Creme para área dos Olhos vs. Creme facial; Pode passar os 2? Eles realmente funcionam?
Seu creme para os olhos está funcionando? Aqui está como saber realmente
Desde olheiras até pés de galinha, os problemas de pele específicos da região dos olhos são uma preocupação comum. Como o ponto focal do rosto, nossos olhos geralmente são a primeira característica que as pessoas notam, o que significa que cada pequena imperfeição pode ser um sinal revelador de envelhecimento.
Não é surpresa que isso tenha levado a um mar de produtos destinados a tratar e cuidar dessa área delicada.
No entanto, é importante ressaltar que a pele ao redor dos olhos é mais fina e delicada do que o restante do rosto, o que dificulta o tratamento adequado.
Os cremes para os olhos, em particular, têm o atrativo sedutor de transformar a pele delicada, proporcionando uma aparência mais jovem.
Mas quão bem o creme para os olhos funciona?
De acordo com alguns dermatologistas da universidade de Ohio, os cremes para área dos olhos têm como objetivo tratar problemas de pele hiper específicos. “A pele ao redor da área dos olhos é a mais fina encontrada no corpo e é mais suscetível a problemas preocupantes”, afirma os dermatologistas. Por essa razão, os resultados podem variar consideravelmente.
Com a esperança de obter uma área dos olhos mais firme e luminosa, muitas de nós continuam usando o produto todas as noites, confiando que ele cumprirá suas promessas. Mas como saber se um creme para os olhos está realmente funcionando? Veja o que encontramos de informações sobre os cremes para os olhos e sua eficácia.
Creme para os olhos vs. Creme facial
Há uma razão para esses dois produtos serem destinados a diferentes áreas do rosto. Os cremes para os olhos podem conter alguns dos mesmos ingredientes encontrados nos hidratantes faciais, mas é a natureza direcionada de suas fórmulas que os coloca em seu próprio caminho.
“O que mais os diferencia dos produtos para o rosto é que eles atacam áreas específicas de preocupação abaixo e acima dos olhos, como pálpebras caídas, inchaço e olheiras”, diz Dr. Lamberty, químico cosmético e membro da equipe de pesquisa e educação da Paula’s Choice. .
Nesse sentido, ele explica que as concentrações dos ingredientes ativos variam e muitas vezes são diminuídas para favorecer a pele fina.
“Muitos cremes faciais contêm ativos antienvelhecimento, mas em concentrações mais altas, o que significa que usá-los sob ou ao redor dos olhos pode causar mais irritação do que usar um creme para os olhos”, diz ele.
Quantas vezes você deve usar creme para os olhos para ver os resultados?
Leia: Top 7 Cremes para os Olhos para Mulheres de 50 anos
Independentemente de você seguir uma rotina de pele de duas ou dez etapas, introduzir um novo produto pode ser uma dor. Mas frequência é o nome do jogo quando se trata de ver resultados reais.
Se você realmente deseja colher todos os benefícios do seu creme para os olhos, deve usá-lo todos os dias – uma vez pela manhã e novamente à noite.
Manter o curso é importante, mas garantir que você o esteja aplicando corretamente na ordem correta para sua rotina também pode afetar seus resultados.
Para proteger a pele frágil da área dos olhos, é melhor dar batidinhas suaves no produto em vez de esfregá-lo. Você também quer dar tempo para que ele se acomode. Lembre-se, você está usando o ativo para direcionar diretamente a preocupação, não apenas adicionar umidade.
Pensando nisso, ela recomenda esperar de um a dois minutos após aplicar o creme para os olhos antes de passar para a próxima etapa da sua rotina. Isso também garante que não se desloque para outras áreas do rosto.
Quanto tempo antes de você ver os resultados?
O período de espera para resultados perceptíveis pode parecer uma eternidade, mas alguns efeitos aparecem logo após você começar a usar o creme para os olhos.
Os benefícios de hidratação e brilho podem ser vistos imediatamente, mas confirma que preocupações maiores ligadas ao antienvelhecimento geralmente levam mais tempo para serem discernidas. “Problemas mais profundos, como redução de rugas, podem levar no mínimo quatro semanas ou mais para mostrar uma melhora real” afirma o químico.
Também é importante levar em consideração a magnitude do problema que o creme visa e o tipo de ingrediente ativo. Afinal, você não esperaria que um hidratante facial com retinol fornecesse resultados instantâneos, e os princípios são verdadeiros para um creme para os olhos.
“Se o produto estiver usando um ativo destinado a suavizar linhas finas, melhorar a firmeza ou tratar certas formas de hiperpigmentação, normalmente leva de quatro a oito semanas para ver os resultados”, diz Dr. Lamberty. Por esse motivo, a maioria dos cremes é formulada para fornecer resultados clínicos em uma média de oito a 12 semanas.
Dr. Mitchell também observa que normalmente leva 30 dias para as células da pele se transformarem, o que é outra razão pela qual é menos provável ver resultados no local. Lembre-se disso antes de descartar completamente um produto – talvez você só precise permanecer consistente com o uso dele.
O que procura em um creme para os olhos?
Com tantas opções disponíveis que pretendem iluminar olheiras, suavizar pés de galinha e firmar a pele flácida, selecionar o creme para os olhos certo pode ser difícil. Os consumidores de hoje querem produtos que podem ser benéficos, então a maioria das empresas cria fórmulas para abordar uma série de problemas em uma formulação única.
É por isso que é importante fazer uma pesquisa prévia não apenas para conhecer a lista de ingredientes, mas também para se informar sobre os resultados dos estudos e testes clínicos de um produto.
Além disso, Dr. Lamberty recomenda também aprender sobre a textura do creme, pois isso pode afetar a penetração e a facilidade de aplicação. “Do ponto de vista da formulação, você não quer que o produto deslize muito, o que pode dificultar o uso, mas que deslize suavemente para ficar no lugar e ser absorvido”, diz ele.