Maquiagem vencida faz mal? Quando jogar o produto fora?

Você quando é hora de jogar fora sua maquiagem? Quais são as reações que uma maquiagem vencida por causar? Veja o que dizem os químicos cosméticos.

A maquiagem vencida pode significar a diferença não apenas entre produtos caros e com desempenho ruim, mas também com a sua saúde comprometida.

Sabemos o quanto você ama aquele batom rosa perfeito. Ou o delineador que foi desenhado para uma maior protuberância nos cílios. Mas chega um ponto em que você tem que deixar ir e aceitar a realidade de que seus produtos de beleza favoritos podem eventualmente se tornar um terreno fértil para bactérias. Descubra agora o porquê não usar maquiagem vencida

Muito do que faz ou quebra a longevidade de um produto de maquiagem se resume a conservantes. “Os sistemas de preservação são extremamente importantes para garantir que um produto seja seguro para uso”, explica o químico cosmético. “Um bom conservante é de amplo espectro, o que significa que age contra bactérias e leveduras, além de mofo.”

Como a maioria de nós não somos da área de química cosmética, não podemos esperar que possamos identificar facilmente esses conservantes. Então, qual é o seu primeiro curso de ação? Verifique se há uma data de validade no rótulo da maquiagem – alguns produtos, embora não muitos, incluem isso. Mais, no entanto, apresentam um símbolo que reflete o PAO ou período após a abertura.

PUBLICIDADE 2

O PAO, indicado por um símbolo de frasco aberto, foi adotado pela comissão da UE em 2003 e rapidamente se tornou a melhor prática em toda a indústria cosmética. É uma indicação de quantos meses um produto pode ser usado sem preservação, degradação física e/ou química, o que levaria à contaminação por micro-organismos, diminuição da eficácia ou danos ao consumidor.

--- PUBLICIDADE ---

maquiagem vencida,maquiagem vencida faz mal
maquiagem vencida,maquiagem vencida faz mal

Mas mesmo que você não consiga encontrar uma data de validade ou símbolo PAO ou o produto pareça bom quando está tecnicamente vencido, existem algumas maneiras importantes pelas quais os especialistas dizem que você pode observar um produto de maquiagem e dizer se ainda é aconselhável, funcional e seguro de usar. Se um produto muda visivelmente em sua aparência, textura, cor ou cheiro, é uma boa indicação de que o produto expirou e deve ser jogado fora mesmo que não tenha passado na recomendação do PAO.

Diferentes tipos de produtos de maquiagem, como diferentes tipos de produtos para o cabelo, podem “envelhecer” de maneira diferente, por isso conversamos com os especialistas para saber como dizer o que ainda está bom e o que já passou. À frente, descubra como saber quando é hora de tirar aquele pó facial favorito, blush, rímel, esmalte e muito mais do seu kit de maquiagem. As boas notícias? Jogar fora a maquiagem vencida só abre espaço para uma nova coleção – e como você está sendo tão diligente em garantir que sua maquiagem esteja em ótima forma, isso definitivamente significa que você merece ir às compras.

Rímel

O rímel é o item de maquiagem com o qual você deve estar mais atento: à medida que o pincel é retirado, aplicado e colocado de volta no tubo, ele traz consigo todas as bactérias que se acumulam ao longo do caminho, explica o químico cosmético Jim Hammer. Esta forma de produto tem um dos PAOs mais curtos devido ao seu alto potencial de entrar diretamente nos olhos e causar infecções graves. Bactérias persistentes podem causar vermelhidão e coceira, ou até mesmo conjuntivite e terçol. Troque o rímel a cada três meses para ser seguro e absolutamente não use o mesmo por mais de seis meses.

Se você desenvolver algum sintoma negativo, jogue fora imediatamente qualquer maquiagem dos olhos que possa ter sido contaminada. Se seus olhos ainda estiverem irritados um ou dois dias depois, consulte um oftalmologista.

--- PUBLICIDADE ---

Base

Com exceção das fórmulas em pó, as bases são à base de água, o que significa que as bactérias as adoram. Fechada, a base pode durar alguns anos, mas uma vez que o selo é quebrado, diz Hammer, é melhor substituí-lo após seis a 12 meses. Mantenha as bases longe de ambientes úmidos (como seu banheiro) e longe do calor, pois as altas temperaturas estimulam o crescimento dos insetos e podem acelerar a deterioração – verdade para produtos de beleza em geral.

Um cheiro desagradável ou uma mudança de cor indica que a fórmula está concluída – aplicá-la pode causar irritação ou erupções. Outro sinal de que uma base líquida ou cremosa (ou corretivo ou blush) passou do seu auge: a separação. “A separação pode ser vista como uma camada de óleo se formando na parte superior, a cor não distribuída corretamente por todo o produto ou uma camada de água se formando na parte inferior”, diz o químico. “A separação pode tornar o sistema conservante menos eficaz e, portanto, tornar o produto propenso à contaminação.”

Corretivo

O corretivo serve para cobrir manchas, não causá-las – o que pode acontecer se você usar um corretivo muito antigo. “Você saberá que está ruim porque a cor começará a mudar”, informa o químico cosmético. Quanto mais próximo da forma líquida estiver um corretivo, mais cedo ele deve ser jogado; corretivos em pó e em bastão podem durar até dois anos, enquanto os líquidos devem ser substituídos após um.

