Animais de Estimação Pequenos – 5 opções alternativas!

Os animais de estimação pequenos podem alegrar e muito o nosso cotidiano, com o adicional de realmente não ocuparem muito espaço em nossas casas.

O termo “animais de companhia” geralmente se refere a um grande número de animais pertencentes a diferentes espécies que coexistem particularmente bem com os humanos em seu ambiente doméstico.

Por seu papel (fazer companhia aos humanos) e pelo valor emocional que sua presença na casa representa, esses animais também são chamados de “animais de estimação”.

Geralmente, algumas espécies são preferidas a outras por sua aparência e comportamento gentil em um ambiente feito pelo homem, mas hoje em dia praticamente qualquer animal pequeno pode se tornar um animal de estimação. E a lista de animais de estimação pequenos é realmente extensa.

Os animais de estimação por excelência são cães e gatos, e em geral muitos tipos de mamíferos, mas também pássaros, peixes, hamsters, gerbils, chinchilas e depois outros animais como porquinhos-da-índia, coelhos, furões, etc.

E várias espécies de répteis (tartarugas, iguanas, cobras, etc.), alguns anfíbios e invertebrados. Também não faltam espécies mais incomuns, como aranhas e escorpiões.

Mas, e quais são os animais de estimação pequenos que podemos ter em nossas casas? Quais seriam as melhores escolhas e quais os benefícios desses animaizinhos em nosso cotidiano? Vamos saber disso agora mesmo!

Benefícios dos animais de estimação

A convivência com um animal traz repercussões sociais positivas, tanto para o indivíduo enquanto tal como para o seu núcleo familiar.

Muitas vezes, de fato, a escolha de receber um animal de estimação pode ser muito gratificante no plano psicofísico e emocional, precisamente em virtude daquela relação particular de afeto mútuo que se estabelece entre o animal e o dono.

O animal é assim “humanizado” e toda a atenção, cuidado e tempo a ele dedicados são retribuídos com um amor altruísta e incondicional. A sensação de bem-estar resultante é mútua e, com o tempo, o animal entra na rotina da família como qualquer outro membro.

Compartilhamos momentos e espaços significativos do cotidiano e isso favorece a afirmação do caráter do animal e sua consciência de ser o protagonista da vida do dono, com todas as suas necessidades, hábitos e peculiaridades específicas.

Cuidar de animais de estimação pequenos é um exercício de bem-estar de trezentos e sessenta graus.

Estudos científicos demonstraram que os benefícios psicofísicos para os humanos são notáveis e objetivamente verificáveis em laboratório. Algumas dessas investigações, de fato, mostraram que viver com um animal de estimação pode afetar positivamente a pressão arterial, os níveis de colesterol, a redução da ansiedade, a insônia e até mesmo algumas alergias. 

Em alguns casos, o uso da relação homem-animal para fins terapêuticos é considerado fundamental para o tratamento de doenças ainda mais graves (pet-terapia) e para a reintegração social de sujeitos com experiências problemáticas.

Sem considerar a relação especial que se estabelece entre animais e crianças.

Animais de estimação pequenos

Bom, agora que você já sabe quais são os benefícios de ter esses amiguinhos em nossas casas, que tal conhecer uma lista de animais de estimação pequenos? É claro, raças de gatos e cachorros muitas vezes podem se encaixar nessa lista.

O diferencial desses animais que vamos citar, é que a grande maioria é calma, diferente de um cachorro bravo que pode necessitar frequentar um treino de cães, ou então necessite de algum adestramento específico.

Mas, o nosso intuito de hoje é trazer uma pequena lista de animais de estimação pequenos um pouco diferentes, buscando lhe trazer maior inspiração na hora da escolha. Leia com a gente!

O Coelho é um animal dócil

Coelho

O coelho jamais poderia faltar nessa nossa lista de animais de estimação pequenos. É um mamífero muito apreciado por jovens e adultos como animal de estimação. É um pequeno mamífero, amado por seu caráter dócil e calmo.

Do ponto de vista comportamental este animal é famoso por sua atitude extremamente medrosa, o que o aconselha a criá-lo na companhia de pelo menos um outro exemplar.

Como animal de companhia, tendem a se comportar de maneira afetuosa e sociável. Além dos coelhos clássicos e dos coelhos anões, existem algumas raças de coelhos gigantes que são muito maiores que os típicos. Depois, há o famoso coelho “cabeça de leão”, que é uma raça de coelho anão praticamente ‘bolso’.

Porquinho da Índia um dos animais mais preferidos das criança

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia doméstico, é um pequeno roedor animado, nativo aqui da América do Sul. Tendo se tornado um símbolo de animais de laboratório, é na verdade um dos animais domésticos mais populares. Para cuidar da melhor maneira é aconselhável adotá-lo em pares com outro exemplar.

É um dos animais de estimação pequenos preferidos das crianças. Existem diferentes tipos e raças de porquinhos da índia.

Os mais comuns como animais de estimação são os de pelo curto, das raças Abissínio, Peruana e Sheltie. As dimensões são mais ou menos as mesmas, enquanto o pelo pode variar consideravelmente tanto em comprimento quanto em cor.

hamster

Hamster

O hamster se tornou um pequeno animal de estimação muito popular e apreciado no Ocidente desde 1930, quando foi trazido da Síria para Israel e depois para a Inglaterra e os EUA, onde se reproduziu e se estabeleceu como um animal dócil e domesticado.

É um dos animais domésticos e de laboratório mais populares do Ocidente. O fato de o hamster ter se tornado amplamente utilizado em pesquisas se deve principalmente aos seus sentidos altamente desenvolvidos.

O hamster é dotado de audição apurada e um olfato incrível.

GERBIL

Gerbil

O gerbil é um pequeno roedor curioso, animado e que gosta de companhia. Caso decida adotá-lo como animal de estimação, é sempre aconselhável garantir a companhia de pelo menos outro da espécie.

A adoção deste animal em casa requer a necessidade de tempo para dedicar os devidos cuidados e atenção. Este pequeno roedor tende a ser alerta, ativo e curioso ao longo do dia.

É um animal social pelo qual adora viver em grupos e interagir com seus amigos humanos. Não tem problemas particulares em se instalar em situações climáticas e habitacionais muito diferentes daquelas de onde vem. É um animal inteligente e bonito, capaz de fazer companhia e de ser animado.

Chinchila

Chinchila

Como fazer uma lista de animais de estimação pequenos e deixar a chinchila de fora? O que caracteriza este simpático mascote é a sua grande vivacidade e energia: corre, brinca, roe tudo o que encontra entre as patas. Ele raramente morde, e não é um animal ruim.

Em vez disso, suas práticas de limpeza são conhecidas: a chinchila faz suas necessidades apenas dentro da gaiola e não gosta de sujar.

E então, gostou da nossa lista? Vai adotar ou comprar algum desses que citamos ou prefere os gatos e cães? Caso tiver alguma dúvida, basta comentar que lhe responderemos. Até a próxima!