Dicas para manter sua casa aquecida no inverno

Dicas para manter sua casa aquecida no inverno

À medida que entramos nos meses de inverno e a temperatura cai, procuramos algumas maneiras para deixar nossa casa aquecida. Você poderia simplesmente ligar o ar condicionado no modo quente e todos seus problemas estariam resolvidos, mas nem todas as pessoas têm condições de ter um aparelho.

Então, o que mais você faz? Pensando nisso, decidimos separar algumas dicas que podem te ajudar a se manter aquecido nos meses frios de inverno.

Não deixe calor escapar

Não adianta nada deixar sua casa quentinha se todo esse calor irá escapar por janelas ou portas. Se sua casa não estiver devidamente isolada, você pode perder calor nas seguintes proporções:

  • 33% através das paredes
  • 26% através do telhado
  • 18% pelas janelas
  • 11% pela porta e pelo chão

Então, em primeiro lugar, vamos ver como minimizar a perda de calor e manter o ar quente dentro de sua casa.

Isole suas janelas e portas

Não é novidade que as janelas e portas são uma grande área de perda de calor em sua casa. Então o que você pode fazer sobre isso? Bem, instalar cortinas ou persianas é o primeiro passo a dar. Isso evitará a maior parte da perda de calor.

Em seguida, verifique ao redor da janela se há lacunas por onde o calor possa escapar. Eles podem ser selados com tiras de espuma auto adesivas de baixo custo, embora possam não durar muito.

Além disso, você pode tampar quaisquer lacunas de ar com um selante térmico. No caso das portas, um simples pano de chão pode evitar que o ar quente saia por baixo da porta.

Maneiras fáceis de aquecer sua casa

Há muitas maneiras simples de aquecer a sua casa de forma barata e eficiente. Aqui estão algumas maneiras:

  • Abra as cortinas: Durante os dias de sol, abra as cortinas e deixe entrar um pouco de luz do sol. Os raios ajudam a aquecê-lo, mesmo nos dias mais frios.
  • Tome banho: Se possível, deixe a porta aberta durante o banho. Isso permite que todo aquele vapor quente circule pela casa. Também pode ajudar a reduzir o ar seco do inverno.
  • Faça um chá: Além de um bom chá te manter quentinho, a água fervente da chaleira ajudará a aquecer sua cozinha.
  • Ligue o ventilador: Mudar a direção de funcionamento do ventilador de teto forçará o ar quente de volta para baixo. Para maximizar a eficiência, defina a velocidade do ventilador para baixa.
  • Compre um bom tapete: Eles não só ajudam a manter os pés aquecidos, mas também podem isolar melhor sua casa. Além disso, os dedos dos pés ficam protegidos e isso ajuda a manter você aquecido.

A melhor maneira de aquecer sua casa no inverno

A9IZmg3RKTqApLvICIeDzsUXi8 hhKwX3X Lo7JHyrAXKU2HVZstcnmPhYflo78jISU3NikjYXR6ZDZTJwETbRceerDr S2KHKok5fx dseq1inj2151hZn06ZE85EhPgUJS5Ysr

Até agora, passamos dicas fáceis para você deixar sua casa aquecida no inverno. Todas elas são boas, mas a eficiência que elas aquecem sua casa não é a melhor e nem a mais rápida. Então, a principal maneira de aquecer sua casa é comprando um ar condicionado.

Sabemos que para muitas pessoas comprar um ar condicionado está fora de questão, devido ao preço, que é maior ainda se o aparelho for quente e frio.

E o investimento não para por aí, também é preciso pagar uma empresa para fazer a instalação e fazer as manutenções anuais, se seu ar condicionado não esquenta por algum motivo, será necessário a visita de um técnico especializado e isso também exige um custo.

Porém, se você quer uma maneira definitiva para aquecer sua casa, a compra de um ar condicionado é a melhor!

Quanto custa comprar um ar condicionado?

Uma pesquisa feita pela MR Ar condicionado Americana nos ajuda a ter uma ideia de quanto custa ter um ar condicionado operando em sua casa. Segundo eles, você irá investir na compra, instalação, parte elétrica e manutenção.

Na compra de um ar condicionado novo quente e frio de 9.000 BTUs, o valor varia de 1.400 reais até 2.000 reais. Vamos deixar por base a média de 1.600 reais. Além da compra do aparelho, existe também a instalação do aparelho, que também pode variar.

Essa variação depende muito da região, aqui no estado de São Paulo, onde foi feita a pesquisa, varia de 400 a 600 reais. Vamos deixar por base o valor de 500 reais.

Até agora, investimos 2.100 reais, dependendo da qualidade do aparelho ou da instalação, esse valor já seria o suficiente. Porém, queremos fazer um custo benefício, não estamos só vendo preço, mas também qualidade. Então, vamos colocar um preço bem disputado no mercado na região de São Paulo.

A parte elétrica, em algumas instalações, não é fornecida com a instalação do aparelho, por isso decidimos colocar na lista. Entre mão de obra e material, o preço investido varia de 200 a 300 reais. Vamos deixar por base o valor de 250 reais.

Chegamos então, no valor de 2350 reais para ter um bom ar condicionado operando e deixando sua casa aquecida durante o inverno. A manutenção do aparelho varia em aproximadamente 200 reais por ano, entre limpeza e troca de algum componente.

Voltar ao Topo