O que significa ser uma mulher bruta? Conheça todas suas características
Algumas mulheres entendem isso como um elogio, enquanto outras não gostam de serem chamadas de brutas, mas afinal de contas, o que significa ser uma mulher bruta?
Para compreender o que é uma mulher bruta é importante lembrar que essa expressão pode soar machista, quando dita por um homem para se referir a comportamentos e atitudes de uma mulher que são julgados como “errados”.
Por outro lado, há também a definição de mulher bruta para aquelas mulheres que se comportam de forma agressiva, com desrespeito, insensibilidade e rudeza. E há ainda outro significado para esse termo, que é o da mulher que não é delicada, que é forte, empoderada e que sabe o que quer.
Frase de mulher bruta
Para entender melhor o que significa ser uma mulher bruta, trouxemos algumas frases de mulher bruta para que você entenda melhor essa perspectiva de uma mulher empoderada, que não é delicada, mas que é independente e forte.
- Ela até tentou ser flor, mas não tinha a menor vocação para ser frágil;
- Coração de bruta não bate, cavalga, corcoveia, dá coice, mas no fundo é um doce;
- Sou mulher, sou cowgirl e tenho orgulho do meu estilo de vida;
- Não nasci para ficar imaginando como seria, fui feita pra mostrar como é que se faz;
- Mulher bruta é como boi desgarrado, não sabe a força que tem.
Perceba que essas frases são empoderadas e mostram que mulher ignorante é alguém que tem força, independência, que não se prende a rótulos “delicados e femininos” e que não tem medo de ser como é.
Mas é importante não confundir o termo bruta como uma forma de rotular aquelas mulheres que não são delicadas, que não são femininas, que não gostam de andar de vestido ou que não possuem atitudes ditas “femininas” na sociedade.
Mulher nenhuma deve ser chamada de bruta porque bebe, porque trabalha, porque é independente, porque veste a roupa que gosta, porque sai para os lugares que deseja ir ou porque diz as coisas que pensa.
Grosseria não é ser uma mulher bruta
Por outro lado, precisamos lembrar que grosseria não é sinônimo de uma mulher bruta. Grosseria é o ato de dizer coisas ou agir com desrespeito, sem educação, com descortesia e com incivilidade. Sendo assim, quando uma mulher é grosseira ela não é uma mulher empoderada, mas sim uma mulher que tem problemas de caráter.
Mas é importante deixar claro que alguns comportamentos ou falas femininas podem ser vistos como grosserias por olhares machistas.
Por exemplo, quando a mulher fala palavrão em um ambiente de descontração, com seus amigos e com pessoas com quem tem intimidade, olhares machistas podem dizer que é grosseria, quando isso é perfeitamente aceitável e comum entre os homens.
Outro exemplo é quando uma mulher fala sem pudor sobre sexo ou sobre suas preferências sexuais em uma conversa de amigos.
Pessoas machistas podem julgar essa atitude como vulgaridade, grosseria e insolência, quando na verdade os homens falam sobre os mesmos assuntos sem serem julgados.
Sendo assim, se você age com grosseria, desrespeito, indelicadeza com as pessoas, você não é uma mulher bruta, mas sim grosseira.
E se você julga uma mulher como grosseira apenas porque ela diz o que pensa, porque ela age como bem entende e porque ela vai contra o que você considera “feminino” ou “aceitável”, você é uma pessoa preconceituosa.
Agressividade não é falta de delicadeza
E há também o comportamento agressivo que muitas vezes é confundido com uma mulher bruta. A verdade é que a agressividade nunca será um comportamento louvável, não importa se você é homem ou mulher.
Ser uma pessoa agressiva é demonstrar a sua falta de educação, falta de empatia e de respeito com o outro. Esse é um comportamento inadequado em todas as circunstâncias e que só leva ao desrespeito e ao desprezo.
Portanto, se você acredita que para ser uma mulher bruta você precisa ser agressiva nas suas palavras, nas suas atitudes e na forma como você lida com a vida, saiba que você está cometendo um grande erro. Ser bruta é ter atitudes de empoderamento, de independência e de força, não de agressividade.
Também é preciso lembrar que agressividade não é falta de delicadeza. Há homens que julgam uma mulher como agressiva apenas porque elas não são delicadas como eles acreditam que as mulheres deveriam ser.
Delicadeza não é sinônimo de feminino, é preciso lembrar que as mulheres são diferentes umas das outras. Algumas são mais delicadas, enquanto outras não são. E isso também se aplica aos homens. Há homens mais delicados e sensíveis, enquanto há outros que são mais brutos.
Portanto, agressividade não é falta de delicadeza e é completamente errado dizer que uma mulher é agressiva simplesmente porque ela não respondeu de forma delicada ou porque tem comportamentos considerados inadequados na sociedade.
Agora que você já sabe todos os significados de uma mulher bruta, veja mais conteúdos como esse aqui no Burguesinha e mergulhe nesse universo feminino.