
Encontrar uma rotina de cuidados com a pele antienvelhecimento que funcione para você pode levar algum tempo, especialmente com tantos produtos por aí e tratamentos de beleza e procedimentos cosméticos que costumam preservar a pele jovem.
Por esse motivo, entramos em contato com o especialista em cuidados com a pele Dra. Simran Sethi, da Renewmd beauty & wellness, que compartilhou informações sobre 3 tratamentos de beleza populares que qualquer pessoa com mais de 40 anos deve evitar. Para saber mais sobre seus efeitos negativos no envelhecimento da pele, continue lendo para obter dicas e informações úteis.

Peelings Químicos Agressivos
Esses procedimentos comuns, muitas vezes chamados de tratamento de esfoliação facial ou dermapeeling, envolvem trauma ou lesão nas camadas da pele na tentativa de criar uma aparência mais jovem. Passar por peelings químicos agressivos, diz Sethi, interromperá a barreira da pele e o ciclo de renovação da pele.
Se a barreira da pele for ainda mais rompida, ela observa que essa sensibilidade e inflamação podem deixar a pele seca, irregular e sem brilho, especialmente em tons de pele mais escuros.
“O ‘ciclo de renovação da pele é o auto-rejuvenescimento natural da pele que começa a desacelerar aos 40 anos”, acrescenta Sethi. “À medida que as mulheres se aproximam da menopausa, sua capacidade de produzir sua própria barreira lipídica natural e forte diminui, e é aqui que começam os reforços antienvelhecimento”.
Resurfacing a Laser
Este procedimento foi usado com frequência há algumas décadas para apagar linhas finas e cicatrizes de acne, explica Sethi, dizendo que envolve a queima de toda a camada superior da pele (a epiderme) para estimular a produção de nova pele.
Submeter-se a esse tipo de resurfacing a laser requer uma ou duas semanas de inatividade (quando sua pele está visivelmente cicatrizando, descascando, formando crostas, etc.), envolvendo muitos cuidados pós-procedimento. Ela observa que isso é especialmente mais difícil para quem tem mais de 40 anos.
“Aos 40 anos, a pele se renova em um ritmo mais lento e tem menor capacidade de produzir lipídios que poupam a barreira da pele, tornando a recuperação de peelings agressivos muito mais demorada e desconfortável”. ela continua. “Quanto mais tempo sua pele em seus 40 anos tentar se curar de um procedimento, mais sensível ela ficará, e isso interrompe o processo de renovação da pele da pele e a formação da barreira lipídica”.
Preenchimentos para levantar a pele
Embora Sethi reconheça que alguns preenchedores têm seu grande espaço na estética, ela observa que eles devem ser usados criteriosamente em pessoas com 40 anos ou mais.
“À medida que o rosto amadurece, perde elasticidade e volume, e muitas pessoas começam a notar ‘papada’ e dobras pronunciadas, especialmente ao redor da boca (linhas de marionete e dobras nasolabiais)”, diz Sethi.
“Essas alterações são resultado da gravidade e da redução da elasticidade da pele, e a correção usual envolve o levantamento da pele. No entanto, se os preenchimentos forem usados para levantar a pele e preencher as áreas que perderam volume, os preenchimentos podem realmente fazer as pessoas parecerem cheias demais. e artificial, em vez de mais jovem e com contornos naturais”, continua ela.
De acordo com Sethi, as melhores opções para lifting natural da pele, construção de volume e um impulso geral da juventude são “tecnologias como Ultherapy e tratamentos de radiofrequência“, que ela chama de “tratamentos não invasivos” que abordam a causa raiz da flacidez e volume da pele. perda, e dar resultados mais naturais.