Follow:
Tags

Quatro ferramentas para ajudar a planejar melhor seu dia a dia

Está cada vez mais difícil para todo mundo conseguir lidar com todas as tarefas que precisamos executar durante o dia. Muitas vezes a gente precisa conciliar trabalho, estudos, casa e ainda tentar se virar para fazer sobrar um tempinho para o lazer (o que é indispensável, viu?!).

Às vezes, nosso maior erro é deixar que as coisas se acumulem e só tomar uma atitude quando não resta mais opção. Por exemplo, aposto que você já deixou aquele trabalho importante para fazer em cima da hora e acabou se enrolando, não foi?

Eu confesso que não sou a pessoa mais organizada do mundo, mas estou tentando mudar este fato. O primeiro passo é se planejar, e para isso a gente pode contar com algumas ferramentas muito úteis que vou apresentar para vocês hoje.

Claro que você não precisa utilizar todas elas. O importante é testar e ver com qual (ou quais) você vai se identificar mais.

Planner

diy planner 2016

Os planners ganharam espaço no Brasil nos últimos anos, e com motivo: são super úteis e completinhos! Existem planners mais genéricos (que servem para praticamente tudo) ou específicos para determinada função (trabalho, estudo, academia, blog…). Mas em comum, eles costumam trazer espaço para planejamento mensal e semanal, além de folhas pautadas e espaço para atividades extras.

Em um planner para bloggers, por exemplo, existe ainda espaço para anotar as estatísticas das suas redes sociais, plataformas e senhas, estratégias de divulgação, ganhos e gastos, e por aí vai…

Enfim, cabe a vida, gente!

Dica: Eu mesma montei meu planner de 2016 e mostrei para vocês no vídeo DIY – Planner 2016 (Blog / Estudos / Vida Pessoal). Lá também tem um link para que você possa baixá-lo. 😉

Quadro de Post-its

diy quadro de post-its

O quadro de post-its é simplesmente genial para programar (e deixar bem à vista!) o seu mês. No topo você anota o mês corrente, e nos post-its o dia e as tarefas. Sempre usando uma caneta permanente. E o legal, é que depois é só apagar com um paninho embebecido em álcool, e planejar o próximo mês.

No meu caso, eu acho esse quadro perfeito para planejar o calendário editorial do blog/canal. Eu anoto o dia em que cada post/vídeo irá entrar. Se tiver alguma mudança, é bem fácil de apagar.

Dica: Ensinei como fazer um desses no vídeo DIY – Mini Home Office improvisado (cantinho de estudos) + organização + decoração. Não deixe de conferir.

Agenda

agenda

Uma maneira bem tradicional de se organizar, é manter uma agenda. Agendas não são muito específicas, mas são bem úteis se você apenas gosta de anotar suas tarefas e compromissos para cada dia. Uma dica é usar um marcador verde nas tarefas que foram executadas e um rosa nas que ficaram para o dia seguinte. Você ainda pode abusar de adesivos funcionais que te ajudam a destacar itens necessários. Uma grande vantagem da agenda é que, dependendo do modelo, costumam ser mais leves e menores que os planners, sendo ótimas para carregar na bolsa.

Panner Plus App.

planner plus app

É um aplicativo com um cronograma diário que te ajuda a gerir seus afazeres. Nele dá para programar tarefas e eventos e criar notas. O mais legal, é que você pode colocar alarme para cada tarefa e o celular vai enviar uma notificação no horário para não deixar você esquecer. Depois de executá-la basta dar um check no aplicativo, caso contrário ele irá mover para uma lista de tarefas atrasadas.

Dica: O Planner Plus está disponível para IOS e Android. A versão gratuita já é mais do que suficiente para se planejar, mas se você preferir pode baixar a versão completa por $4,99.

Como eu disse, o importante é ver qual ferramenta é mais adequada para você. Eu gosto muito de ter a visão do que preciso fazer durante toda a semana ou o mês, mas ao final de cada dia tiro um tempinho para escrever as tarefas que precisarei fazer no dia seguinte. Por exemplo, se eu sei que na sexta-feira o post X deverá estar no blog, durante a semana eu vou precisar escrevê-lo, editá-lo, fotografar, e etc, não é mesmo?!

Não tente fazer tudo de uma vez. Programe um número de tarefas diárias que você consiga executar, ou vai acabar se frustrando por não conseguir fazer tudo. E priorize sempre as mais importantes ou urgentes, assim não vai ter problema se algo precisar ficar para o dia seguinte.

Acompanhe o Burguesinhas:

Youtube | ♥ Facebook | ♥ Twitter

Pinterest | ♥ Snap: carla.santanna

♥ Instagram: carlasantanna

Share:
Previous Post Next Post

Você também vai gostar:

18 Comments

  • Reply Flávia

    Eu sou adepta do checklist. Coloco tudo que tenho que fazer no dia numa listinha e vou riscando o que já foi feito. Até que funciona bem!
    Bjs

    http://www.digoporai.com

    Responder

    Carta Sant'Anna Carta Sant'Anna, respondeu:

    fevereiro 15th, 2016 @ 7:23 pm

    Acho que você ia amar o Planner Plus App então, Flávia!