Pó Facial

Os pós, prensados e soltos, são os queridinhos das maquiagens. Alguns pós contêm pequenas quantidades de água de extratos botânicos, então há o risco de crescer bactérias se você deixá-lo no banheiro. Procure no painel de ingredientes por nomes latinos longos – geralmente são botânicos, e seus nomes comuns (como extrato de aveia, camomila, aloe, bambu e extratos de chá verde) são normalmente listados entre parênteses.

Blush

As mesmas regras que se aplicam ao pó facial se aplicam ao blush em pó. O blush em creme, no entanto, deve ser substituído após um ano, “já que o ambiente da fórmula geralmente é aquele em que as bactérias podem prosperar e a aplicação desta forma de produto geralmente é feita com as pontas dos dedos”, diz Hammer. Para prolongar a vida de qualquer blush, limpe seu pincel de blush regularmente e guarde a cor em um local escuro e seco para evitar promover o crescimento bacteriano.

A umidade pode vir na forma de resíduos de sua base e creme facial também, explica o químico: “Se você estiver aplicando blush sobre esses produtos, os óleos grudam nas cerdas e se transferem para o blush”. Isso eventualmente fará com que um filme cinza opaco se forme nas fórmulas em pó ou uma camada branca e calcária em cima dos cremes. Para evitar que isso aconteça, depois de aplicar a base e o hidratante, espere alguns minutos antes de aplicar o blush. Você também pode remover o excesso de oleosidade do rosto primeiro e, depois de aplicar o blush, limpe imediatamente o pincel com uma toalha seca.

Sombra

Sombras que realçam os olhos? Sim por favor. Irritantes para os olhos? Não, obrigado.

Sim, a sombra vencida faz mal, e para evitar que seus olhos fiquem vermelhos ou com coceira, substitua as sombras em pó a cada seis a nove meses, de acordo com Hammer. Apesar de serem semelhantes na formulação a outros pós, por estarem constantemente em contato com uma membrana mucosa, há um risco maior de transferência de bactérias para o produto e depois de volta para os olhos.

Preste atenção extra às sombras à base de creme, que tendem a desenvolver bactérias mais rapidamente do que os pós. Se você usar os dedos para aplicar, lave as mãos antes de fazê-lo e fique atento a qualquer mudança de cor ou cheiro desagradável.

Delineador

Líquido ou lápis, esses definidores de olhos devem ser substituídos a cada três meses. Como as sombras dos olhos, elas são aplicadas perto de uma área sensível e podem pegar bactérias e trazê-las de volta ao olho com muita facilidade “sem sinais visíveis de contaminação”, alerta Hammer. Se você usou um delineador sujo, pode sentir vermelhidão, coceira ou, em casos extremos, conjuntivite.

Os lápis durarão um pouco mais do que os delineadores líquidos se você for firme na afiação regular, mas saberá que eles estão mortos quando um filme branco começar a se desenvolver na ponta que não pode ser afiado.

Batom e brilho labial

A cor errada pode estragar seu humor, mas o risco de uma fórmula de batom ou brilho labial estragar (ou desenvolver bactérias) é baixo, pois não contêm água, diz Hammer. Mas como eles são repetidamente expostos à área da boca, ele sugere substituir os produtos labiais após um ano – ou se você esteve doente recentemente. Os batons anidros tradicionais têm o potencial de durar um pouco mais, já que sua superfície superior pode ser limpa entre os usos, mas um ano ainda é uma boa regra geral.

Batons e gloss contêm ingredientes oleosos que começam a cheirar a óleo de cozinha velho ao longo do tempo, de acordo com Hammer, que também diz estar atento a mudanças na textura. Como saber se o batom está vencido? – “Você saberá que um batom ficou ruim quando fica duro e você não consegue espalhar o pigmento em seus lábios”, diz ele, acrescentando que o brilho labial parecerá entremeado e volumoso se você tentar aplicá-lo quando não estiver mais ” Boa.”

Pinceis de Maquiagem

Se limpos e armazenados adequadamente, bons pincéis podem durar anos, mas quando as cerdas começam a se desgastar ou cair, é hora de um novo conjunto. Para mantê-los com aparência imaculada, Hammer sugere limpá-los em uma toalha de papel ou pano seco após cada uso e fazer uma limpeza completa a cada duas semanas com um xampu suave. A melhor maneira de armazená-los é apoiado na vertical em um copo, onde eles podem arejar e não serão esmagados e deformados.

Esponjas de maquiagem descartáveis devem ser substituídas após dois usos – um lado, depois o outro. (A exceção: “as de alta qualidade que vêm com um limpador, como o Beautyblender, que limpam bem”.) Não apenas esponjas velhas e porosas sugam muita maquiagem, mas também são “pequenos poços de bactérias ” se ficar sentado, ele explica.

Burguesinhas

Um blog dedicado 100% para o universo feminino. Dicas, estilos e dúvidas para que você tenha mantenha sempre a autoestima lá em cima!