Aloe Vera: Máscaras de Babosa para cada tipo de cabelo

A eficácia e os benefícios de uma máscara de aloe vera ( também conhecida como babosa) caseiras são conhecidos por todas. A babosa é ingrediente poderoso é rico em vitaminas, minerais e este compostos à base dessa plantinha que mantêm o couro cabeludo saudável e nutrem o cabelo profundamente.

As chances são de que você já tenha usado aloe vera em sua rotina de cuidados com os cabelos uma vez ou outra. Mas você sabia que pode usá-lo para resolver uma variedade de problemas capilares? Sim, quando combinado com outros ingredientes, você pode fazer uma máscara capilar de babosa para qualquer problema de cabelo específico que possa estar enfrentando.

Nós compilamos algumas das melhores receitas de máscaras caseiras de babosa, confira e faça a sua escolha!

1. Benefícios do aloe vera para o cabelo

Aloe vera, como ingrediente de beleza, tem sido usado para aliviar a coceira no couro cabeludo, hidratar o cabelo seco, reduzir o frizz e até interromper a queda do cabelo. Funciona como um condicionador natural para proporcionar cabelos macios, brilhantes e sem frizz. Ele também contém enzimas naturais que podem acalmar a irritação do couro cabeludo e funcionam como um agente antibacteriano natural.

De acordo com a Dra. Nilza Solano, dermatologista cosmética, “Aloe vera é composta principalmente de água e é rica em vitaminas A, C e E – antioxidantes que neutralizam os danos dos radicais livres. Além disso, o aloe também é uma rica fonte de minerais como cálcio, cromo, cobre, selênio e magnésio. Estes são os principais minerais em suplementos de pele, cabelo e unhas. O efeito hidratante do aloe vera vem dos polissacarídeos – as moléculas de açúcar que retêm a água e atraem a umidade do ar. Além disso, o aloe vera contém ácidos graxos que formam uma película protetora no cabelo e retêm a umidade.”

2. Máscara capilar de aloe vera para condicionamento profundo

Para uma máscara de condicionamento profundo, misture gel de aloe vera e óleo de coco na proporção de 2:3 e aplique em todo o couro cabeludo. Massageie bem, deixe agir por 30 minutos e lave com um shampoo suave. Se você sofre de cabelos ou couro cabeludo secos, certifique-se de adicionar um pouco de mel também.

receita do suco aloe vera
suco de aloe vera para cabelo

3. Suco de aloe vera puro para cabelos normais

Para muitos, uma máscara capilar de aloe vera pode ser apenas para manter o cabelo, e não para tratar nenhum problema específico. Para cabelos normais, Dra. Solano recomenda: “Suco de aloe vera puro! Retire a polpa de uma folha de aloe vera e misture-a com água fresca em um mixer. Coe o suco com um coador de chá para remover a polpa restante. Você pode armazenar o suco em uma jarra de vidro na geladeira por até duas semanas. Aplique este suco com uma bola de algodão no couro cabeludo diariamente. Certifique-se de lavar diariamente ou em dias alternados.”

4. Máscara capilar de Aloe Vera para couro cabeludo escamoso

Para uma desintoxicação rápida e fácil da caspa, misture gel de aloe vera fresco e vinagre de maçã na proporção 2:1. Aplique em todo o cabelo e couro cabeludo, deixe agir por 20 minutos e lave com um shampoo anticaspa. Faça isso duas vezes por mês para ter certeza de que não está sobrecarregando o couro cabeludo com vinagre. Se você sofre de pontas secas, certifique-se de adicionar um pouco de mel à máscara também.

aloe vera no pote com suco de limão
Aloe vera e limão para cabelo

5. Máscara capilar de aloe e limão para couro cabeludo oleoso

Combinando os poderes de combate às infecções do óleo da árvore do chá e as propriedades matificantes do limão, esta máscara ajudará a limpar o couro cabeludo enquanto nutre o cabelo oleoso ao mesmo tempo. Adicione algumas gotas de suco de limão e óleo essencial de melaleuca a três colheres de sopa de gel de aloe vera. Aplique no couro cabeludo e deixe agir por 20 minutos; shampoo seu cabelo da maneira usual depois.

