Como cuidar da pele no verão
Saúde e Beleza

5 dicas para cuidar da pele para a chegada do verão

É sempre assim, entra ano e sai ano, basta o verão se aproximar que, pronto, já começa a procura por dicas e o que há de mais novo no mercado para reverter os efeitos das baixas temperaturas e umidade no ar, que diminuem a transpiração corporal e acabam ressecando demais a pele.

Pois é, mas o verão também pede cuidados com o corpo, enquanto o inverno deixa a pele ressecada, os raios solares, no verão, podem causar danos e envelhecimento à derme.

Dentre os danos causados à pele no verão, podemos destacar:

1. Manchas, sardas e até rugas

Durante o verão, áreas como rosto, mãos, braços, colo e ombros podem sofrer alterações, apresentando manchas, sardas e até rugas.

As manchas, sardas brancas, linhas de expressão e rugas acontecem, justamente, devido à exposição aos raios UVB e UVA, que provocam uma produção acelerada de melanina, que atuam como um mecanismo de defesa natural da pele contra a radiação solar.

A única forma de prevenir esses danos é usando um bom protetor solar, de uma boa marca e que seja adequado para o seu tipo de pele, e a dica é apostar em cupom amazon, onde poderá garantir um produto de melhor qualidade, por um ótimo preço e entrega incrivelmente rápida.

No mais, é preciso usar o protetor até em dias nublados, pois os raios ultravioletas ainda conseguem atingir a pele.

2. Acne solar

É comum o surgimento de lesões, conhecidas como acne solar, geralmente no rosto, mas também podem surgir nos ombros, pescoço, colo e costas, principalmente em pessoas com pele oleosa.

Ao entrar em contato com os raios ultravioleta sem proteção, a pele resseca com facilidade e aumenta a produção de sebo para repor sua oleosidade natural, resultando na acne solar.

Mais uma vez, é o protetor solar que pode prevenir esse tipo de problema, porém, é preciso investir em produto específico para peles oleosas. 

3. Mudança de tom de pele

Por fim, vale destacar a mudança de tom e o ressecamento da pele, por conta de uma inflamação ocasionada pelos raios UVB e UVA, o que pode fazer com que a derme perca sua capacidade de regeneração se não estiver protegida.

Mais uma vez o protetor solar pode ser um grande aliado, garantindo um bronzeado bonito e saudável, evitando possíveis descamações, queimaduras e, até mesmo, insolação.

4. Ressecamento da pele

E não dá para deixar de falar sobre o ressecamento da pele, comum nessa época, e isso porque transpiramos mais com o calor, fazendo com que a barreira cutânea perca mais água e a pele fique com aspecto frágil e áspero.

Por isso, geralmente, nos dias mais quentes sentimos a necessidade de ingerir mais líquidos, por exemplo.

E para piorar, ainda existem alguns fatores que acabam deixando a pele ainda mais ressecada no verão, tais como: ar-condicionado; areia da praia; água do mar; sabonetes inadequados; cloro e etc.

Como cuidar da pele no verão

5 dicas para cuidar da pele para a chegada do verão.jpeg
5 dicas para cuidar da pele para a chegada do verão.jpeg

Pronto, agora que já sabe o que acontece com a pele no verão, vamos saber como mantê-la saudável e mais bonita. Confira!

1. Hidrate

Se você já costuma hidratar a pele, capriche ainda mais, adotando sabonetes ou óleos corporais com limpeza suave; no pós-banho, quando os poros ainda estão abertos, aplique hidratante no corpo inteiro.

2. Beba muito líquido

É fundamental repor a água que o corpo perde com a transpiração nos dias quentes, com a ingestão de líquidos. Procure andar com uma garrafinha para não esquecer de beber água, ou sucos naturais e chás geladinhos.

3. Invista em alimentos ricos em betacaroteno

Além de ser um poderoso antioxidante, ele vai garantir um bronzeado duradouro durante a temporada de calor. Por isso, consuma alimentos como mamão, cenoura, manga, melancia, acerola, brócolis, beterraba, couve, tomate, abóbora, melão e maracujá.

4. Capriche em acessórios e roupas de algodão

Óculos, bonés e chapéus podem ser seus grandes aliados na hora de proteger os olhos e o rosto do sol, e também, vale apostar em roupas mais leves, de algodão, no dia a dia, já que por ser de origem vegetal, o tecido protege a pele da radiação ultravioleta mais do que os tecidos sintéticos, como o nylon, por exemplo.

5. Não abra mão do protetor solar

Uma dica básica, mas que sempre vale destacar, é a importância de investir em um bom protetor solar, hoje já é possível ter acesso às melhores marcas do mercado, comprando até pela internet, claro, em sites confiáveis.

E quando for à praia, ou piscina, ele deve ser aplicado na pele, pelo menos, 30 minutos antes da exposição ao sol, de maneira uniforme, em todo o corpo, e reaplicado a cada duas horas, ou sempre que entrar na água.

Vale lembrar que, além de prevenir manchas, sardas, queimaduras, e envelhecimento precoce, o protetor solar também previne o câncer de pele.

Siga nosso blog para mais Dicas Femininas 😉