
O estresse afeta a todos de maneira semelhante, mas existem algumas maneiras de afetar as mulheres de maneira diferente.
As mulheres são mais propensas a relatar sintomas físicos e emocionais de estresse do que os homens. Esses sintomas variam de dor de cabeça a dores de estômago e até perda de cabelo induzida pelo estresse. O estresse é uma questão social, mas como isso afeta especificamente a perda de cabelo feminina.
Continue lendo para saber como o estresse afeta a perda de cabelo feminina e encontre dicas para combater o estresse – incluindo quais produtos você pode usar para combater a queda de cabelo induzida pelo estresse.

A conexão entre estresse e queda de cabelo feminino
O estresse pode ser categorizado como agudo se for de curto prazo e desaparecer rapidamente, ou crônico se for de longo prazo e contínuo. E o estresse agudo e crônico pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo a queda de cabelo.
“Como o corpo vê o cabelo como um acessório e não uma necessidade, quando seu corpo está sob estresse, seu cabelo geralmente é um dos primeiros sinais”, disse Tonia Cruz, tricologista.
O estresse desencadeia a liberação de um hormônio chamado cortisol na corrente sanguínea. O cortisol é o principal hormônio do estresse do seu corpo e pode levar à perda de cabelo, bem como ao aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. É mais conhecido por produzir a resposta de “luta ou fuga”, e é por isso que o estresse geralmente parece esmagador.
“O estresse eleva os níveis hormonais e aumenta o cortisol. Quantidades elevadas de cortisol podem influenciar o DHT, que pode influenciar a queda de cabelo”, disse Tonia. “Seus folículos que carregam o cabelo precisam ser nutridos adequadamente, começando de dentro (seu intestino) para fora”.
Eflúvio Telógeno
A perda de cabelo desencadeada pelo estresse é chamada de eflúvio telógeno – ET (que é mais comumente relatado por mulheres) é uma forma temporária de queda de cabelo caracterizada por um afinamento geral do cabelo. É comumente encontrado no topo da cabeça, mas pode se localizar em qualquer parte do couro cabeludo ou se espalhar uniformemente por toda a cabeça.
O eflúvio telógeno (ET) recebe o nome da fase telógena, que é uma fase de repouso no ciclo de crescimento do cabelo. Nesta fase, o cabelo está sendo formado nos folículos, mas não está crescendo ativamente.
ET desencadeado por vários fatores, mas de um modo geral, qualquer estresse no corpo pode levar a esse tipo de queda de cabelo.
Leia Também: Queda e Cabelo Quando Devo Me Preocupar?

Causas de eflúvio telógeno em mulheres
Se você notou o início abrupto de afinamento difuso ou perda de cabelo, aqui estão alguns dos possíveis gatilhos de ET ou perda de cabelo induzida por estresse.
Perda de cabelo pós-parto
A maioria das mulheres experimenta alguma forma de queda excessiva após o parto, causada pela queda dos níveis hormonais. Durante a gravidez, um aumento nos hormônios como estrogênio e progesterona pode levar a madeixas mais longas e cheias.
Uma vez que a mãe dá à luz, seus hormônios sofrem outra mudança séria, desta vez na direção oposta. Níveis hormonais mais baixos podem desregular os hormônios do crescimento do cabelo, preparando o terreno para que o ET assuma temporariamente o couro cabeludo, causando coisas como queda de cabelo e perda de cabelo irregular. Os altos e baixos causam um estresse em seu corpo, que provavelmente já está cansado e esgotado de nutrientes vitais, especialmente se uma nova mãe estiver amamentando.
Nutrição pobre
Infelizmente, como e o que você come não afeta apenas seu corpo, mas também seu cabelo. Coisas como deficiências nutricionais (em particular uma deficiência de ferro, zinco ou vitaminas B-6 e B-12), anemia ou problemas de tireóide podem levar ao ET.
