Como Manter a Saúde em Dia: Dicas Essenciais

Manter a saúde em dia é uma escolha de suma importância a se fazer. Afinal, com saúde, conseguimos aproveitar a vida de uma forma muito mais leve, divertida e prazerosa, e com muito mais energia, disposição e qualidade.

Agora, o que fazer (e também evitar), para manter a saúde em dia? Quais cuidados e hábitos adotar?

É sobre isso que iremos te explicar a partir de agora! Portanto, mantenha-se atento na leitura e passe a adotar as dicas que iremos dar, caso ainda não façam parte do seu dia a dia.

Dicas essenciais para manter a saúde em dia

Tenha uma alimentação adequada

Ter uma alimentação adequada é um hábito fundamental para cuidar bem da saúde. 

Isso porque, comendo de maneira saudável e balanceada, você estará fornecendo ao seu corpo, ao seu organismo, as vitaminas, os minerais e os nutrientes que eles precisam para funcionar bem.

Portanto, em sua rotina:

  • Faça todas as refeições do dia (café, almoço, jantar e lanches saudáveis);
  • Não fique mais de três horas sem comer;
  • Monte pratos coloridos na hora de fazer uma refeição;
  • Coma em quantidades certas, isto é, sem exagerar;
  • Opte por alimentos naturais, frescos, orgânicos e integrais;
  • Invista em frutas, legumes, verduras, vegetais e grãos;
  • E limite (ou evite) o consumo de produtos industrializados e ultraprocessados – especialmente os que possuem muito sal e açúcar.

Agora, para ter uma dieta bem definida e adequada para você, sugerimos que você marque uma consulta com um nutricionista. 

Desta forma, um profissional, um especialista em alimentação, poderá te orientar da melhor maneira.

Mantenha-se hidratado

A água é um líquido que faz muito bem ao corpo e à mente. E segundo profissionais da saúde, pessoas adultas devem beber pelo menos dois litros de água por dia.

Portanto, em sua rotina, mantenha-se hidratado. Beba um pouco de água de manhã, de tarde e à noite e, assim, você estará cuidando melhor da sua saúde.

E se quiser variar, visto que a água não tem gosto e não costuma agradar a todos, opte por sucos naturais, chás e água de coco. Evite bebidas como refrigerante e sucos de caixinha, isto é, sucos industrializados.

Faça uma atividade física

Fazer uma atividade física, pelo menos três vezes por semana, é um hábito extremamente importante para manter a saúde em dia. Os benefícios são inúmeros, tanto para a saúde física quanto mental.

Por isso, no seu dia a dia, não deixe de se exercitar. 

Você pode, por exemplo, ir para a academia, caminhar em um parque ou na rua, andar de bicicleta, fazer pilates, correr, nadar, dançar… você pode até mesmo se exercitar em casa, utilizando o peso do próprio corpo e/ou acessórios e equipamentos, como halteres, elásticos extensores, caneleiras, etc.

Ou seja, não tem desculpa. Organize e planeje a sua rotina, e define um período (de preferência pelo menos 30 minutos por dia), para se exercitar.

Tenha atenção ao seu sono

Apesar de a rotina ser corrida, pesada e cheia de compromissos para grande parte das pessoas, você não deve negligenciar o seu sono.

Nós somos seres humanos e não robôs, ou seja, nós precisamos de momentos para descansar, relaxar e recarregar energias.

Portanto, em sua rotina, dê atenção para o seu sono e procure dormir entre sete e oito horas por dia.

Dormir bem não só contribui para recarregar as energias, como também ajuda a manter o sistema imunológico em dia.

Faça exames

Ao longo do ano, faça pelo menos um check-up, além de alguns exames para saber como a sua saúde está.

Essa é a melhor forma de ter um acompanhamento adequado em relação a sua saúde e claro, feita por especialistas, por profissionais da saúde.

Além disso, é válido ressaltar que algumas doenças e problemas de saúde podem ser assintomáticos, silenciosos, ou seja, você pode estar com algo e não sabe, pois não sente nada, não tem nenhum sintoma aparente.

Por isso, fazer exames periodicamente irá ajudar a identificar se há algo de errado e, a partir disso, você poderá iniciar tratamentos e cuidados, com base em orientações médicas.

E para conseguir fazer esses exames e check-ups sem grandes transtornos, é importante ter um bom plano de saúde, afinal, os planos de saúde geram diversas facilidades e comodidades para marcar consultas, fazer tratamentos, etc.

Evite maus hábitos

Fumar, ingerir bebidas alcoólicas em excesso e ficar sempre estressado, são hábitos que você, definitivamente, deve evitar ou se livrar, caso tenha um deles.

Isso porque, esses são maus hábitos e, além de não ajudarem a manter a saúde em dia, eles vão acabar prejudicando-a, gerando doenças, dificuldades, entre outros problemas.

Cuide da higiene

Por fim, mas não menos importante, cuide da higiene em sua rotina, se quiser manter a saúde em dia.

Então, lave bem as mãos após ir ao banheiro e antes de fazer uma refeição, tome banho diariamente, não compartilhe roupas íntimas e objetos pessoais com outras pessoas (ex: escova de dentes), mantenha as unhas sempre limpas e evite deixar a casa suja/bagunçada.

Além disso, não fique coçando os olhos e colocando a mão na boca ou no nariz.

Agora nos conte: quais dessas dicas você já segue no seu dia a dia? Além disso, quais você começará a adotar? Comente abaixo!

E se você gostou do artigo e acha que ele pode ajudar mais pessoas, compartilhe-o.

Vamos fazer com que cada vez mais pessoas mantenham a saúde em dia!

Photo by Ave Calvar on Unsplash

Compartilhe nas redes sociais :)