Como Ter Uma Rotina Saudável: 5 Cuidados Fundamentais

Ter uma rotina saudável é o objetivo de inúmeras pessoas, afinal, graças a ela, é possível ter muito mais qualidade de vida.

Porém, por causa do trabalho, dos estudos, compromissos, entre outros afazeres, isso acaba ficando em segundo plano na maioria das vezes – o que, claro, não é nada benéfico para a saúde física e mental.

Portanto, se você quer mudar isso e ter uma rotina mais saudável, sem complicações e sem precisar modificar toda a sua vida de uma hora para outra, confira a seguir os principais cuidados que você deve ter daqui em diante. 

Esperamos ajudá-lo!

5 cuidados fundamentais para ter uma rotina saudável

Cuidado 1: alimentação

Para que o nosso organismo funcione bem e, consequentemente, tenhamos mais qualidade de vida, é de suma importância consumirmos os nutrientes e as vitaminas necessárias em nossa rotina.

Por isso, em vez de ingerir produtos ultraprocessados, prefira alimentos in natura como frutas, legumes, verduras, vegetais, grãos, etc.

Opte por alimentos que sejam boas fontes de proteínas, cálcio, fibras e carboidratos, e evite aqueles que são cheios de sódio, açúcar e gordura como bolachas, biscoitos, salgadinhos, refrigerantes, etc.

Além disso, não pule refeições. Tome seu café da manhã, faça um ou dois lanchinhos ao longo do dia, almoce e jante. E sempre procurando montar pratos coloridos, por exemplo, com arroz, feijão, salada, tomate, ovos e uma carne magra.

Pode ter certeza que você sentirá diversas melhorias em seu dia a dia seguindo essas dicas de alimentação.

Cuidado 2: hidratação

A água é o líquido mais poderoso para a nossa saúde, ela auxilia no bom funcionamento dos rins, ajuda a prevenir diversas doenças, melhora o desempenho físico, auxilia na perda de peso, contribui para a hidratação da pele e dos cabelos e muito mais.

Por isso, em sua rotina, beba bastante água, pelo menos dois litros por dia. Assim, você terá muito mais energia, disposição e qualidade de vida.

E para tornar esse processo mais simples e natural, tenha sempre com você uma garrafinha. Dessa forma, sempre que precisar, você poderá enchê-la no bebedouro de mesa da sua casa ou trabalho, por exemplo, e a palavra “desidratação” não fará parte da sua vida.

Cuidado 3: atividade física

Práticas e exercícios para uma rotina saudável

Quer manter o corpo e a mente em dia? Então não deixe de incluir em sua rotina saudável a prática de atividades físicas.

Pode ser caminhar, dançar, malhar, nadar, andar de bicicleta, jogar bola com amigos… enfim, encontre uma atividade que seja prazerosa para você e que te ajude a manter o corpo ativo, em movimento.

Evite, com todas as forças, o sedentarismo. E mesmo que sua rotina seja corrida, puxada, exercite-se por pelo menos 30 minutos ao dia. Isso já te ajudará a ter mais qualidade de vida.

E quanto mais intensa for a sua atividade física, mais importante será você seguir o cuidado número 2, isso porque, quanto mais você sua e transpira, mais água você precisará ingerir para repor o que foi “perdido”.

Cuidado 4: sono

Geralmente, ao longo do dia, temos diversas coisas para fazer e resolver, não é verdade? Tanto na vida pessoal quanto profissional.

Agora, para que você se recupere para o dia seguinte, esteja disposto e preparado para novos desafios, é fundamental que você descanse adequadamente.

E isso quer dizer que você deve prezar pela qualidade do seu sono, de modo que você consiga, de fato, descansar e recarregar as energias para o próximo dia, caso contrário, você estará prejudicando a sua saúde física e mental.

Portanto, valorize o seu sono, procure dormir cerca de oito horas por dia e vá para a cama sempre no mesmo horário, assim o seu corpo irá se acostumar e saber que na hora X você está se preparando para dormir.

Além disso, desconecte-se de dispositivos como celulares, tablets, computadores e televisão, isso porque, as telas e o excesso de informação podem prejudicar e muito a qualidade do seu sono.

Em vez de usar esses dispositivos, procure ler um livro, meditar ou fazer algo que te deixe relaxado. Também é interessante diminuir a luminosidade do quarto e os ruídos. Dessa forma, será muito mais fácil deitar, dormir e descansar.

Ter um sono de qualidade é a premissa para se ter uma rotina mais produtiva e com menos estresse e indisposição.

Cuidado 5: autocuidado

Por fim, invista no autocuidado. E isso quer dizer que, além dos cuidados anteriores, é fundamental que você dê atenção para a sua aparência, cultive e valorize a família e as boas amizades, que tenha tempo para fazer o que gosta, entre outros aspectos que te deixem feliz, animado.

Tenha em mente que para ter uma rotina saudável, você precisa, acima de tudo, encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Além disso, se você tem uma rotina muito pesada e que está te deixando estressado, busque soluções para relaxar, como meditar ou fazer ioga. 

Seja feliz consigo mesmo.

E para tornar todo esse processo mais simples e fácil, comece aos poucos. Você não precisa já amanhã seguir todos esses cinco cuidados. Não. Comece, por exemplo, com a hidratação, depois com o sono e assim por diante.

Vá construindo essa rotina saudável de maneira gradativa, assim o processo será bem menos difícil e, quando você perceber, já estará adotando todos esses cuidados de maneira natural.

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Até a próxima!