Como Perder o Medo de Amamentar?

Ser mãe não é uma tarefa fácil e para as mamães de primeira viagem pode ser uma jornada cheia de dúvidas e que se não for bem orientada pode acabar sendo bastante traumática.

Sabemos que amamentar ainda é um assunto que gera bastante polêmica, dúvidas e anseios e algumas mamães acabam tendo problemas durante o processo. Neste artigo trouxemos diversas dicas de como perder o medo de amamentar. 

Algumas mães podem amamentar seus filhos até os 6 anos de idade, ou quando elas melhor preferirem. 

Há relatos de mães que amamentaram seus filhos até os dois anos e que principalmente em seu início não houve facilidade pois o bebê não pegava corretamente o peito, o que causa muito sofrimento pois a criança acaba passando fome. 

Seios doloridos com a amamentação

Algumas mamães ainda enfrentam outros fatores físicos como seios doloridos e que chegam a sangrar e por isso muitas delas acabam não insistindo no processo até por orientação médica. 

Lembramos que é preciso analisar cada caso individualmente em conjunto com o médico pediatra que o acompanha pois podem existir casos em que o leite pode não ser suficiente e se há muito sofrimento para criança, pode ser necessário introduzir outro tipo de leite para que a criança consiga se alimentar.

Esse tipo de problema pode ocorrer não só com as mães de primeira viagem, mas também com mulheres que já passaram por esse processo com outros filhos. 

Muitos médicos pediatras afirmam que bebês saudáveis que nascem já na 37ª semana  já nascem com o reflexo de sugar o seio satisfatoriamente. 

Porém para que as mães consigam ter sucesso para amamentar é preciso seguir vários procedimentos, que se adotados da maneira correta, poderão fornecer o padrão adequado de nutrientes, fazendo com que o leite não fique empedrado e melhorando o vínculo entre o filho e sua mãe.

Quando há algum problema entre esse vínculo de mãe e filho, é preciso se focar em como perder o medo de amamentar. 

Se o peito tem fissuras, se há dor na amamentação, a criança pode acabar ficando cansada e estressada pois não consegue retirar o leite da maneira comum e mais fácil.

Dificuldades em sugar o leite por abocanhar errado também facilitam que o leite fique empedrado. Confira abaixo passos para melhorar o processo de amamentação conforme médicos especialistas: 

Posição

O bebê deve estar em contato direto com a mãe, virado para sua barriga com o rosto diretamente na frente do peito.

O braço do bebê pode ir para parte de baixo do braço da mãe e o outro deve ficar em cima do peito. É um momento de conexão, portanto a mãe deve também apoiar a cabeça do bebê e segurar seu bumbum com o seu braço livre.

Para um melhor conforto, aconselhamos escolher um kit body bebê feito com algodão.

Pega no seio

O bebê deve ir em busca do peito e não o contrário, portanto não se deve forçar para que ele pegue o peito. 

Tentar forçar o processo pode ser péssimo para o processo de como perder o medo de amamentar pois o bebê pode ficar estressado. O bebê normalmente necessita colocar na bota toda a auréola do seio e não apenas o bico. 

O bebe normalmente faz a boca num formato de peixe com seus pequenos lábios superiores e inferiores virados para fora, com o queixo raspando do seio e deixando o nariz livre. 

Leia também: 11 condições comuns em recém nascidos

Se ele não consegue executar esse processo sozinho, a mãe pode ajudar fazendo um momento de pinça, segurando sua auréola com suas mãos num formato em C(polegares por cima e 4 dedos na parte inferior do peito). 

Não realize a pega comumente difundida em formato V, pois o movimento do dedo indicador e médio é errado. 

A criança só costuma largar o peito da mãe quando se alimenta corretamente e está satisfeita, portanto orientamos que não interfira nesse processo. 

Mas caso haja algum impedimento e seja necessário retirar o bebê dali, você pode colocar o dedo mindinho entre o seu seio e a língua da criança, gerando um vácuo e assim evitando dores e sofrimentos gerados por puxões e mordidas que podem interferir em como perder o medo de amamentar.

Dicas para cuidar dos seios e como perder o medo de amamentar

Cuidar do seu peito é extremamente essencial para facilitar o processo de como perder o medo de amamentar. 

Você pode tomar alguns cuidados como realizar uma ordenha de leite com antecedência para esvaziar sua mama e permitir que o seio não fique muito duro, fazendo com que a criança pegue no seio com mais facilidade. 

Se por algum motivo o seu peito estiver ferido você pode passar o leite no ferimento e deixar secar naturalmente, pois ele possui um efeito calmante e reparador. 

O sol pode ser um grande aliado no processo pois fortalece a pele. Você ainda pode realizar massagens no peito para controlar a pressão e retirar parte do leite. Esse tipo de massagem pode ser realizada de cima pra baixo, levando o leite até o mamilo. 

Leia também: Exercícios na Gravidez: Como Começar de Maneira Segura?

Mulheres possuem medo de amamentar?

Diversas mulheres possuem medo de amamentar devido a grande polêmica que o assunto gera principalmente para as mamães de primeira viagem e muitas informações erradas sobre o assunto. 

Pesquise, se informe, e você verá que na verdade a amamentação é uma maneira de gerar vínculo entre a mãe e sua criança, sendo muito benéfico para o bebe pois previne diversas doenças infecciosas. Não se deixe levar por costumes sociais, experiências de outras pessoas etc.

Faça o que está ao seu alcance e o que julgar melhor para o seu filho e claro, nunca se esqueça de ter um bom médico acompanhando o processo