4 Procedimentos Estéticos para deixar o Sorriso + Bonito e Saudável

A procura por procedimentos estéticos tem crescido exponencialmente nos últimos anos, por pacientes de todas as idades e em todos os países. 

Essa mesma tendência também está sendo repetida no meio odontológico, devido a grande preocupação com a aparência do sorriso e seu impacto no cotidiano e saúde geral.

Isso porque, com a influência cada vez maior das redes sociais e das celebridades, as pessoas têm percebido a importância da estética dental para a manutenção de um sorriso mais bonito, harmônico e agradável.

Ao mesmo tempo, com o desenvolvimento da indústria cosmética e com a introdução de novas tecnologias no mercado, a realização de tratamentos não invasivos, como o clareamento dental, tem se tornado mais acessível e atraente para todos os pacientes.

O que são os tratamentos estéticos odontológicos

A dentística é a área da odontologia especializada no tratamento cosmético dos dentes. Ela visa a recuperação da beleza do sorriso, da harmonia entre os dentes e do aspecto mais equilibrado e saudável de toda a arcada dentária.

Para isso, os dentistas de diversas áreas utilizam de tratamentos específicos que irão devolver a cor e o brilho, promover o melhor alinhamento das arcadas dentárias, ao mesmo tempo em que trata problemas na mastigação, respiração e formação óssea.

Alguns dos procedimentos estéticos mais populares são:

1. Clareamento dental

O clareamento dental, é a técnica para melhorar a aparência dos dentes mais popular e requisitada pelos pacientes. Isso se dá, precisamente, por se tratar de um meio efetivo, não invasivo, mais barato que outros processos e que traz resultados praticamente imediatos na beleza.

Assim, com o auxílio de uma moldeira – feita sob medida para cada indivíduo –, o dentista utilizará um gel clareador, a base de peróxido de hidrogênio, para destruir as moléculas de pigmento que ficam acumuladas no esmalte dentário.

Existem diversas maneiras de realizar esse procedimento, e cada uma delas influenciará no tempo de conclusão, necessidade de manutenção e no preço total. 

Mas, quando devidamente acompanhado por um profissional de qualidade, esse é um tratamento que não oferece riscos aos pacientes.

2. Lente de contato dental

A maior febre entre os famosos de todo o país, a lente de contato dental têm ganhado cada vez mais notoriedade entre as pessoas de todas as idades e profissões. Essa intervenção consiste na aplicação de lâminas de cerâmica ultra finas ao redor dos dentes.

Deste modo, o dentista pode corrigir problemas com a coloração dos dentes e o formato, bem como esconder quebras, fraturas e os tamanhos discordantes, tornando o sorriso mais harmônico.

As facetas podem ser confeccionadas a partir de diversos materiais e essa escolha determinará o quanto custa lente de contato dental, a sua duração e a necessidade de manutenção. Os materiais disponíveis são:

  • Cerâmica convencional;
  • Cerâmica reforçada com leucita;
  • Silicato de lítio com zircônia;
  • Zircônia translucida;
  • Dissilicato de lítio.

Dependendo do cuidado individual de cada paciente, do tipo de material utilizado e da qualidade da técnica de aplicação, a lente de contato dental pode durar até 20 anos. 

No entanto, devido ao desgaste necessário dos dentes naturais, em alguns casos, essa pode ser uma intervenção permanente.

3. Aparelho ortodôntico

Alguns problemas com a estruturação óssea dos dentes não podem ser alterados com tratamentos cosméticos simples e rápidos.

Por isso, o uso de um aparelho invisivel ou qualquer outro tipo de acessório ortodôntico se faz necessário para reorganizar o posicionamento dental.

Os aparelhos dentais são responsáveis por corrigir o alinhamento, fechar diastemas – espaçamento entre os dentes – graves, realinhar as arcadas dentárias, corrigir problemas com a mordida, entre muitos outros problemas que envolvem a estrutura dental.

Essas melhorias fazem com que o paciente possa se ver livre de dores nos músculos faciais, tenha uma maior facilidade na higienização dental, melhore a mastigação e respiração e ainda perceba um impacto bastante positivo na autoestima.

4. Implante dentário

A cirurgia para a realização do implante dentario é uma das formas mais convenientes e menos incômodas de repor a perda dental.

Isso porque, ao contrário das próteses móveis, uma base de titânio é fixada no osso maxilar e sustenta o dente protético, dando mais estabilidade e comodidade.

Nesse caso, o paciente não precisa se preocupar com as movimentações da prótese ou com os machucados que as dentaduras costumam fazer. Além disso, essa é também uma medida permanente e com ótimo custo-benefício.

Benefícios para saúde bucal

A boca é um dos pontos focais mais importantes no rosto, por isso, problemas com a aparência e saúde dos dentes podem impactar na autoestima, na confiança própria, na capacidade de socialização e nos relacionamentos interpessoais.

Os dentes também são determinantes para a manutenção de uma boa qualidade de vida. 

Assim, a realização de correções estruturais ou posicionais pode otimizar a mastigação e deglutição, evitar o aparecimento de doenças bucais – que são capazes de se espalhar para o resto do organismo – e, ainda, previne dores de cabeça e a sobrecarga da articulação temporomandibular.  

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.