos, mas desisti dele por um bom tempo, e agora estou voltando com tudo, meio que do zero né… rsrsrs Mas agente chega lá!

    Beijinhos!!
    Blog Fala Dani | Fanpage | Instagram | Twitter

    Responder

    maio 20, 2014 at 11:20 am
  • Reply It girls

    São seis itens fundamentais para ser uma boa blogueira. E tem ter mt amor pelo que faz.

    Responder

    maio 20, 2014 at 2:25 pm
  • Reply Anna Lê

    Vc sempre arrasando com essas postagens sobre o mundo Blogger né Carlinha.

    Parabéns viu !

    Se a maioria das meninas q começam um Blog lessem pelo menos 1% dos teus textos, a coisa ia ser bem diferente.

    Obrigada pelas dicas, sempre ! :***

    | O Blog Que Não é Blog |

    Responder

    maio 20, 2014 at 3:00 pm
  • Reply erika ferreira

    arrasou no post disse tudo

    *——*—–*—–*
    Tem post fresquinho no blog,corre pra conferir
    Caprixos Teens
    Big Beijos
    *—–*—–*—–*

    Responder

    maio 20, 2014 at 3:23 pm
  • Reply .lívia.

    nossa, amei! concordo com td que vc disse, realmente sao topicos importantes pra quem decide de dedicar a ser blogueira XD

    http://www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    Responder

    maio 20, 2014 at 4:37 pm
  • Reply Sónia TM

    Mas que boas dicas

    Sónia
    Taras e Manias

    Responder

    maio 21, 2014 at 9:28 am
  • Reply winxmake Thatiane Gomes

    Carlinha voce disse tudo, o que mais eu prezo é a paixão, tem que ter gosto e amor pelo que faz, e desistir depois de ter chegado tão longe e realizado muitas amizades, não.. estou com voce, mesmo com essas coisas que infelizmente acontecem temos que fortalecer e seguir em frente.

    Amiga vc é um sucesso sempre disse isso a voce! e tem talento demais, gosto muito do seu blog, pois sinto que vc faz com carinho para a gente ler.

    Um beijao e sucesso a nós

    http://www.winxmake.com/

    Responder

    maio 21, 2014 at 11:59 am
  • Reply dona de casa também se arruma

    Gostei das dicas,é isso mesmo, se é feito com amor e dedicação vai dar certo, o que não adianta é querer ter mil seguidores do dia para a noite e fazer o post de qualquer jeito. bjs e boa semana.

    http://www.donadecasatambemsearruma.com.br/
    http://deusguianossospassos.blogspot.com.br/

    Responder

    maio 21, 2014 at 1:32 pm
  • Reply Arleny Ramalho

    Amei esse post, cada característica dessas servem para agente refletir. E temos sempre que ter paciência e lutar para alcançar nossos objetivos!! Beijoss 🙂

    http://arlenyramalho.blogspot.com

    Responder

    maio 21, 2014 at 4:38 pm
  • Reply Sofia Soloveva

    Concordo com tudo que você falou, Carlinha. Eu escolho pelo conteúdo e qualidade da matéria. Pois acho que merecemos algo lindo e inspirados no nosso dia-a-dia. Você é linda

    Sofia
    White Russian blog
    http://www.whiterussian.com.br

    Responder

    maio 21, 2014 at 6:48 pm
  • Reply Ana Paula Lima Miranda

    Oii,

    Adorei as dicas dadas, principalmente a paciente 😉
    Parabéns pelo post.

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    Responder

    maio 21, 2014 at 7:27 pm
  • Reply Papo Rosa

    Nossa como fiquei feliz ao ler este post, com certeza ele irá me ajudar muito nesse início de Blog.. obrigada por expor a sua opinião sobre isso flor..
    beijos

    Responder

    maio 21, 2014 at 8:25 pm
  • Reply by:princessdark

    Gostei muito do post é assim mesmo tem que ter paciência, dedicação e por ai vai =D

    http://cosgothic.blogspot.com.br/

    Responder

    maio 21, 2014 at 8:34 pm
  • Reply Adriana Leandro

    Ótimas dicas. É sempre bom pensar em criar bom conteúdo. Bjus!

