arrancar cabelo branco nasce mais
Cabelo

Arrancar Cabelos Brancos Nasce Mais?

Muitas de nós tentamos atrasar o surgimento dos cabelos brancos… Mas será que arrancar o cabelo brando é a opção ideal?

Os cabelos brancos para muitas mulheres é um terror! Outras preferem ou aceitam ficar grisalhas sem medo, como a atriz Glória Pires, cujo os cabelos grisalhos lhe renderam muitas criticas nas redes sociais.

glria pires cabelos brancos
Glória Pires, linda com os cabelos grisalhos!

O aparecimento daquele primeiro cabelo branco pega a maioria de nós de surpresa. Nosso primeiro instinto é arrancá-lo, mas então nos lembramos daquela velha história – “Se você arrancar um fio de cabelo branco, mais dez aparecerão para tomar seu lugar.”

Quem quer arriscar isso? No entanto, como acontece com a maioria das peças do folclore, você pode se perguntar se este é realmente verdade. A resposta curta é que não, arrancar um fio de cabelo branco não fará com que mais 10 cresçam em seu lugar. Um cabelo grisalho vai crescer de volta, mas a palavra-chave é “a”.

Só um cabelo. Em casos extremos, entretanto, um fio de cabelo pode não crescer novamente. Na verdade, você deve evitar puxar ou arrancar um fio de cabelo grisalho.

Por que os cabelos ficam brancos?

O cabelo fica grisalho à medida que envelhecemos porque as células pigmentares de nossos folículos capilares também envelhecem. As células morrem ou começam a perder sua capacidade de produzir a cor que se transfere para a haste do cabelo.

Esse processo resulta em cabelos grisalhos ou brancos. Como uma observação lateral, o tempo desse processo é genético, e é por isso que algumas pessoas ficam grisalhas mais cedo do que outras [fonte: Rope].

Quando você arranca um fio de cabelo, ele sai de seu folículo. Um folículo pode produzir apenas um fio de cabelo e, como as células pigmentares afetam apenas o folículo em que estão localizadas, elas não podem tornar grisalhos os fios de cabelo ao redor.

O motivo pelo qual pode parecer que mais cabelos grisalhos crescem, no entanto, é que o cabelo fica grisalho muito lentamente.

Como o envelhecimento começa profundamente no folículo, os folículos capilares ao redor do primeiro cabelo grisalho podem já ter começado a se transformar.

Você apenas não sabia ainda. E quando o cabelo que você puxou volta a crescer, os cabelos ao redor dele se tornam visivelmente grisalhos.

LEIA TAMBÉM: Cabelos Brancos e Grisalhos em ALTA em 2021

E o mito de arrancar cabelos brancos fazem nascer mais realmente parece ser verdade, mas é simplesmente uma ilusão.

Por mais tentador que seja, tente evitar arrancar quaisquer fios de cabelo branco que possa notar. Arrancar, especialmente arrancar repetidamente, causa trauma ao folículo piloso.

Você pode causar infecção, cicatrizes e, na pior das hipóteses, uma área calva. Se você realmente precisa se livrar daquele fio de cabelo branco e não quer tingi-lo, os especialistas sugerem que, em vez disso, corte cuidadosamente a mecha ofensiva.

Como reverter o aparecimento de cabelo branco?

Infelizmente até o momento não existe um tratamento com comprovação científica que reverta os cabelos grisalhos. Cabelos brancos são decorrentes das características genéticas de cada pessoa. Fazem parte das alterações que nosso corpo sofre com o avanço da idade.

Como evitar o surgimento de cabelos brancos

Alguns estudos apontam que a vitamina B5 ajuda a manter a pigmentação do cabelo, impedindo o surgimento de fios brancos por bastante tempo. Para pessoas que não desejam ter um visual grisalho, incluir o consumo dessa vitamina no dia a dia é essencial.

Alimentos que ajudam a manter a pigmentação do cabelo

O que parece ser uma solução para esse problema pode ser ingerir alimentos ricos em cobre: como ervilhas, carnes vermelha, batatas, cogumelos, entre outros. Afirmam alguns especialistas, a substância auxiliam na pigmentação do fio, ajudando a evitar o cabelo branco.