7 Cuidados para Cabelos Cacheados e Crespos no Verão

No verão, nossos cabelos sofrem com a exposição intensa aos raios solares e os mergulhos refrescantes na praia ou na piscina. Por isso, principalmente para cabelos cacheados e crespos que são mais secos, é uma batalha constante manter a saúde e o volume desses fios maravilhosos.

Pensando nisso trouxemos cuidados diferenciados para garantir que seus fios não apenas sobrevivam ao verão, mas brilhem com saúde. Veja como manter suas madeixas perfeitas mesmo nessa época de calor.

Quais cuidados ter com os cabelos cacheados e crespos mais ressecados no verão?

Cabelos Cacheados E Crespos - Canva
Cabelos Cacheados E Crespos – Canva

Os raios solares intensos e a estrutura encaracoladas de cabelos crespos dificultam a chegada da oleosidade às pontas. A solução? Cuidados básicos! E temos uma lista com 7 dicas que vão salvar seu cabelo cacheado e crespo do calor do verão, confira.

1 – Invista em hidratação profunda

Fios hidratados possuem escamas mais fechadas, resistindo melhor ao ressecamento. Neste caso a recomendação de ouro é apostar na hidratação regular, adaptando-a à frequência de lavagem.

O ideal é hidratar pelo menos duas vezes por semana para quem   lava diariamente, uma vez por semana para intervalos maiores. Além disso, a umectação é essencial para uma hidratação extra, principalmente em cabelos cacheados e crespos.

2 – Aposte em proteção solar

Os raios solares podem ser vilões da saúde capilar, retirando proteínas e comprometendo o brilho e a saúde dos fios. Por isso, é importante focar na proteção solar capilar. Neste caso aplique o protetor solar para os fios apenas no comprimento dos fios antes de se expor ao sol.

Se a exposição é diária, aposte também em protetores físicos, como chapéus e bonés. Além disso, evite aumentar a oleosidade usando-o com moderação.

PUBLICIDADE 3

3 – Explore as técnicas de Co-Wash

Para quem não conhece, Co-Wash se trata de uma lavagem apenas com o condicionador. Embora pareça falta de higiene, para cabelos cacheados e crespos, essa técnica é ótima aliada.

PUBLICIDADE 2

Evite shampoos com sulfato, que ressecam os fios, e experimente o co-wash para curvaturas mais definidas, fios alinhados e sem frizz. Use essa técnica após praia ou piscina para evitar exageros. E para quem ainda quer manter o shampoo, use um produto anti resíduos a cada 15 dias se sentir necessidade.

4 – Lave os cabelos cacheados e crespos com água fria

Banho quente pode ser um hábito difícil de abandonar, mas para a saúde dos cabelos cacheados e crespos, prefira água fria. Além de preservar a oleosidade natural, a água fria ativa a circulação, favorecendo a renovação celular e a irrigação dos vasos capilares. Aposte em um banho de 22 graus para ativar a circulação sem abrir mão do conforto.

--- PUBLICIDADE ---

5 – Mantenha os cabelos crespos e cacheados desembaraçados

Cabelos Cacheados E Crespos - Canva
Cabelos Cacheados E Crespos – Canva

Cabelos cacheados e crespos têm propensão a ficar com nó, especialmente após um mergulho. Assim sendo, para evitar quebras ou mesmo estresses, mantenha os fios desembaraçados. Use pré-shampoo e escolha um leave-in para cachos definidos e proteção contra o secador.

6 – Finalize o cabelo cacheado com óleos capilares

Além de uma boa umectação, usar óleos capilares para finalizar um cabelo úmido, também é perfeito para evitar o ressecamento. No cabelo úmido aplique um leave-in com algumas gotas de óleo de sua preferência e deixe suas madeixas nutridas e sem frizz.

7 – Aposte em lavagens extras para manter a saúde dos cabelos cacheados e crespos no verão

Para quem tem cabelo cacheado ou crespo e quer aproveitar a piscina ou a praia é fundamental ter o hábito de enxaguar os fios. Portanto, após dois mergulhos no máximo, use água mineral e faça um bom enxágue para reduzir o efeito ressecado.

Agora você está pronto para passar o verão com cabelos cacheados e crespos deslumbrantes. Com esses cuidados diferenciados, seus fios não apenas resistirão, mas terão mais saúde e vitalidade mesmo com o sol escaldante. Aproveite as dicas e experimente.

Isabela Fernanda

A responsabilidade de transmitir todo meu amor pela escrita é o que me incentiva sempre evoluir. Redatora do site Tecnonoticias e Folhago, mineira, nascida em uma pequena cidade no sul de Minas chamada Delfim Moreira. Com ensino médio completo, com cursos de copywriter, produção e revisão de conteúdo para web, wordpress na prática. Ainda pretendo me graduar na área de comunicação, em breve.