    galerafashion.com

    Responder

    maio 21, 2014 at 8:37 pm
  • Reply Angélica Anicésio

    Oie Carla. Tudo bem?
    Estou de volta ao mundo blogueiro e esse post com certeza vai me ajudar bastante.
    O blog para mim é como se fosse uma terapia, sabe?! Amo demais!!!
    Beijos

    http://www.rabiscando.org

    Responder

    maio 21, 2014 at 8:47 pm
  • Reply taislany

    boas dicas flor..
    Kisses,
    http://www.taislany.com

    Responder

    maio 21, 2014 at 8:52 pm
  • Reply Juliana Spinelli

    Ahhh Carla, nas últimas semanas fiquei um tanto desanimada com o meu blog. As vezes parece que ele nunca vai crescer, independente do que eu faça. Não consigo me dedicar exclusivamente a ele, pois tenho contas para pagar, e é tanta coisa para fazer no trabalho que acabo tendo tempo para tirar fotos e criar conteúdos aos finais de semana ou de noite, quando a falta de iluminação e a minha câmera fuleira não ajudam em nada.

    Mas você está certa: determinação! E a cada novo comentário, like ou seguidor, eu me animo e tudo volta a fazer sentido.

    Quem sabe um dia, né?

    Beijos 😉

    Responder

    Carla, respondeu:

    maio 23rd, 2014 @ 5:09 am

    Ju, você sabe que ontem mesmo eu terminei de ler um livro que se chama “Quem sabe um dia”. rs. Não tem nada a ver com a blogosfera, mas assim como nós a personagem está em busca de um objetivo e é muito legal acompanhar a luta dela, sabe? Serve de lição!
    Mas voltando ao foco… rs. Seu blog é lindo e você é muito criativa! Aquele vídeo da Melissa?! Amei! Seja determinada e vá em frente! 🙂

    Responder

    maio 21, 2014 at 9:34 pm
  • Reply Diise França

    As dicas não são apenas para os blogs, mas para qualquer vida profissional, percebeu? Dicas valiosíssimas, Carlinha! Eu adoro essa série!
    Parabéns, viu?
    Beijos

    Responder

    maio 21, 2014 at 10:51 pm
  • Reply Laura †

    Características essenciais. Dedicação, amor, paciência e determinação, especialmente (na minha opinião). São pequenas coisas, como essas, que fazem uma grande diferença no blogger. 🙂
    Beijos || Unlocked Land ❤

    Responder

    maio 22, 2014 at 1:21 am
  • Reply As Chatas de Galocha

    Dicas muito úteis! 😀

    Beijos!

    http://aschatasdegalocha.blogspot.com.br/

    Responder

    maio 22, 2014 at 3:16 am
  • Reply Pretinha

    Adoreei o post, e super concordo com você…essas aí são as características principais de uma blogueira, além dessas tem uma coisa fundamental: saber esperar, que o retorno que nem sempre vem imediato né?
    Já indiquei esse post para umas amigas que assim como eu, andam em ‘crise’ com o blog!

    Beijão da Preta
    http://pretapretinhablog.blogspot.com.br

    Responder

    maio 22, 2014 at 4:13 am
  • Reply sombrinhazul

    Super concordo com a parte da Paixão.
    Tem blogs por aí que dá pra você ver que a pessoa não gosta realmente daquilo que ela posta. Coloca no blog só porque tá na moda e dá ibope. ;/

    Responder

    maio 22, 2014 at 12:52 pm
  • Reply Garotas nota Máxima By Sol Loose

    Oi linda! Amei o seu post! Tudo que citou sem dúvida é ideal para ter um blog de sucesso. É claro que como você falou… temos que ter paixão pelo que estamos fazendo pois assim tudo fica mais fácil. Tenha uma ótima Quinta. Super beijos
    http://www.garotanotamaxima.com

    Responder

    maio 22, 2014 at 1:41 pm
  • Reply Carol Buratto

    Muito bom! Ótimas dicas. Tem gente que entra na blogosfera achando que vai cair tudo do céu..rs
    Tem muita dedicação envolvida ai.

    beijos

    http://www.carolburatto.com.br

    Responder

    maio 22, 2014 at 4:13 pm
  • Reply Thaiane e Thalita

    Realmente precisamos de todas essas características na hora de blogar, todas são muito importantes para fazermos um ótimo trabalho!!

    beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    Responder

    maio 22, 2014 at 6:41 pm
  • Reply Investe Guria

    Adoro quando vocês fazem post sobre blog aqui! Sempre são muito bons. <3
    Sempre que acontece os concursos, só descubro depois que já está acabando, k. :/
    Beijos, Luiane.

    http://www.investeguria.com

    Responder

    Carla, respondeu:

    maio 23rd, 2014 @ 5:11 am

    Que bom, fico muito feliz que goste! 🙂 Bom, as marcas que fazem esses concursos anualmente, costumam fazer sempre mais ou menos na mesma data, então é só dar uma pesquisada pra ver quando aconteceram no ano passado. Outra dica e seguir suas lojas preferidas nas redes sociais! 🙂

    Responder

    maio 22, 2014 at 8:01 pm
  • Reply Suzana

    Adorei suas dicas ♥ Vou acompanhar aqui :3

    Responder

    maio 22, 2014 at 8:46 pm
  • Reply Lulu on the Sky

    Carlinha,
    Super concordo com vc. Estou na blogosfera há quase 11 anos e muita coisa mudou de lá prá cá. No começo blogava por hobbie e agora quero me profissionalizar.
    big beijos

    Responder

    maio 22, 2014 at 11:05 pm
  • Reply Raissa Martins

    Concordo, e uma coisa muito necessária também é revisar o texto antes de postar. Já cansei de entrar em blogs onde tem inúmeros erros de português. Fica muito feio e, eu pelo menos, perco todo o interesse de continuar lendo.

    ooutroladodaraposa.blogspot.com.br

    Responder

    Carla, respondeu:

    maio 23rd, 2014 @ 5:05 am

    Com certeza, Raissa! Inclusive eu falei sobre isso no post anterior dessa tag: “Cinco erros que queimam o filme do seu blog”. 🙂

    Responder

    maio 22, 2014 at 11:26 pm
  • Reply comer blogar

    amore meuuu
    post incrível adorei mesmo, peguei todas as dicas, vc e show Ca

    bjos
    kammy
    Comer, Blogar, Amar

    Responder

    maio 23, 2014 at 12:42 am
  • Reply Cih

    Tudo essencial para ter um bom blog! E realmente a sorte ajuda mesmo…mas as coisas acontecem quando são bem feitas!

    Responder

    maio 24, 2014 at 1:58 am
  • Reply Aline Laitarte Bomboneca

    Perfeito Ca! Também concordo e por isso luto pra melhorar cada dia mais.

    Bjus linda!

    Aline Laitarte – http://www.bomboneca.blogspot.com

    Responder

    maio 24, 2014 at 5:23 am
  • Reply Anie Karenina Kikuchi

    Concordo com todas as dicas!
    Muito bom você falar disso. Eu acho que o que predomina é a paciencia e dedicação. Às vezes acho que a paciencia tem que ter mais que qualquer outra coisa, pra ser sincera. hehehehe

    Adorei mesmo.

    E ah, eu AMO seu blog! hehehe

    Beijos

    http://www.makeupkeepup.blogspot.com

    Responder

    maio 24, 2014 at 6:11 pm
  • Reply Raquel Pereira

    Criatividade principalmente haha amei <3

    http://historiaimperfeita.blogspot.com.br/

    Responder

    maio 25, 2014 at 6:33 pm
  • Reply Renata Arpini

    Amei o post, super completo!
    Aliás amei tudo aqui está de parabéns!
    seguindo claro, e te convido a visitar o meu…
    Bjkas flor!
    http://renataarpinii.blogspot.com.br/

    Responder

    maio 25, 2014 at 8:09 pm
  • Reply Ana Clara

    Eu adoro ler blogs, leio vários alguns muito conhecidos, até de fama internacional até os “menores” que simplesmente conheci procurando resenhas de algum produto e acabei simpatizando com o conteúdo. No geral a blogosfera anda muito genérica, são muitos publis e pouco conteúdo, acho que o blog tem que ter como foco principal o toque da blogueira, como aqui por exemplo, eu adoro tuas dicas de livros e seus looks, e através disso a gente consegue traçar, mesmo que pouco, o seu perfil e eu acho isso muito bacana e percebo que aqui, mesmo que vc esteja fazendo publi, é algo que tenha a ver com vc.

