Como tirar Cheiro de Suor e Cecê das Roupas e Axilas
Hoje vamos falar sobre cheiro de suor, o famoso cecê que fica impregnado nas roupas e nas axilas. Só quem já tem esse problema, sabe como é constrangedor. Você sabe quais são as suas causas e o que podemos fazer para evitar?
Antes de mais nada, o suor excessivo é chamado de hiperidrose. Agora, quando esse suor em excesso vem acompanhado de mau odor, é chamado de bromidrose. Apesar de um não depender do outro, podem ocorrer juntos.
Como evitar o cheiro de suor, bem como amenizar?
A bromidrose pode causar mau cheiro tanto nos pés quanto nas axilas. Logo, fique atento (a) a essas dicas:
- Mantenha sempre uma boa higiene;
- Seque bem a região das axilas, podendo até mesmo, usar um secador em temperatura branda para retirar qualquer umidade. Igualmente, isso vale para os pés, os quais devem estar bem secos, principalmente entre os dedos;
- Troque de roupa todos os dias;
- Use desodorantes antitranspirantes, mas se for rollon, ao iniciar algum tipo de tratamento, troque o tubo por um novo.
Quais são as causas?
Como tudo na engrenagem humana é interligado, certos alimentos como a cebola, a pimenta e o alho, quando ingeridos demasiadamente, deixam a transpiração com cheiro de suor forte.
Do mesmo modo, segundo informações de Maria Helena Varella Bruna, em matéria escrita para o site Uol, uso de alguns antibióticos, alterações hormonais, bebida alcoólica e quadros de diabetes, colaboram para o desencadeamento de bactérias que causam o mau odor.
Dicas caseiras para tirar o cecê e o mau odor de suor das roupas
A princípio, não basta tentar tirar o cheiro de suor ou cecê apenas das raxilas, e sim, das roupas também. Portanto, deve ser feito simultaneamente. Na pré-lavagem das roupas, use:
- Vinagre de álcool ou Lysoform – aplique sobre a peça na região das axilas e espere agir por 20 minutos. Após, lave a roupa normalmente;
- Suco de limão e bicarbonato – faça uma misturinha e passe sobre a peça. Depois de 20 minutos, lave-a como de costume;
- Lysoform ou Pinho Sol – para cada 10 litros de água, coloque meio copo de um dos dos produtos. Mergulhe a roupa e aguarde aproximadamente 15 minutos antes da lavagem habitual.
Por fim, como nosso corpo é algo delicado e pode desencadear alergias, evite sair testando misturinhas diretamente sobre ela. Portanto, para uso na pele, o ideal é sempre consultar um dermatologista. Este profissional poderá indicar tratamento para uso tópico, sendo muitos deles com ação antibiótica. Desejo ótimos testes, melhoras quanto ao cheiro de suor forte e até a próxima!