6. Máscara de aloe vera e iogurte para cabelos secos

Para uma máscara capilar rejuvenescedora, misture gel de aloe vera fresco com iogurte e azeite na proporção de 3:2:1. Aplique em todo o cabelo, massageie suavemente por 10 minutos e lave com água morna. Evite lavar com shampoo logo em seguida e seque o cabelo ao ar.

7. Máscara de aloe vera e ovo para cabelos com tendência à quebra

Misture três colheres de chá de gel de aloe vera com um ovo em uma tigela. Bata a mistura até obter uma consistência espessa e aplique em todo o cabelo com um pincel; use uma touca de banho para mascarar o forte cheiro de ovos.

Mantenha-o por pelo menos 30 minutos e depois lave com água morna e um xampu de limpeza para se livrar do cheiro. Você pode ter que enxaguar e repetir. Esta máscara capilar dá às suas madeixas gordurosas um grande impulso de proteínas fortificantes e evita a quebra!

8. Aloe vera e óleo de rícino para cabelos finos

O óleo de rícino é conhecido por dar uma textura mais espessa aos fios de cabelo. Uma máscara capilar com três a quatro colheres de sopa de gel de aloe vera misturada com uma colher de sopa de óleo de rícino, quando aplicada no couro cabeludo e nos fios de cabelo, pode ajudar a dar volume aos cabelos finos. Mantenha a máscara no cabelo por 20 minutos, siga com um xampu suave, enxágue e repita para lavar bem o óleo.

receita de aloe vera para crescer cabelo
Aloe vera para crescimento do cabelo

9. Máscara de crescimento capilar de aloe vera

De acordo com a Dra. Solano, “Coloque três colheres de sopa de suco de aloe vera, uma colher de chá de mel, uma dose de café expresso, uma colher de sopa de requeijão e metade de banana madura e bata bem em um liquidificador. Coloque em um frasco e aplique generosamente no cabelo e no couro cabeludo. Cubra a cabeça com uma touca de banho e deixe por 30 minutos.” Evite lavar no mesmo dia e, em vez disso, enxágue abundantemente com água, pois a cafeína precisa de tempo para fazer efeito no couro cabeludo.

10. Perguntas frequentes sobre a máscara capilar de aloe vera

P. Qual é a melhor maneira de lavar as máscaras de aloe vera do cabelo?

R. Para obter o máximo benefício de sua máscara capilar, aplique-a no cabelo lavado com shampoo e seco. Deixe a máscara por 30 minutos sob uma touca de banho. Enxágüe bem com água morna. Pule o shampoo, mas aplique o condicionador como de costume.

P. Aloe vera pode causar alergias?

R. Algumas pessoas podem ser alérgicas ao aloe vera, portanto, antes de começar a usá-lo, certifique-se de fazer um teste de contato. Para fazer o teste de remendo, pegue um pouco de aloe vera e aplique na parte interna do pulso ou na parte interna do antebraço. Fique atenta a qualquer vermelhidão, coceira ou sensação de queimação nas próximas 48 horas.

P. Com que frequência podemos fazer tratamentos capilares com aloe vera?

R. De acordo com a Dra. Solano, “Você pode usar aloe vera em seu cabelo e couro cabeludo quantas vezes quiser. Mas cuidado com a sobrecarga de umidade. Aloe vera pode deixar seu cabelo excessivamente hidratado e mole com o uso repetido. Uma maneira simples de combater isso é um enxágue com vinagre de maçã para remover o acúmulo e uma máscara de ovo para adicionar proteína aos fios. ”

Compartilhe nas redes sociais :)