5 Dicas de Como Fazer o Sexo Durar Mais Tempo

A frustração gerada por relações sexuais que acabam mais rapidamente do que deveriam pode gerar problemas sérios no relacionamento entre casais. Dessa forma, é natural, principalmente os homens, procurar métodos e dicas de como fazer o sexo durar mais tempo.

A disfunção sexual mais conhecida e que leva a relações sexuais mais rápidas e, consequentemente, mais insatisfatórias que o normal é a ejaculação precoce. A ejaculação nada mais é que a liberação de espermatozóide pelo pênis no momento do orgasmo. Portanto, essa disfunção sexual ocorre quando o ato ejaculativo acontece antes do desejado.

 É nesse contexto que listamos 5 dicas de como fazer o sexo durar mais tempo, seja por pequenas práticas que podem melhorar o rendimento sexual, ou por uso de medicamentos mais pontuais e efetivos para quem possui um diagnóstico mais claro de disfunções sexuais. Acompanhe nosso conteúdo! 

Aprenda cinco formas de como fazer o sexo durar mais tempo

Se a ejaculação precoce se manifestar apenas raramente, não há maiores motivos para preocupação. No caso de ocorrer de forma persistente, o problema precisa ser tratado da maneira adequada e, se possível, com o auxílio de um profissional de urologia e/ou de um psicólogo.

As origens da ejaculação precoce são complexas e podem ser diversas — tanto psicológicas, quanto biológicas. Diante disso, enumeramos 5 dicas diversas de como fazer o sexo durar mais tempo. Vamos falar um pouco sobre elas.

1 ) Exercícios de Kegel e stop-start

Os exercícios de Kegel foram projetados para fortalecer e tonificar o assoalho pélvico. Criados na década de 40, eles podem melhorar a qualidade da ereção e fazer o sexo durar mais. É uma técnica que pode ser realizada tanto por homens quanto por mulheres, mas mostraremos melhor como funciona para o sexo masculino.

O exercício fortalece a região do períneo, que fica entre o ânus e os testículos. Esses músculos permitem mexer o pênis quando ereto e são contraídos no momento da ejaculação. Dessa forma, ao fortalecer o períneo por meio de exercícios de Kegel, o homem consegue controlar a ejaculação de forma mais eficiente.

O exercício consiste na contração somente dos músculos pélvicos, evitando contrair as nádegas, coxas ou abdômen, e na respiração profunda durante a prática. Evite realizar os exercícios de bexiga cheia! O ideal é praticá-lo de 3 a 4 vezes por dia, 10 vezes seguidas.

Já o stop-start é uma técnica realizada durante o ato sexual e que pode ser treinada na masturbação. Ela tem como objetivo melhorar o controle da excitação durante o ato sexual, freando-a antes de que a ejaculação aconteça. 

Em caso de uma grande excitação em que o orgasmo esteja nas vias de acontecer antes da hora desejada, o homem deve voluntariamente respirar profundamente e desviar o foco de pensamento para tentar conter a ejaculação.

2) Conheça seu corpo para controlar estímulos e níveis de excitação

A prática da masturbação e de relações sexuais pode ser usada como meio de exploração e de conhecimento do próprio corpo para entender melhor até onde vão seus níveis de excitação.

Pouco a pouco, o homem pode discriminar e evitar imagens, posições sexuais, toques e outros tipos de estímulos que o leve à ejaculação mais rápida do que gostaria. Saber reconhecer esses sinais permite ao homem, por exemplo, escolher as posições sexuais que o deixem mais confortável e retardam o orgasmo

Portanto, a dica é se tornar mais atento aos sinais do próprio corpo para controlar e frear de forma mais eficiente estímulos que levem à ejaculação precoce durante o ato sexual.

3) Masturbação horas antes do sexo

A masturbação horas antes do sexo pode ser muito eficiente no controle da ejaculação precoce. Como isso pode fazer o sexo durar mais tempo? 

