O que é o empreendedorismo feminino e quais as principais características?

Transformar um hobby ou uma habilidade em um negócio rentável e escalável, cada vez mais vem se destacando e resultando num estouro no Empreendedorismo feminino.

Empreender exige muito além de investimentos financeiros em uma empresa ou negócio. Antes, requer amor, paixão, empenho e entusiasmo. 

Além disso, aplicar as estratégias certas tem feito parte do dia a dia das mulheres empreendedoras de sucesso. Mas qual é o segredo para isso? Como desvencilhar todos os obstáculos? Continue lendo a matéria e invista nos seus sonhos.

Empreendedorismo feminino
Mulheres empreendedoras de sucesso.

Leia também: Empreendedorismo Feminino: Como mulheres alcançam o sucesso

O que é o empreendedorismo feminino?

Muitos setores da economia, não somente do Brasil, mas ao redor do mundo todo, têm sido dirigidos por mulheres. Sobretudo, muito bem dirigidos, visto que o universo feminino se destaca em sabedoria, assertabilidade e gerenciamento de excelência.

PUBLICIDADE 2

E se engana quem pensa que o empreendedorismo feminino se restringe apenas a algumas áreas, como: beleza, artesanato, limpeza, educação, culinária, dentre outros conhecidos e que, geralmente, as mulheres reinam com segurança e autoridade.

--- PUBLICIDADE ---

Em absoluto! As mulheres possuem um dinamismo impressionante e conhecimento de causa em ampla escala. A seguir, conheça os estilos de projetos que mais merecem destaque na empreitada das mulheres como empreendedoras.

Leia também: Profissões femininas em alta: Veja tendência do Mercado

Quais são os tipos de empreendedorismo feminino?

Que é uma realidade que as mulheres têm maior facilidade em administrar determinadas áreas com relação aos homens, isso é inegável. No entanto, além de muitos setores já bastante habitados pelo mundo feminino, vejamos outros também.

1. Mundo dos negócios no empreendedorismo feminino

Negócios no mercado abrangem variadas divisões e diversos estabelecimentos, através do empreendedorismo feminino.

--- PUBLICIDADE ---

2. Meio cooperativo

Trata-se de um ramo que se une a outro em apoio mútuo. Em outras palavras, setores que se complementam em indicações aos clientes de ambos.

3. Franquias

Apostar em empresas já conhecidas por inúmeros tipos de público-alvo tem se tornado um grande investimento com grandes retornos financeiros.

4. Corporativo

Visando desenvolver melhorias, os próprios colaboradores organizam métodos e intervenções em uma espécie de empreendedorismo interno.

5. Marketing Digital

A sensação do momento é, com certeza, as divulgações nas mídias sociais. E mais, alguma lojas investem fundo em serem somente virtuais em vez de lojas físicas.

Leia também: Influenciador Digital de Sucesso – Comece em 5 Etapas Simples!

6. Empreendedorismo verde

Com foco em estratégias e insumos sustentáveis, várias empresas contribuem para a preservação do meio ambiente. 

Quais as principais características do empreendedorismo feminino? Veja os segredos do sucesso

Sabe quando você vai a um estabelecimento físico ou navega em buscas por produtos on-line e percebe que está faltando algo? Pois é… Isso pode ser falta de um toque feminino no trato para com a imagem da empresa e para com o público.

As mulheres se distinguem em diversas situações e isso é um ponto de vantagem para empreender quaisquer segmentos. Observe como as mulheres são:

  • Mais sensíveis — colocar-se no lugar do outro, mostrando empatia é uma característica forte em uma mulher com garra empreendedora, assim como o fervor nas decisões e nas resoluções de conflitos;
  • Organizadas — salvo exceções, e sem generalizar, claro, as empresas gerenciadas por mulheres tendem a ser mais organizadas;
  • Decididas — o empreendedorismo feminino é permeado por um alto padrão de decisões firmes e exatidão das ideias. Nesse sentido, as mulheres são ótimas negociantes, tanto com fornecedores e investidores, quanto com funcionários e sócios;
  • Hábeis em novas ideias — formular e reformular novos planos marcam a administração de uma mulher empreendedora de sucesso.

Quais as principais dificuldades do empreendedorismo feminino?

Resultar em uma gestão econômica de sucesso não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando se trata de empreendedorismo feminino. Isso porque, as mulheres enfrentam mais desafios que os homens:

  1. Preconceito: a sociedade como um todo, — embora esse quadro já tenha evoluído bastante — ainda impede, de certa forma, a fluidez da mulher empresária no mercado. Isto é, as mulheres empreendedoras ainda enfrentam impasses, devido ao seu gênero diante do cenário mercadológico;
  2. Jornada dupla: por ter que dividir tarefas e conciliar múltiplas funções, em especial como mães, as mulheres carregam uma vasta responsabilidade. Dessa forma, querendo ou não, a sobrecarga que lhes é imposta, influencia na disposição física e psicológica;
  3. Ruína precoce nos negócios: a explicação de, muitas vezes, uma empresa gerenciada por uma mulher não alavancar, é devido à falta de recursos. Frequentemente, vemos a história se repetir, ou seja, uma urgência fez nascer uma empresa que não tem sólidos capitais de giro para se manter;
  4. Empecilho às linhas de créditos: tão ruim quanto não ter apoio, na maioria das vezes, familiar, é não ter acesso a créditos em instituições financeiras para que um empreendimento feminino rompa horizontes e se fortaleça;
  5. Ausência de confiança: apesar das mulheres serem decididas, uma parcela de negativismo pode circundar uma decisão e isto ser extremamente desfavorável à continuidade dos negócios. A falta de confiança em si mesma pode atrapalhar um futuro grande empreendimento.

Contudo, é notório que o empreendedorismo feminino tem se sobressaído às intempéries da vida. Quer obter êxito em suas metas? Basta confiar e investir em conhecimentos e estratégias, aliadas ao desejo de realizar sonhos que ficam engavetados por anos. Decida ser cada dia mais forte, empreendedora de sucesso!

Keila Carlos

Sou cristã, goiana, filha, esposa e mãe de duas crianças lindas. Com Graduação em Letras, pela Universidade Federal de Goiás, sempre fui apaixonada por leitura e escrita. Aos nove anos de idade, ganhei um concurso de redação, realizado entre alunos da rede municipal da cidade de Jataí-Go.