Como tirar excelentes fotos dos seus filhos

Deseja saber como tirar excelentes fotos dos seus filhos? Confira as principais dicas para realizar o ensaio de fotos perfeito!

Fotografar crianças pode ser um pouco trabalhoso, principalmente de acordo com a sua faixa etária. Por isso, fotógrafos que realizam ensaios como newborn, smah the cake, mês versário, entre outros, devem se preocupar ao máximo com o melhor período, técnicas e ajustes para fotografar os pequenos.

Para conseguir realizar cliques perfeitos dos seus filhos é preciso seguir algumas dicas, bem como:

1. Deixe que eles sejam crianças

Às vezes, as melhores fotos vêm de permitir que seus filhos brinquem e façam suas coisas normalmente, sem forçá-los a realizar poses ou sorrir direto para câmera, pois as crianças não foram feitas para serem encenadas.

Pode ter certeza que as melhores fotos surgem quando os pequenos brincam e interagem. Falar e cantar com as crianças enquanto fotografa é uma ótima ideia para entreter e capturar os melhores cliques.

2. Envolva-os em uma atividade

Isso meio que vem junto com a primeira dica, mas às vezes apenas deixá-los correr e “serem eles mesmos” não é o suficiente para obter ótimas fotos. Prepare atividades que eles possam realizar enquanto se distraem.

Você pode oferecer brinquedos dos quais gostam muito, permitir que brinquem com os animais de estimação, que brinquem com o irmão; comam sorvete, chocolate e outros doces favoritos, entre outros. Enquanto isso captura diversas fotos espontâneas e cheias de ternura infantil.

Leia também: Moda Infantil

3. Procure pontos em torno de sua casa para luz natural

A iluminação natural é o fator essencial para tirar fotos excelentes, seja no quintal, varanda, quarto ou sala com entrada da luz do dia.

Fotos assim ficam muito melhores do que as tiradas com luzes artificiais deixam as imagens mais profissionais e naturais.

4. Faça sua câmera trabalhar mais para você

Crianças se movem rapidamente, portanto, fotografar manualmente pode ser trabalhoso. Defina a DSLR no modo Prioridade de abertura (AV em uma Canon, A em uma Nikon) para ajudá-lo nessa tarefa.

Aproveite os recursos de foco principal e disparo contínuo, programe a câmera de acordo com as especificações para aproveitar melhor os recursos.

5. Ilumine suas fotos

Não há nada de errado em editar uma foto depois de tirá-la. A edição não precisa ser difícil. Você pode iluminar a foto ao aumentar o contraste. Aplicativos como o VSCO e Afterlight podem ajudar a deixar as fotos mais bonitas e profissionais. O Photoshop no computador também ajuda.

6. Mantenha suas expectativas realistas

Independente da idade, fotografar crianças não é uma tarefa fácil, por isso, é preciso distraí-las e tentar ser mais rápido e preciso na hora de realizar os cliques. Não fique chateado se não conseguir capturar as imagens como desejado.

Para tirar fotos de crianças é preciso se adaptar a elas, o ideal é sempre conversar, cantar e interagir com elas no momento da sessão de fotos, a fim de deixá-las entretidas e confortáveis.

O ideal é aproveitar para capturar imagens espontâneas e momentos em que eles estão se divertindo.

7. Aproveite as diversas situações

Tirar fotos das crianças apenas sorrindo e brincando não é suficiente, aproveite os momentos em que seu filho está comendo, que chorou por birra, quando está tentando se vestir sozinho, tomando um sorvete, entre outros.

8. Cenários

Se deseja preparar fotos com cenário temático, sugerimos aproveitar os temas que as crianças mais gostam, seja um cenário de corrida de carros, casa de boneca, zoológico, cozinha, salão de beleza, etc.

Com essas dicas simples, você vai conseguir capturar ótimas imagens de recordação da infância de seus filhos.