Bodas de Papel: Mensagem, Significado, Decoração e Festa

As bodas de papel representam o primeiro ano de casamento. É um dos aniversários mais esperados pelo casal, por isso, vale a pena pensar em uma boa comemoração.

Aproveite esse primeiro ano para criar metas para os próximos aniversários de casamento, faça de todas as datas únicas e dignas de comemoração. 

Abaixo você encontra opções de como comemorar bodas de papel de um jeito diferente, seja com presentes diferenciados, viagens e jantares românticos ou uma festa íntima para comemorar essa data tão especial para o casal.

Significado das bodas de papel 

Antes de conferir as ideias para comemorar bodas de papel, trouxemos a mensagem e significado por trás dessa data tão especial e aguardada pelos pombinhos.

O papel é um material que representa a fragilidade, podendo rasgar com facilidade, molhar e até pegar fogo. Assim também é o primeiro ano de casamento, precisa de cuidados para cultivar a união da melhor forma para ambos os recém casados.

Contudo, o papel também é fácil de moldar, flexível a ponto de criar coisas, mesmo com pequenos rasgos. Dessa maneira, o primeiro ano de casamento também precisa de flexibilidade do casal, saber relevar algumas manias e não deixar que nada estrague o relacionamento a dois.

Por isso, o primeiro ano de casado é crucial, é como se fosse uma lua de mel, mas também uma prova de fogo que precisa de dedicação, amor e acima de tudo respeito.

O casal precisa ter forças para enfrentar os desafios matrimoniais, considerando sempre os votos de casamento, pois eles são a prova que pelo amor vale a pena lutar.

Ideias para comemorar bodas de papel

bodas de papel

Viu só como a mensagem de bodas de papel é realmente incrível, agora vamos conferir algumas ideias para comemorar a data em grande estilo. E lembrem-se, considere um tipo de comemoração onde o casal possa criar novas memórias da vida de casado.

Façam uma viagem romântica

As bodas de papel é um momento ideal para renovar os votos de casamento, que tal planejar uma viagem romântica para comemorar?

Uma dica é escolher um destino onde o casal não se conhece, seja em uma praia paradisíaca, montanha para uma aventura radical ou cidade histórica para explorar. Existem infinitas possibilidades para escolher, conversem entre vocês e vejam qual o melhor destino.

Não se esqueçam de colocar no planejamento aquele jantar romântico a dois, aproveitem para passar um tempo longe de casa e na companhia um do outro.

Aposte nos presentes criativos

Os presentes criativos também são uma boa opção para comemorar bodas de casamento, podendo se inspirar no nome que originou a celebração do aniversário de casamento.

Algumas ideias como cartas românticas e presentes feitos artesanalmente são algumas opções bem criativas para surpreender o seu amor. 

Realize um ensaio fotográfico

Para comemorar o primeiro aniversário de casamento, realize um ensaio fotográfico, contrate um profissional e escolha o cenário ideal para as fotos.

Se vocês já possuem filhos, vale a pena registrar o momento com uma linda foto em família e depois é só compartilhar nas redes sociais ou fazer um álbum personalizado.

Uma dica para cenário é o local onde se conheceram, ou uma praia paradisíaca, hotel fazenda e até um estúdio fotográfico em casa.

Faça uma festa de bodas de papel

Para os animados de plantão planejar uma festa de bodas de papel é uma excelente ideia, principalmente para o casal montar uma comemoração mais íntima.

A ideia é comemorar a data em grande estilo, ao lado da família e amigos mais próximos, por isso, vale a pena apostar em uma organização de festa de bodas de papel.

Como montar uma festa de bodas de papel?

feesta de bodas de papel

Se vocês optaram em fazer uma festa de bodas de papel, abaixo montamos algumas ideias para escolha do local, lista de convidados, decoração, cardápio e a confecção das lembrancinhas. 

Escolha o local para fazer a festa

A escolha do local para fazer a festa do primeiro aniversário de casamento é bem importante. Isso determina a quantidade de convidados, orçamento para buffet, decoração e lembrancinhas do evento.

A festa de bodas de papel pode acontecer na sua casa, não necessariamente em uma área de festa, mas precisa ter espaço para receber os convidados.

Se preferir, alugue um salão de festas em um espaço para eventos e prossiga com as próximas etapas da organização.

Faça a lista de convidados 

A lista de convidados pode ser bem restrita apenas com pessoas da família, como os pais, irmãos e padrinhos do casamento.

Opções como amigos mais próximos e primos queridos também podem ser incluídas na lista de bodas de papel, mas isso vai depender da quantidade de convidados que o casal deseja convidar para o evento. 

Arrase na decoração da festa de bodas de papel

A decoração da festa de bodas de papel é o ponto alto da festa, ela promete encantar e representar a mensagem tão linda que tem esse aniversário.

Portanto, escolha a sua paleta de cores para a decoração, priorize os enfeites e decorações de papel. 

Opções como flores de papel, origamis, bandeirinhas, sousplat de papel, cortina de corações para painel de fotos e decoração suspensa com bandeirolas e argolas com papéis são ideias criativas e simbólicas.

Aqui é possível usar papel comum branco, papel kraft, coloridos, brilhantes e muito mais, são infinitas possibilidades para decoração do evento.

Monte o cardápio da festa 

Após arrasar na decoração da festa de um ano de casado é hora de escolher o cardápio para o evento, podendo ser um tradicional churrasco, com sobremesa de um bolo bodas de papel e doces personalizados. Tudo vai depender do horário do evento. 

Algumas opções de cardápio simples para festa de bodas de papel são os doces e salgados e também um bolo bem decorado. Aproveite o tema para colocar um lindo topo de bolo e uma bela decoração da mesa com papéis.

Para beber sirva champagne, refrigerantes, sucos, bebidas alcoólicas e também café, pois não existe limites para criatividade de um casal apaixonado.

Lembrancinhas bodas de papel 

Para oferecer como lembrancinhas de bodas de papel, vocês podem apostar nos artigos personalizados com o nome do casal, data e design exclusivo. Outra dica é aproveitar a técnica do origami para presentear seus convidados de um jeito especial e econômico.

Os pacotes com guloseimas, flores de papel e embalagens criativas também são dicas simples e muito legais para comemoração de bodas de papel.

Você ficou com alguma dúvida sobre bodas de papel? Deixe um comentário!

Compartilhe nas redes sociais :)