
Você já ouviu falar que as cores podem influenciar nos nossos sentimentos e emoções?
Pode parecer que não, mas pesquisam indicam que sim, elas têm o poder de causar diferentes sensações. Pensando nisso, a cromoterapia tem como objetivo usar essas influências a nosso favor, utilizando as cores como forma de apoio em algumas situações que exigem o controle de emoções.
Ficou confuso e quer entender melhor como funciona isso? Aqui você vai compreender o que é cromoterapia e como as cores da sua decoração, roupas e coisas do dia a dia podem te beneficiar. Vamos lá!
O que é cromoterapia?
O princípio da cromoterapia é de que cada cor possui o poder de influenciar as pessoas de alguma forma. Por isso, a cromoterapia é uma técnica que utiliza as cores a seu favor para ter benefícios.
Essa técnica não é recente, os antigos já usavam as cores para cura e tratamentos, pesquisas indicam que sim as cores podem influenciar no organismo do ser humano.
Como cada cor influencia de acordo com a cromoterapia?
Vamos saber então a sensação que cada cor causa para entender quais são as melhores para usar na decoração e moda, por exemplo. Confira:
Vermelho
O vermelho é uma cor que traz coragem e força, além de ser conhecida como a cor da paixão e do amor. É uma cor muito indicada para se utilizar para competições, já que demonstram essa força.
Essa cor também quando aplicada na decoração dos ambientes pode aumentar a disposição e energia, levando a maior motivação.
Azul
O azul é uma cor calmante, logo tem o poder de reduzir o estresse e a ansiedade. Ele consegue criar relaxamento, sendo uma cor muito propícia a ser utilizada na decoração de quartos, principalmente quartos de crianças que têm mais dificuldade para dormir. Além disso, o azul atua no sistema nervoso, aliviando dores.
Amarelo
Você já reparou que muitas lanchonetes e restaurantes utilizam o amarelo em suas fachadas e pinturas? Isso não é uma mera coincidência, o amarelo tem o poder de aumentar o apetite.
Além da comida, o amarelo é energizante e estimulante, muito conhecido como a cor da alegria ele pode despertar a esperança naqueles que se sentem perdidos.
Verde
O verde é uma cor associada à esperança, mas que também está sempre ligada à natureza. Trata-se de uma cor que causa equilíbrio no corpo e na mente.
Porém, especialistas comentam que o verde em excesso pode influenciar na depressão, devido a sua característica fatigante.
Laranja
O laranja é uma cor que remete sensações muito positivas, essa cor eleva as emoções trazendo alegria, motivação e autoestima. O laranja também é muito usado em estabelecimentos de comida, pois estimula as vontades.
Além de tudo, o laranja ajuda muito na concentração, sendo ideal para ambientes de estudo ou trabalho em que se busca o foco nas tarefas.
Preto
O preto é considerado ausência de cor, embora muitas vezes seja associado a coisas negativas, ele pode ser utilizado para neutralizar influências de outras cores.
É também uma cor que remete ao luxo e à elegância, estando bem presente em lugares de alto poder aquisitivo.

Como utilizar as cores a meu favor?
Agora que você conheceu um pouco sobre a influências das cores, você pode escolher quais devem fazer mais parte do seu dia a dia, dependendo do seu objetivo.
A cromoterapia pode ser aplicada em meio a decoração, como por exemplo um papel de parede azul no quarto que te ajude a relaxar e dormir melhor, objetos decorativos laranja no escritório de trabalho para aumentar a concentração, enfim, a decoração é por sua conta.