7 Dicas de Como Evitar as Manchas das Axilas 

Alguns desodorantes podem irritar a pele e também fazer com que a pele fique mais escura

As manchas das axilas são um problema comum, porém, tenha calma, elas possuem solução! As manchas pode acontecer em qualquer parte da pele, mas a hiperpigmentação pode incomodar mais ainda as mulheres e causar-lhes um leve constrangimento. E quando as manchas surgem nas axilas, por exemplo, pode impedi-las de usar certas roupas.

No Instagram, a dermatologista Dra Susana Moura escreveu: “Mulheres com tipos de pele mais escuras, devido ao aumento do número de melanina ou melanócitos em sua pele, são mais propensos a ter axilas escuras”.

Como para evitar a manchas das axilas?

Vamos falar dos desodorantes que podem irritar a pele e também fazer com que a pele fique mais escura… Ela acrescentou que alguns desodorantes podem irritar a pele e também podem deixar a pele mais escura. Curiosamente, técnicas de depilação como “raspar, depilar e depilar” podem ser vistas pelo nosso corpo como “lesões”, estimulando assim a produção excessiva de melanina na área específica.

Além disso, a falta de esfoliação também pode desencadear o processo de pigmentação, assim como o desequilíbrio hormonal no corpo. Esfoliar a região a cada duas semanas promove a renovação celular, que evita irritações e pelos encravados.

A dermatologista explicou que muitos fatores podem causar o escurecimento não só das axilas, mas em muitas partes do corpo, como a virílha por exemplo.

Segundo a dermatologista, para evitar as manchas nas axilas, pode-se fazer o seguinte: 

  1. Mude a marca do desodorante: Podem olhar para um sem fragrância. 
  2. Não secar corretamente após o banho: Evite a proliferação de fungos e bactérias causadoras de odores.
  3. Mantenha a região limpa: A axila é uma das áreas do corpo que mais transpira, por isso é fundamental manter a região sempre limpa e seca. É recomendado usar sabonetes que não irritam a pele e que ajudam a manter a hidratação adequada.
  4. Use roupas folgadas: roupas apertadas podem causar hiperpigmentação. 
  5. Atividade Física: Levar uma vida ativa; trabalhar em seus níveis de condicionamento físico e redução de peso pode ajudar na pigmentação das axilas. 
  6. Faça hidratação: A hidratação adequada da pele das axilas, além de ser um cuidado básico, ajuda também no tratamento e prevenção das manchas.
  7. Cuidado com a depilação: Procure por métodos menos agressivos para pele e, atenção as reações do corpo, se pelos encravados, manchas e pele irritada são constantes, experimente substituir o método de depilação que você normalmente usa por um outro.

Manchas nas axilas têm tratamento?

As axilas escuras podem ser clareadas com alguns cuidados caseiros ou procedimentos estéticos – desde o uso de produtos clareadores até à realização de peelings e lasers.

Você pode fazer um clareamento com alguns dermocosméticos à base de antibióticos e anti-inflamatórios, com ação clareadora e ricos em Phe-Resorcinol; vitamina C; ácido Kójico, glicólico, tranexâmico e etc podem clarear a região.

Porém, o tratamento vai depender do grau de hiperpigmentação, a cor da pele, tempo das manchas e a causa. Por isso, o importante é sempre procurar ajuda de um dermatologista antes de recorrer a qualquer terapia.

Leia também: Como Clarear Lábios Escuros

Procedimentos estéticos:

  • O Peelings – tantos os físicos quanto os químicos são eficazes para tratar os problemas que afetam as axilas;
  • A Esfoliação – pode ser feita pelo menos uma vez por semana. O ritual tem função de remover bactérias e células mortas da superfície da pele, facilitando o processo de clareamento;
  • A Depilação a laser – substitui a cera e a lâmina na remoção dos pelos com durabilidade do resultado por muito mais tempo e menos agressão.

Lembre-se, qualquer tratamento deve ser recomendado pelo médico dermatologista.

Compartilhe nas redes sociais :)