    Responder

    maio 25, 2014 at 11:32 pm
  • Reply Juliana Medeiros

    adorei as dicas, p/iniciantes como eu é uma mao na roda hahaa

    Bjuuuu umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br

    Responder

    maio 26, 2014 at 12:20 am
  • Reply Ana Karla

    Adorei as dicas!!! #Sempre!

    byanak.blogspot.com

    Responder

    maio 27, 2014 at 1:11 pm
  • Reply Flávia Capistrano

    Oi Carla!
    Gostei das seis características que você destacou. Eu incluiria, juntamente com a criatividade, a autoria. Vejo muitos posts iguais e fico feliz quando vou a um blog e vejo fotos, textos e ideias de autoria da própria blogueira.
    Bjs

    http://garotasbacanas.blogspot.com

    Responder

    maio 27, 2014 at 2:31 pm
  • Reply Ânia Morouço

    Concordo completamente 🙂

    Responder

    maio 27, 2014 at 10:31 pm
  • Reply Carla Moraes

    Post muito bom, super concordo adorei as dicas e o seu blog !

    http://www.coisasuteisoufuteis.com
    facebook.com/coisasuteisoufuteis

    Responder

    maio 31, 2014 at 7:45 pm
  • Reply Camila Nunes

    Carlinha,
    Estou adorando as diquinhas para blogueiras!
    Puxa, vi o outro post (o anterior, eu acho) e percebi de uma vez por todas que meu pecado é nao manter a periodicidade dos posts =(

    Mas nossa, to com força total agora para focar mais no meu bloguinho!
    Acabei de sair do meu emprego… o que é ruim, mas pode ser uma coisa boa! hahaha

    Conto com vc por lá hein?!
    Beijos!
    Camila

    http://www.sejabelissima.com.br

    Responder

    junho 26, 2014 at 12:44 am
  • Reply janiely cezario

    Oie Carla tudo bem?Espero que sim
    Amei todos os seus post suas dicas.É de vez em quando eu desanimo com o meu blog pois tenho apenas um seguidor eu tento postar todos os dias tem trezentas visualização ai fico super feliz mais quando olho os seguidores me desanima totalmente já pensei em parar eu peço que você me de algumas dicas para ter mais seguidores

    Responder

    Carla, respondeu:

    julho 24th, 2014 @ 4:51 am

    Oi Janiely! Que bom que você está gostando dos posts, espero que ajudem. 🙂
    Olha, primeiro, não desanime e tente olhar as coisas pelo lado positivo. São 300 pessoas que se interessam pelo que você tem a falar! Já imaginou isso no mundo offline?Imagina dar uma palestra para 300 pessoas na plateia! Eu ia surtar de tanto nervoso! kkkkk
    Eu acredito que a questão de seguidores se resume a dois aspetos: conteúdo e divulgação. Se você tem conteúdo, então provavelmente tem que focar mais na divulgação. Tem um post da série be a blogger falando sobre isso aqui, te recomendo ler.Tente interagir mais com outras blogueiras tb, deixe comentários em blogs que goste com seu link no final. Conte sobre o blog para seus amigos e família, pode até dar um pouquinho de vergonha mais eles são quem mais vão te ajudar!
    E uma coisa que sempre ajuda também, é fazer algum sorteio no blog.
    Ah, e deixe a caixinha de seguidores em um lugar bem visível no seu blog, eu entrei lá e não encontrei. =/
    Espero que as dicas ajudem, e qq coisa é só falar! 🙂

    Responder

    julho 24, 2014 at 1:47 am
  • Reply Eduarda

    Nossa, eu fiz um tour pelo seu blog agora hahaha li todos os post do be a blogger e adorei, as dicas são ótimas, você conseguiu deixar tudo bem explicadinho e sem ficar cansativo de ler, foi direto ao ponto. Parabéns eu realmente ameeeei o seu conteúdo 😀 <3 Beeijos

    http://www.eduardamakeup.com

    Responder

    Carta Sant'Anna Carta Sant'Anna, respondeu:

    maio 15th, 2016 @ 6:51 pm

    Que bom, Eduarda! Espero que a série possa te ajudar! 🙂

    Responder

    abril 11, 2016 at 11:50 pm
  • Leave a Reply