É muito simples. Ao se masturbar antes do sexo, o homem consegue se livrar de cargas de ansiedade e tensão extremamente influenciáveis no apressamento da ejaculação.

 Com a masturbação prévia, a relação sexual vai ser realizada de forma mais relaxada e confiante, e o órgão sexual estará menos sensível à ejaculação.

4) Capriche nas preliminares

Abuse de técnicas preliminares de carícias, massagens eróticas e sexo oral com seu parceiro(a) para que ele(a) atinja níveis satisfatórios de excitação. Assim, é possível satisfazê-lo(la) antes de você ser submetido a estímulos intensos de excitação que o levem a à ejaculação precoce.

A penetração, por exemplo, pode ser um estímulo incontrolável para sua ejaculação. Adiando o momento da penetração e encontrando novas formas de dar prazer, o homem busca um meio de como fazer o sexo durar mais tempo e garante um prazer mais prolongado e satisfatório ao(a) parceiro(a).

Além disso, começar a penetração com a parceira ou parceiro já tendo chegado ao orgasmo reduz a “responsabilidade”do homem e a ansiedade de performance. Ficando mais relaxado, sua chance de durar mais é muito maior.

5) Ajuda profissional

A ajuda profissional é o caminho a ser seguido, principalmente, no caso de nenhuma das dicas dadas anteriormente tenha surtido efeito.

A origem de problemas mais sérios de ejaculação precoce são provenientes de origens psicológicas ou biológicas, que precisam de um diagnóstico médico para serem devidamente tratadas.

Principalmente entre os jovens, a ejaculação precoce mais frequentemente têm origens psicológicas, com gatilhos de ansiedade derivados de pressão social ou motivado por algum tipo de trauma sexual. O acompanhamento de um psicólogo, assim, pode ser uma dica essencial, mais a longo prazo, de como fazer o sexo durar mais tempo ou até de como acabar com a ejaculação precoce.

Já se a disfunção sexual ter origem biológica — mais comum em adultos maiores de 40 anos em virtude de pouca produção de testosterona ou insuficiência de irrigação sanguínea nos corpos cavernosos, por exemplo — o homem deve procurar a ajuda de um urologista para que seja aplicado o tratamento adequado. 

Qual a duração ideal de uma relação sexual?

Esse é um assunto delicado, pois não há uma noção exata de qual a duração ideal do sexo. Como a sexualidade se manifesta de maneira diferente e extremamente diversa entre as pessoas, é difícil mensurar em números exatos o tempo satisfatório.

Há pessoas que gostam de sexo mais demorado, enquanto outras preferem relações mais rápidas e objetivas (as famosas rapidinhas). No entanto, há indícios científicos que mostram que uma relação (preliminares, carícias e penetração juntos) que dura menos de 2 minutos é considerada insatisfatória, enquanto o sexo que dura entre 5 e 10 minutos pode ser considerado satisfatório.

O fato é que fica a cargo das particularidades de cada um do casal para perceber qual o tempo ideal de relação sexual e até que ponto a ejaculação prematura está atrapalhando a saúde sexual de ambos. A duração ideal da relação sexual é aquela que traz prazer e satisfação para os envolvidos, e isso varia caso a caso.

Como fazer o sexo durar mais tempo? Consulte um profissional de urologia

Atualmente é possível agendar consulta com um urologista, de forma segura e virtual, no conforto da sua própria casa. Há plataformas de telemedicina especializadas em cuidados com a saúde sexual com profissionais orientados para oferecer atendimento personalizado e discreto

  • Veja como marcar uma teleconsulta online com um urologista:

Tirou todas sua dúvidas sobre como fazer o sexo durar mais tempo? Esperamos que o conteúdo tenha sido educativo e claro para que cada vez mais pessoas se conscientizem de bons cuidados relativos à saúde sexual.

Até a próxima!

Esse artigo foi escrito pela Omens, plataforma direta, online e segura de acompanhamento da saúde sexual. Nossa equipe é formada por médicos urologistas certificados pela CRM e especificamente qualificados para teleconsulta.