
Bioestimuladores de colágeno são substâncias que estimulam a produção de colágeno quando injetadas em determinadas camadas da pele. Podem ser utilizados para reposição de volume a longo prazo e diminuição da flacidez na pele.
As substâncias mais utilizadas para este fim são:
- Hidroxiapatita de Cálcio – Radiesse
- Ácido Poli-l-lático – Sculptra
- Policaprolactona – Elansé
- Fios de PDO
O objetivo principal destes produtos não é o preenchimento, mas sim a bioestimulação decorrente da ação estimulatória nos fibroblastos, células que produzem as fibras colágenas. O Radiesse e o Elansé também podem ter efeito preenchedor.
Mais colágeno na pele significa uma pele mais firme, menos flácida. E essa firmeza melhora o aspecto geral da face de forma muito natural e delicada.

A degradação do colágeno no organismo humano ocorre naturalmente a partir dos 30 anos de idade com perda aproximada de 1% ao ano. Exposição solar excessiva, exercícios físicos intensos, poluição e tabagismo podem acelerar este processo.
Aplicação de bioestimuladores de colágeno
Dra. Mel Nunes, dentista e especialista em harmonização facial, explica que os Bioestimuladores são substâncias que estimulam a produção de colágeno quando injetadas em determinadas camadas da pele.
Podem ser utilizados para reposição de volume a longo prazo e diminuição da flacidez no rosto, pescoço, abdome e glúteos.
complementa a Dra. Mel Nunes.
Os principais sinais clínicos decorrentes deste fenômeno são: flacidez, perda de volume, elasticidade e hidratação natural da pele. A perda óssea que ocorre na face também contribui para um aspecto de envelhecimento mais evidente e pronunciado.
A aplicação de bioestimuladores promovem a formação de novo colágeno proporcionando uma recuperação da firmeza perdida ao longo dos anos e uma melhora na qualidade da pele.
Leia Também:
- Bizarrices da Cirurgia Plástica: Especialista faz alerta!
- Preenchimento Labial: Tudo Sobre Os Lábios Carnudos
- Famosas que fizeram Micropimentação Labial
Os protocolos de tratamento sugerem de uma a três sessões mensais, com manutenções anuais. Dependendo do grau de flacidez o número de sessões será definido.
Quais os resultados do tratamento com Bioestimuladores?
Os efeitos são percebidos em 4/6 semanas após a primeira sessão com resultado final após 3 meses. As sessões devem se repetir a cada 30/60 dias e o número de sessões varia de 1 a 3.
Quem pode fazer Bioestimulador de Colágeno?
O Bioestimulador de Colágeno é indicado a partir dos 25 anos, quando começa a diminuição gradativa do colágeno no nosso corpo. Se feito com anestesia local ele se torna totalmente indolor, caso seja feito sem anestésico podemos sentir um leve incômodo na hora da aplicação.