Receitas Caseiras para Tratar Cabelos Oleosos

Quem aí sofre com oleosidade excessiva nos cabelos? A boa notícia é que existem várias receitas caseiras para tratar cabelos oleosos. Mas será que realmente funcionam?

Pensando na incerteza do que realmente funciona para tratar a oleosidade do couro cabeludo, trouxemos 2 receitas caseiras eficazes e que são recomendadas por grandes hair stylists.

O que é bom para cabelos oleosos?

Alguns cuidados são indispensáveis para controlar a produção excessiva de óleo capilar. Nesse sentido, atente-se a um cronograma capilar. Isso mesmo, os cabelos oleosos também precisam de cuidados específicos para ficarem bonitos e saudáveis.

Logo, aposte em: manter uma rotina de lavagem em água morna que pode ser diária ou em dias alternados; usar shampoo próprio para cabelos oleosos; fazer uso de shampoo antirresíduos ao menos uma vez por semana; por fim, hidratar as pontas secas com ampola equilibrante.

Receitas caseiras para tratar cabelos oleosos

As consequências de ter cabelos oleosos vão desde uma aparência não tão agradável, pois é como se estivesse se o cabelo sempre sujo, até escamações do couro cabeludo e queda capilar. Tudo isso, de fato, são problemas graves. Contudo, é possível sim, tratar cabelos oleosos em casa. 

PUBLICIDADE 2

1. Receita com vinagre de maçã

Para nossa primeira receita, vamos usar o queridinho vinagre de maçã. Este produto tão acessível age como um poderoso adstringente natural, além de tratar caspas e ser ótimo para equilibrar o PH capilar. Anote as orientações:

--- PUBLICIDADE ---

  • Para cada xícara de chá de água morna, adicione 3 colheres de sopa de vinagre de álcool e misture bem;
  • Aplique após lavar os cabelos com shampoo correto para cabelos oleosos;
  • Espere agir de 5 a 10 minutos e enxágue completamente. Condicione as pontas, se estas forem secas;
  • Pode usar essa receita até 4 vezes na semana. Entretanto, reduza a frequência à medida em que a oleosidade dos fios for controlada.

Leia também: Shampoos para Cabelos Oleosos; 8 opções baratas para começar a usar logo.

2. Babosa contra a oleosidade dos fios

Primeiramente, faça um corte na ponta da babosa (aproximadamente duas folhas da planta) e deixe escorrer o líquido chamado aloína. Isso porque, este líquido pode causar alergias. Feito isso, retire o gel que se encontra no interior da casca, adicione o soro fisiológico e bata no liquidificador. 

Na sequência, coloque no borrifador, aplique no couro cabeludo e massageie bem. Não há necessidade de enxaguar e, para hidratar as pontas secas, aplique no comprimento dos fios como um creme sem enxágue.

Atenção: Quando as receitas caseiras não surtirem o efeito desejado, procure orientação com um médico dermatologista. Do mesmo modo, faça o teste de sensibilidade antes de utilizar quaisquer uma das alternativas caseiras, evitando, assim, reações alérgicas.

--- PUBLICIDADE ---

O que causa excesso de oleosidade no cabelo?  

Antes de mais nada, no couro cabeludo estão localizadas as glândulas sebáceas que são responsáveis pela hidratação natural dos fios através de óleos naturais. No entanto, quando essa produção de óleo está em excesso, acontece uma obstrução do bulbo capilar.

A falta de higienização de forma regular e fatores genéticos estão entre as causas de oleosidade excessiva nos fios. Em contrapartida, o excesso de lavagem no couro cabeludo pode causar ação contrária e, assim, deixar os fios extremamente oleosos.

Do mesmo modo, exageros na aplicação de cremes e condicionadores próximo à raiz dos cabelos, também entre as causas de fios oleosos. Portanto, para evitar esse problema, o ideal é aplicar hidratantes apenas nas pontas dos cabelos.

Dicas extras para cuidar dos cabelos oleosos

Desde já, o movimento correto para lavar o couro cabeludo em cabelos oleosos, diferentemente de outros tipos de cabelos que devem receber massagem durante a lavagem, é esfregando bem. Assim, há um maior controle da produção de sebo.

Nunca lave os fios em água quente, uma vez que a temperatura elevada da água estimula ainda mais a produção de oleosidade. Desse modo, opte sempre pela água morna ou fria.

No caso de pontas secas, condicione-as diluindo o condicionador em um pouco de água. Ademais, jamais aplique hidratante algum próximo a raiz. Combinado?

Enfim, espero que tenha gostado das dicas de cuidados e receitas caseiras para tratar cabelos oleosos.

Continue acessando nosso blog e confira várias outras dicas femininas incríveis e não deixe de compartilhar o que for bom para você. Um super abraço e até a próxima!

Keila Carlos

Sou cristã, goiana, filha, esposa e mãe de duas crianças lindas. Com Graduação em Letras, pela Universidade Federal de Goiás, sempre fui apaixonada por leitura e escrita. Aos nove anos de idade, ganhei um concurso de redação, realizado entre alunos da rede municipal da cidade de Jataí-Go.