mulher com aparelho transparente
Estética Feminina

Aparelho Ortodôntico transparente: Quais as vantagens?

O uso do aparelho ortodôntico transparente, ou de outros tipos de acessórios dentais, tem se tornado cada vez mais comum entre os pacientes com mais de 30 anos, principalmente entre as mulheres.

Isso porque, a preocupação com a beleza e saúde dos dentes é agora uma das maiores prioridades para muitas pessoas.  

A ortodontia é uma especialização da odontologia, que visa o cuidado com o desenvolvimento estrutural dos dentes e a correção de falhas que podem interferir na estética, na saúde e na funcionalidade da mordida.  

Deste modo, assim como na aplicação da faceta nos dentes, os acessórios ortodônticos são capazes de harmonizar o sorriso por meio do alinhamento das arcadas e pela correção de diastemas leves. 

No entanto, a funcionalidade desses acessórios também viabiliza a correção de: 

  • Diastemas severos; 
  • Mordida aberta; 
  • Mordida cruzada; 
  • Dentes tortos; 
  • Apinhamento dentário; 
  • Problemas no posicionamento do maxilar, entre outros. 

Esses cuidados permitem a prevenção do desgaste dentário, o aperfeiçoamento da fala, o alívio de dores na região da cabeça e do pescoço, a sobrecarga da articulação temporomandibular, entre outros problemas que afetam a qualidade de vida dos pacientes.  

Como funciona o aparelho dentário? 

A modelagem das arcadas dentárias e a disponibilização dos dentes está diretamente relacionada com a formação dos ossos faciais e com as diversas predisposições ambientais ou genéticas que interferem no crescimento das estruturas do rosto.  

Por isso, por meio dos procedimentos ortodônticos, o dentista é capaz de realizar a remodelação desses sistemas, utilizando dispositivos como o aparelho odontológico transparente, para realizar pressões mecânicas constantes. 

Isso auxiliará a realização de uma ativação celular e de alterações ósseas que permitem a modificações no ligamento onde os dentes estão sendo suportados. 

Assim, essas células viabilizam que os aparelhos façam a movimentação dos ossos e o reposicionamento dos dentes. 

Para que isso seja possível, existe uma enorme variedade de modelos de aparelhos que podem ser indicados pelos profissionais e escolhidos em conjunto com os pacientes.  

Isso porque, enquanto cada um desses acessórios têm uma funcionalidade específica, o tipo de material utilizado ditará o impacto estético e o valor total do acessório e do tratamento. 

Por exemplo, existem diversos modelos fixos que podem ser confeccionados com metal, porcelana ou safira. Dependendo do elemento escolhido, tanto o tipo mais comum quanto o aparelho lingual preço podem variar consideravelmente.  

E o mesmo se dá para o impacto estético, por isso é o paciente que escolhe qual é o exemplar mais confortável e agradável.  

Vantagens de optar pelo aparelho transparente 

Entre todos os modelos disponíveis de aparelho, os removíveis são os mais desejados – especialmente pelos adultos –. Isso porque, além de apresentar uma conveniência muito maior, esses dispositivos apresentam vantagens importantes, como: 

  1. Maior conforto 

Ainda que os protótipos fixos tenham um nível de efetividade muito alto no processo de alinhamento ou de movimentação dental, os fios e borrachas podem causar grande incômodo, machucados e dores intensas durante todo o tratamento.  

Já o aparelho ortodôntico transparente móvel, como é feito sob medida para cada indivíduo, tem um encaixe mais facilitado, realiza movimentações menos agressivas e proporciona um impacto menos desconfortável.  

  1. Facilidade na higienização 

Além disso, como paciente deve remover essa estrutura durante as alimentações e na hora da escovação, a higienização dos dentes e do acessório bucal é muito mais facilitada.

Isso permite a redução da incidência de cáries, inflamações gengivais e do desenvolvimento de periodontites.  

Deste modo, além das despesas com o tratamento ortodôntico, as pessoas não precisam se preocupar com gastos adicionais em um especialista em canal dentário, para a realização do tratamento de restauração dental.  

  1. Descrição 

Como o aparelho invisível móvel é projetado para se adaptar perfeitamente aos dentes, o uso desse acessório não pode ser percebido pelas outras pessoas, mesmo quando estas estão próximas do paciente. 

Isso porque, durante a confecção desse, o dentista utilizará o auxílio de uma tecnologia que permite o escaneamento 3D da arcada dentária. 

Em seguida, essas imagens são transferidas para um programa que permite a visualização prévia de como o dispositivo se encaixará nos dentes. 

Por fim, o aparelho é confeccionado por meio da impressão 3D em um acetato transparente ou poliuretano que, além de maleável, o torna imperceptível.  

  1. Maior custo benefício 

Justamente por utilizar tecnologias tão avançadas, o preço da confecção deste tipo de dispositivo pode ser um pouco mais elevado do que as modelagens mais tradicionais. No entanto, o custo-benefício pode ser bem mais atraente. 

Pois, além das vantagens já descritas, o alinhador invisível é capaz de alcançar os resultados desejados em menos tempo. 

Assim, os pacientes podem concluir o tratamento entre 3 e 9 meses de uso – mas é preciso notar que isso pode variar de acordo com a complexidade de cada quadro.  

  1. Menor necessidade de manutenção 

Enquanto o aparelho fixo necessita da manutenção médica a cada 30 dias – ou em uma frequência ainda menor, de acordo com as quebras –, os alinhadores transparentes exigem consultas presenciais menos regulares. 

Isso porque, esse tipo de estrutura não exige manutenção e a troca pode ser feita em casa, pelo próprio paciente, com o auxílio das indicações do ortodontista.