Colágeno vs Gelatina: Qual é a Diferença?

Você está pensando em entrar na tendência do colágeno? Nós não te culpamos. É difícil dizer não a uma proteína que faz tanto, desde ajudar a manter as articulações saudáveis ​​​​a aumentar a hidratação e a elasticidade da pele – e ainda possui alguns benefícios para o intestino!

Mas, como acontece com qualquer nova tendência de bem-estar, você provavelmente tem dúvidas. Especialmente considerando que existem muitos tipos diferentes de suplementos de colágeno disponíveis. E a gelatina? Colágeno e gelatina são a mesma coisa?

Leia! Responderemos a essas e outras perguntas neste post.

O que é colágeno?

O colágeno é a proteína primária no tecido conjuntivo, na pele e nos ossos. Na verdade, temos mais colágeno em nossos corpos do que qualquer outro tipo de proteína – ele representa 25-35% da proteína do corpo inteiro! O colágeno é encontrado na pele, músculos, tendões e é uma parte natural da cartilagem, osso e outros tecidos.

Existem pelo menos 16 tipos de colágeno no corpo, a maioria dos quais pertence a uma das três categorias – Tipo I, Tipo II ou Tipo III – cada um com características únicas e servindo a vários propósitos no corpo.1

PUBLICIDADE 2

Por exemplo, o colágeno tipo I, que compõe grande parte da pele, é muito forte e pode esticar bastante sem quebrar. Ele ajuda a manter a pele firmehttps://burguesinhas.com.br/saude-e-beleza/pele/ e jovem. Os ossos também contêm algumas fibras de colágeno tipo I.

--- PUBLICIDADE ---

O colágeno tipo II é um componente importante da cartilagem das articulações, pois as fibras de colágeno tipo II conferem força e compressibilidade. O colágeno tipo III é encontrado ao lado do colágeno tipo I na pele, bem como nos vasos sanguíneos e órgãos.

E isso é apenas o começo! O colágeno tem muitos papéis diversos. Mas nosso colágeno natural diminui com a idade, contribuindo para uma ampla gama de problemas, de rugas a problemas nas articulações e muito mais. Fatores ambientais e de estilo de vida também podem afetar os níveis de colágeno. Por exemplo, passar tempo ao sol pode ser particularmente agressivo para o colágeno da pele.

O que é Gelatina?

A gelatina é o colágeno que é cozido por tempo suficiente para que os aminoácidos comecem a se decompor em componentes menores, que são então extraídos, filtrados e secos em folhas ou em pó. As folhas ou o pó de gelatina podem ser dissolvidos em água quente para uso posterior. Fontes comuns de colágeno usadas para fazer gelatina incluem a pele, ossos e tecidos conjuntivos de vacas, galinhas, porcos e peixes.

A gelatina ainda contém proteína de colágeno e é ótima para cabelos e unhas. Os suplementos de gelatina existem, mas é mais provável que você os encontre em sua despensa para uso em sobremesas e sopas.

--- PUBLICIDADE ---

O que é colágeno hidrolisado?

Simplificando, o ato de hidrolisar algo significa decompô-lo usando água. Existem vários graus de hidrolisação. A gelatina é colágeno parcialmente hidrolisado.

No colágeno hidrolisado (também conhecido como hidrolisado de colágeno), as ligações de aminoácidos são quebradas ainda mais do que na gelatina – o resultado é o colágeno que é facilmente dissolvido em água fria ou quente e facilmente digerido pelo corpo, pois as proteínas são menores.

O colágeno hidrolisado tem o mesmo perfil de aminoácidos e vem das mesmas fontes, mas reage de maneira diferente aos líquidos e não funciona como um espessante como a gelatina. Tecnicamente, a maior parte do colágeno em suplementos é hidrolisado até certo ponto, por isso é mais fácil para o seu corpo digerir.

Como usar Gelatina e Colágeno Hidrolisado

Existem muitas maneiras de usar hidrolisado de colágeno e gelatina para obter uma dose de aminoácidos benéficos. A gelatina e o hidrolisado de colágeno não têm sabor, por isso são muito versáteis, mas não podem ser usados ​​​​de forma intercambiável.

O hidrolisado de colágeno não “gelifica” como a gelatina, por isso não pode ser usado em receitas que pedem gelatina como marshmallows, pudins ou lanches de frutas. Mas, ao contrário da gelatina, o hidrolisado de colágeno se dissolve em líquidos frios ou quentes, então você pode adicioná-lo a quase tudo!

Qual é o melhor tipo de colágeno?

Como o colágeno em seu corpo, os suplementos de colágeno estão disponíveis em vários tipos e formas diferentes. Então, qual você deve escolher? Aqui está um resumo rápido dos usos de cada um para ajudá-la a decidir.

  • O colágeno tipo I geralmente é usado para atingir a elasticidade da pele e a hidratação da pele, bem como para fortalecer as unhas e engrossar o cabelo. Muitas vezes é derivado de fontes marinhas de colágeno;

  • O colágeno tipo II é mais frequentemente usado para apoiar a saúde e a mobilidade das articulações;

  • O colágeno tipo III é geralmente encontrado em suplementos combinados, na maioria das vezes junto com o colágeno tipo I, para promover a saúde total do corpo e fornecer materiais de construção para o crescimento e manutenção de tecidos saudáveis.

Quais são os benefícios do colágeno, gelatina e hidrolisado de colágeno?

rejuvenescimento da pele: Ajuda a manter a elasticidade e a hidratação da pele, o que pode ajudar a minimizar a aparência do envelhecimento da pele. Um estudo de 8 semanas sobre os efeitos da suplementação de colágeno na pele revelou melhor hidratação da pele e maior densidade de colágeno na pele.

Saúde óssea: o colágeno desempenha um papel na saúde óssea e o colágeno do caldo de osso contém minerais de suporte ósseo, como magnésio e cálcio.

Promove a saúde e a mobilidade das articulações: o colágeno é uma parte natural da cartilagem, dos ossos e de outros tecidos relacionados à saúde das articulações. E o colágeno do caldo de osso pode ser particularmente benéfico para as articulações porque também contém glucosamina e condroitina. Estudos mostram que a glucosamina e a condroitina podem apoiar o conforto das articulações e ajudar a minimizar a degradação da cartilagem relacionada à idade.

Fortalecimento de Cabelos e Unhas: O colágeno é proteína, e a proteína é um bloco de construção de cabelos e unhas, portanto, obter proteína suficiente na dieta suporta o crescimento de cabelos e unhas.E a suplementação com colágeno pode aumentar o crescimento das unhas em até 12 % enquanto reduz a quebra.

Nutra seu corpo de dentro para fora

Como não amar o colágeno? Esteja você procurando nutrição de beleza para ajudar a manter seu brilho, cabelos e unhas mais fortes, suporte à saúde das articulações em geral ou durante o exercício ou apenas suporte geral ao bem-estar de um aumento de proteína, o colágeno será uma adição bem-vinda à sua rotina de bem-estar.

Burguesinhas

Um blog dedicado 100% para o universo feminino. Dicas, estilos e dúvidas para que você tenha mantenha sempre a autoestima lá em cima!