Descubra Qual o Caminho Para a Autoconfiança

Autoconfiança, como a própria palavra já diz, significa ter confiança em si mesmo. Mas não é tão simples assim. De acordo com a psicóloga Angeline Uenoyama, a autoconfiança abrange você acreditar no seu potencial, ter uma boa autoestima, se achar capaz de alcançar seus objetivos.

“Todo mundo fica inseguro, às vezes. Cuidar pelo bem-estar mental e focar na positividade em tempos desafiadores como esse já é um bom começo e a psicoterapia é um recurso fundamental neste momento”, explica.

Ainda segundo Angeline, a autoconfiança está ligada à autoestima, isso porque a mulher que se gosta, se respeita e se valoriza, muitas vezes, consegue ser mais segura e determinada ao tomar decisões ou se posicionar, ou seja, autoconfiança também é a capacidade de posicionar-se de forma determinada e mais assertiva.

Veja abaixo o que a especialista sugere para adquirir autoconfiança:

Amor Próprio

Primeiro é importante nos amar. Você é capaz de fazer o que quiser e, para se tornar uma pessoa autoconfiante, é importante acreditar no seu potencial. Olhe no espelho e pense nas suas habilidades.

Busque o autoconhecimento e entenda as suas dificuldades, só assim poderá enfrentá-las, se tornando uma pessoa muito mais decidida. A psicoterapia ajuda muito neste processo.

Planejamento

Se tem algo que pode aumentar a sua autoconfiança é sentir que você está no controle da sua vida. Para começar, faça um planejamento de todas as suas tarefas pessoais e profissionais, não deixe nada de fora. Use listas, agendas ou aplicativos para realizar essa tarefa. Anote tudo o que precisa ser realizado na semana.

Alimente-se bem

O bem-estar do seu corpo pode influenciar diretamente na sua sensação de autoconfiança. Comidas industrializadas podem te causar mal-estar como dores de estômago ou até mesmo uma gastrite, o que resulta em estresse, noites mal dormidas e baixa qualidade de vida.

Exercícios físicos

Praticar exercícios físicos também pode te ajudar na sua autoconfiança e na diminuição da ansiedade.

Conhecimento

Busque conhecimento e aumente sua autoconfiança. Faça cursos técnicos para aperfeiçoar a sua profissão, mas também invista no seu lado pessoal, aprendendo sobre algo apenas por prazer.

Angeline ressalta que o desenvolvimento precoce da autoconfiança da criança terá um papel fundamental na sua adolescência e até na vida adulta. “Crescer não é uma tarefa simples, e o percurso pode ser cheio de desafios. Ter autoconfiança poderá descomplicar muitos aspectos da vida e facilitar situações que poderiam ser um problema”, conceitua.

Muitos pais entendem essa necessidade, mas não sabem exatamente como desenvolver a autoconfiança em seus filhos. Dominar a autoconfiança desde criança é primordial para uma melhor construção intelectual enquanto indivíduo.

“À medida que crescemos, somos apresentados a diversas escolhas: aprendemos a nos alimentar, vestir e, principalmente, comunicar. Desse modo, aprender a escolher a melhor opção entre todas é um processo importante no desenvolvimento infantil”, diz Angeline

Já no aspecto profissional demonstrar domínio da autoconfiança é essencial. Por isso é tão importante a criança desenvolver essa característica desde cedo, ou seja, quanto mais tardiamente ela for adquirida, mais difícil será o processo. Afinal, para uma pessoa ser bem-sucedida na profissão, é fundamental que tenha confiança em si mesma.

Para finalizar, a psicóloga diz que só devemos tomar cuidado com o excesso de autoconfiança, pois ele faz com que o indivíduo não dê ouvidos às sugestões de melhoria.