Ciclo menstrual: Conheça as diferentes fases e sua relação com a fertilidade

Um dos mistérios mais comuns do mundo feminino é o ciclo menstrual, que ocorre no corpo da mulher durante um mês, geralmente. Ele é um momento importante, pois significa o período fértil feminino.

Mas como funciona o ciclo menstrual? Muitas mulheres que entram nessa fase acabam tendo pouca informação sobre ela, seja por desconhecimento ou medo de perguntar. Isso é um problema, já que ciclos menstruais longos podem ser problemas de saúde.

Para se sair bem nessa fase, é necessário conhecer ela melhor. Veja mais sobre as fases da menstruação!

O que é e como funciona o ciclo menstrual?

“É essencial para as mulheres acompanhar a duração do ciclo menstrual.”

O ciclo menstrual se trata de um conjunto de alterações hormonais femininas que ocorrem no endométrio. Ele é consequência de eventos importantes no ovário e significa que a mulher é fértil.

A duração do ciclo menstrual é, em média, de 28 dias, e ele começa a ocorrer em volta dos 12 anos de idade. Normalmente, o ciclo é interrompido aos 45 anos.

Como funciona o ciclo menstrual?

A primeira ação do ciclo menstrual (no seu primeiro dia) é a menstruação, que se trata da descamação do endométrio (parede interna do útero). Nisso, ocorre a liberação de sangue, que contém os fragmentos da parede.

O ciclo estende-se até o dia anterior ao da próxima menstruação.

Obs😮 primeiro ciclo menstrual, onde ocorre a menstruação, é conhecido como menarca.

Quais são as fases da menstruação ou ciclo menstrual?

Em média, o ciclo menstrual tende a durar 28 dias, mas pode variar entre 20 e 40 dias. Nesse período de tempo, ocorrem as três fases:

Fase folicular, estrogênica ou proliferativa

Na fase folicular, a menstruação acaba deixando a mucosa interina muito fina. Por isso, ocorre a proliferação celular e a reconstrução do endométrio, que vai de 0,5 mm de espessura para 2-3 mm.

Quem promove a proliferação é o estrogênio, que é produzido por folículos ovarianos que se desenvolvem no ovário. É nesse momento que o útero se prepara para a ovulação!

Fase ovulatória

Na fase ovulatória, os níveis de estrogênio continuam a aumentar, o que leva à produção do hormônio luteinizante (LH). Ele é o responsável por escolher o óvulo mais maduro, que vai sair do ovário e viajar pelas trompas até o útero.

No útero, o óvulo sobrevive por 24 horas apenas, podendo ser fecundado por espermatozóides que entrarem em contato nesse período. Os espermatozóides duram até 5 dias dentro do corpo, o que pode causar a gravidez se coincidir com a ovulação.

Como saber se estou ovulando? Você pode calcular o período fértil online, identificar a ovulação por testes de farmácia ou reconhecer os sintomas do ciclo menstrual.

Quais são os sintomas do ciclo menstrual que indicam a ovulação?

Os principais sintomas do ciclo menstrual que indicam a ovulação são:

  • Corrimento transparente (semelhante a uma clara de ovo);
  • Aumento na sensibilidade das mamas;
  • Dor leve no útero (parecido com uma cólica leve);
  • Sensação de corpo mais quente;
  • Irritação e outras alterações de humor.

Fase lútea

Na fase lútea, que ocorre nos 12 últimos dias do ciclo, o folículo no ovário começa a produzir progesterona em maior quantidade. Isso prepara o revestimento do útero para uma eventual gravidez.

Também é produzido mais estrogênio, o que causa a sensibilidade nos seios, alterações de humor e inchaço.

Se ocorrer a fecundação, o óvulo fica grudado nas paredes do útero e o organismo começa a produzir o hCG. Esse hormônio é responsável por estimular a manutenção da produção de estrogênio e progesterona em alto nível.

Caso não ocorra fecundação, o folículo começa a se encolher dentro do ovário. Nisso, os níveis de estrogênio e progesterona têm uma queda, até que o revestimento do útero é eliminado. Nisso, começa a menstruação e o próximo ciclo menstrual.

O que é a menopausa?

A menopausa se trata do fim da ovulação e da menstruação, ou seja, o fim da fase reprodutiva feminina. Ela normalmente ocorre entre os 45 e 55 anos e significa que está ocorrendo o último ciclo menstrual.

A menopausa é identificada após 12 meses consecutivos sem menstruação!

Pode ocorrer o ciclo menstrual irregular?

O ciclo menstrual irregular é aquele onde não se sabe quando a menstruação ocorrerá, o que impede a organização da mulher. As principais causas para o ciclo menstrual irregular são:

  • Começo da vida fértil na adolescência;
  • Pós-gravidez;
  • Alterações hormonais femininas da pré-menopausa;
  • Distúrbios da alimentação;
  • Excesso de atividade física intensa;
  • Mudança de anticoncepcional;
  • Estresse ou distúrbio emocional;
  • Ovários policísticos;
  • Inflamação, pólipos ou tumores no aparelho de reprodução feminino.

Caso identifique essas irregularidades ou tenha um ciclo menstrual sem ocorrer a mais de 3 meses, é importante que busque a ajuda profissional!

Compartilhe nas redes sociais :)