    Responder

    fevereiro 15, 2016 at 6:00 pm
  • Reply Natz Sodré

    Eu não sou naaaaaaaaaaaada sem agenda Carlinha, não vivo sem! E tenho app no celular também, de planner, mas só uso para os posts do blog.. tarefas diárias eu deixo na boa e velha agenda mesmo kkkk e carrego ela na bolsa.. amei o post! Beijokas <3

    Responder

    Carta Sant'Anna Carta Sant'Anna, respondeu:

    fevereiro 20th, 2016 @ 2:28 pm

    Confesso que eu também prefiro papel e caneta, Natz. Mas até que o app tem sido bem útil. Que bom que gostou! 🙂

    Responder

    fevereiro 15, 2016 at 10:04 pm
  • Reply Andréia Campos

    Carla, o post ficou fofo! Assim como o blog 🙂
    Eu uso o planner da Sernaiotto, sabe? Adoro!
    Agora, não conhecia este app… eu uso o Wunderlist, mas apps nunca são demais, hahaha!

    Beijos 😉
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    Responder

    Carta Sant'Anna Carta Sant'Anna, respondeu:

    fevereiro 20th, 2016 @ 2:27 pm

    É um planner digital, né Andréia? Ela é ótima com essas coisas!
    Procura o Planner Plus aí que eu procuro o Wunderlist aqui. kkkkk

    Responder

    fevereiro 16, 2016 at 11:56 pm
  • Reply Luly

    Eu não sou ninguém nessa vida sem post e it e agenda. Post it principalmente, gosto tanto que colo até na própria agenda, hahahaha!
    Houve um boom do planner agora, né? Eu acho bacana demais! Bom que a pessoa pode adaptá-lo todinho às próprias necessidades, fazê-lo do seu jeito até esteticamente, adoro!

    Responder

    Carta Sant'Anna Carta Sant'Anna, respondeu:

    fevereiro 20th, 2016 @ 2:25 pm

    Eu tb uso post-it até na agendam Luly! kkkk É um hábito meio viciante, né?! rsrs

    Responder

    fevereiro 17, 2016 at 9:12 pm
  • Reply Bela

    Que legal, começamos o ano com agendas iguais <3
    Até entrei no post sobre o quadro de post it por que tô precisando me organizar bem D:
    Obrigada pelas dicas!

    Responder

    Carta Sant'Anna Carta Sant'Anna, respondeu:

    fevereiro 20th, 2016 @ 2:24 pm

    Espero que sejam úteis! 🙂

    Responder

    fevereiro 18, 2016 at 7:27 pm
  • Reply Lívia Alli

    boas dicas carlinha! eu tenho uma agenda que tento anotar tudo, e tbm tenho uma folha de planner mensal na minha mesa de trabalho

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

    Carta Sant'Anna Carta Sant'Anna, respondeu:

    fevereiro 20th, 2016 @ 2:22 pm

    Organização é tudo, né?!

    Responder

    fevereiro 19, 2016 at 7:33 am
  • Reply Amanda Hillerman

    Não fico sem planner/agenda! Não consigo me adaptar aos aplicativos, coisa de gente velha! hahahaha
    Adorei os quadros de post-its tenho uma amiga que fazia e achava o máximo!
    Beijos!!
    Blog Amanda Hillerman

    Responder

    Carta Sant'Anna Carta Sant'Anna, respondeu:

    março 5th, 2016 @ 5:05 am

    Ahhh, mas nada como os bons e velhos papel e caneta, né?! rsrs

    Responder

    fevereiro 24, 2016 at 2:47 pm
  • Reply Brunna

    Eu tenho um problema sério em organizar algo, mas estou tentando me corrigir, e ando virando a louca das agendas e post it.

    http://www.blogbrunnasouza.com.br

    Responder

    Carta Sant'Anna Carta Sant'Anna, respondeu:

    março 5th, 2016 @ 5:04 am

    Esse é um caminho sem volta! kkkk

    Responder

    fevereiro 24, 2016 at 3:33 pm
  • Reply Daya

    O melhor livro de organização que já li na vida “a arte de fazer acontecer”, é o método GTD. Me ajudou muito a desenrolar a vida kkkk. Ele aplica todas essas ferramentas e ajuda muito na hora de saber o que deve e o que não deve ser feito. Indico.
    Beijos.

    Responder

    Carta Sant'Anna Carta Sant'Anna, respondeu:

    março 5th, 2016 @ 5:04 am

    Amei a dica, Daya! Vou atrás do livro! 🙂

    Responder

    fevereiro 29, 2016 at 4:15 pm
  • Leave a Reply