Publicidade

6 Coisas Que Suas Unhas Dizem Sobre Sua Saúde

Continua após anúncio



Se você quer pistas sobre sua saúde em geral, olhe para suas unhas.

“Suas unhas são um reflexo muito bom da sua saúde. Muitas coisas podem ocorrer nas unhas que podem significar problemas sistêmicos ou de pele ”, diz a dermatologista Christine Lopez, MD.

Preste atenção a qualquer coisa em ou ao redor de suas unhas ou unhas dos pés que de repente pareçam diferentes, diz ela. “Qualquer coisa que não pareça normal deve ser abordada. Seu melhor curso de ação é consultar um médico o mais rápido possível.”

Aqui estão seis condições que também podem causar sintomas nas unhas. No entanto, para um diagnóstico, é importante consultar seu médico, que levará em consideração muitos fatores além dos sintomas nas unhas.

1. Estresse

As unhas das mãos e dos pés estão intimamente relacionadas ao cabelo, diz a Dra. Lopez. Assim como seu cabelo pode cair após uma doença ou um período prolongado de estresse, suas unhas também podem apresentar sintomas. Mais frequentemente, o estresse fará com que as linhas laterais apareçam em suas unhas.

Publicidade

2. Toupeiras ou melanoma

A preocupação com a cor das unhas é uma das queixas mais comuns que os dermatologistas ouvem, diz Dra. Lopez. As descolorações geralmente aparecem em linhas que vão da cutícula à ponta, e podem ser verrugas benignas ou melanomas cancerígenos. Afro-americanos e asiáticos são mais propensos a experimentar alterações normais de pigmentação relacionadas à etnia.

Publicidade

Você deve consultar um dermatologista se a pele sob a unha – a parte dura da unha, cobrindo as pontas dos dedos – desenvolver alguma coloração marrom, diz ela. Esses desenvolvimentos são sempre mais preocupantes se afetarem um único dedo em vez de todos. Linhas marrons que correm para a cutícula podem ser um sinal de melanoma. Aqueles que param na cutícula ou antes dela são provavelmente causados ​​por moles.

3. Artrite

Pequenos cistos que crescem perto ou nas cutículas podem surgir com artrite. Estes são benignos (não cancerosos) e melhor tratados por um cirurgião de mão.

4. Psoríase

Esta condição comum da pele é geralmente caracterizada por manchas vermelhas escamosas, mas também pode afetar as unhas das mãos e dos pés, diz a dermatologista.

Se você tiver descoloração amarelo-avermelhada em sua unha, muitas vezes chamada de “gota de óleo” ou “remendo de salmão”, consulte seu dermatologista. Aqui estão outros sintomas que também podem indicar psoríase:

Continua após anúncio

Linhas de Beau: Linhas que correm de um lado para o outro na unha.

Espessamento da pele/afrouxamento das unhas: Espessamento da pele sob a unha, que pode desalojar a unha (onicólise) do leito ungueal. Isso geralmente começa na ponta e segue em direção à cutícula.

Áreas brancas: manchas brancas distintas nas unhas, também chamadas de leuconíquia. (As manchas brancas turvas que às vezes aparecem nas unhas das mãos e dos pés não se enquadram na categoria e não são motivo de preocupação, de acordo com o Dr. Poblete-Lopez.)

Linhas pretas: linhas pretas que vão da ponta à cutícula podem ser pequenos coágulos chamados hemorragias em lasca ou capilares dilatados e estourados – sintomas potenciais da psoríase.

Vermelhidão: As áreas geralmente pálidas perto da cutícula ficam vermelhas, o que pode ser causado por capilares congestionados, outro possível sinal de psoríase.

5. Doença renal

Várias alterações nas unhas podem indicar a presença de doença renal aguda ou crônica, afirma a Dra. Lopez:

  • Linhas de Beau: Essas linhas laterais podem ser um sintoma de doença renal aguda.
  • Unhas com sulcos: Também chamadas de coiloníquia, unhas ásperas com sulcos podem existir na presença de doença renal. Essas unhas também são frequentemente em forma de colher e côncavas, e podem indicar anemia por deficiência de ferro.
  • Manchas/estrias brancas: Semelhante aos casos de psoríase, estrias e manchas brancas distintas nas unhas podem indicar doença renal crônica.

Doença de Darier

A doença de Darier é uma doença genética rara que causa uma erupção cutânea e aparece principalmente na adolescência. Aparece nas unhas das mãos e dos pés como listras largas, brancas ou avermelhadas que vão da cutícula à ponta. Um corte em forma de V perto da ponta do dedo também pode indicar essa condição.

Prevenção

Prevenir condições subjacentes que afetam suas unhas nem sempre é possível, diz Lopez, mas você pode cuidar de suas unhas mantendo-se hidratado e comendo uma dieta bem equilibrada. Certifique-se de consumir bastante vitamina B e zinco, porque esses nutrientes fortalecem muito suas unhas.

Em muitos casos, ela diz, as alterações nas unhas podem ser normais e não apontam para alterações de saúde não diagnosticadas. Mas, se você tiver alguma dúvida, consultar seu médico é sempre melhor.

“Algumas unhas podem não parecer lisas ou podem ter faixas ou sulcos longitudinais. Contanto que o que você vê seja consistente em toda a distribuição da unha, provavelmente está tudo bem”, diz ela. “Se houver algo fora do comum, no entanto, é razoável consultar um dermatologista.”

afirma

Burguesinhas

Um blog dedicado 100% para o universo feminino. Dicas, estilos e dúvidas para que você tenha mantenha sempre a autoestima lá em cima!