Mudanças de vida estressantes ou traumáticas
As mulheres não estão imunes aos efeitos de eventos estressantes em suas vidas diárias, especialmente aqueles que têm um grande impacto. Eventos como perder um emprego, experimentar a morte de um ente querido ou terminar um relacionamento podem causar estresse extremo e desencadear ET.
Doença grave ou condições médicas subjacentes
Uma doença, como uma infecção grave por Sars-Cov-2, ou uma condição médica subjacente, como doença da tireóide ou deficiência de ferro, também pode resultar em eflúvio telógeno.
Controle de natalidade
O controle de natalidade afeta cada mulher de maneira diferente e, para algumas mulheres, os contraceptivos hormonais podem apresentar efeitos colaterais desafiadores, incluindo perda de cabelo. A maioria dos controles de natalidade hormonais contém versões sintéticas de estrogênio e progesterona, que essencialmente enganam o corpo a pensar que está grávida. E um efeito colateral da gravidez são as alterações hormonais.
Infelizmente, essas alterações hormonais podem potencialmente desencadear – você adivinhou – ET.
Como lidar com a perda de cabelo feminina causada pelo estresse?
Há muito mais que você pode fazer para ajudar a gerenciar o estresse. A maioria dos casos de perda de cabelo induzida por estresse ou ET se resolverá gradualmente por conta própria, sem tratamento, uma vez que o estresse subjacente tenha passado. No entanto, existem algumas maneiras fáceis de tratar a saúde do cabelo de dentro para fora, melhorando a aparência geral do seu cabelo e revigorando novos fios.
Meditar
A meditação pode ser uma maneira eficaz de combater o estresse, de acordo com pesquisas. E também tem inúmeros outros benefícios que podem beneficiar seu cabelo e sua saúde geral. Reserve algum tempo todos os dias para descansar em um local tranquilo e praticar meditação para ajudar a reduzir o estresse.
Priorize a Nutrição
Criar e manter um cabelo saudável começa no interior com uma dieta equilibrada. Uma dieta inteira baseada em alimentos integrais pode fornecer todas as fibras, gorduras, proteínas e carboidratos que seu corpo precisa para ter o melhor desempenho.
E se você pretende perder peso, evite dietas radicais, que causam uma queda muito repentina de calorias e nutrientes e podem causar ET. Em vez disso, siga uma dieta nutricionalmente saudável que forneça a quantidade adequada de calorias para estimular a perda de peso.
Tenha um sono de qualidade
A má qualidade do sono ou a falta de sono tem uma relação potencial com o afinamento e a perda de cabelo. Faça ajustes em sua rotina de sono atual conforme necessário, como definir um horário regular para dormir, evitar a luz azul e ter um ambiente de sono confortável, para permitir que você tenha a qualidade e a quantidade de sono de que precisa.
Leia também: Disturbios do sono causam envelhecimento precoce
Incentive o cabelo saudável com um soro nutritivo
Um evento estressante pode causar queda de cabelo, mas isso não significa que está condenado a ficar assim para sempre. Seu cabelo só precisa de um pouco de cuidados extras para recuperá-lo. Experimente complementar a sua rotina de cuidados capilares com um serum capilar nutritivo, que ajudam a aumentar significativamente a densidade do cabelo e reduzir a queda, apoiando a aparência de cabelos mais longos, mais grossos e mais cheios.
Leia também: Tricologia e Terapia Capilar
Se consulte com um médico
Se você estiver preocupada com um aumento excessivo na perda de cabelo ou queda de cabelo, procure orientação médica. Problemas médicos, como uma glândula tireoide hiperativa ou hipoativa, anemia (deficiência de ferro), desequilíbrios hormonais ou distúrbios autoimunes podem ser os culpados por trás da perda repentina de cabelo e muitas vezes exigem medicação prescrita ou supervisão médica para tratar. Seu médico pode solicitar alguns exames de sangue para avaliar com precisão seus níveis hormonais e quaisquer deficiências nutricionais.
Imagem de Social Butterfly por Pixabay