12 Dicas que podem ajudá-la a Melhorar a Qualidade do Cabelo

A internet está cheia de dicas e truques de cuidados com os cabelos que às vezes podem nos deixar tontas e que muitas vezes se contradizem. Acabamos no salão pedindo para cortar alguns centímetros, compramos o produto recomendado pelo hairstyles e começamos tudo de novo. 

Então, o melhor a fazer é aprender com os especialistas para entender como o cabelo se comporta e depois tomar nossas próprias decisões.

No Incrível, vamos compartilhar alguns detalhes com você sobre o seu cabelo, para que você possa aprender a cuidar dele.

1. O cabelo cresce cerca de meia polegada por mês.

O cabelo cresce cerca de meio centímetro por mês. Temos uma média de 120.000 folículos e todos eles passam por diferentes fases de seu ciclo de vida: crescimento, transição, repouso e queda. É bom saber que o cabelo seguirá seu ciclo natural, independentemente de você decidir cortá-lo ou não.

cabelo com dermatitie seborreica
dermatite seborreica

2. A caspa também é conhecida como dermatite seborreica.

A caspa não é um problema de couro cabeludo seco, na verdade, quase sempre acontece quando o couro cabeludo é oleoso. É um crescimento excessivo de um fungo natural chamado Malassezia no couro cabeludo, que cresce em óleos. Quanto mais oleoso, mais caspa você verá. 

Recomenda-se usar xampu especializado, máscaras e tratamentos para o couro cabeludo e seguir uma dieta rica em vitamina B e zinco, consumindo alimentos como abacate e gengibre.

3. O couro cabeludo deve ser tratado como o resto da pele.

Certifique-se de que está limpo e bem hidratado, assim como você faz quando toma banho no resto do corpo. Se você se exercita muito, pode ser necessário lavá-lo um pouco mais.

4. Quanto mais cabelo = mais glândulas sebáceas

Provavelmente, se você tem cabelos finos, notou que, se não lavar diariamente, as raízes ficam muito oleosas e desinfladas. Isso acontece porque quando você tem cabelos finos, você tem mais cabelos no couro cabeludo. Como cada cabelo está ligado a uma glândula sebácea, isso significa que você tem mais glândulas e, portanto, seu cabelo fica mais oleoso.

5. Lavar o cabelo é hidratá-lo.

Embora possa ser comum não querer lavar muito os cabelos cacheados ou texturizados, lembre-se de que a lavagem faz parte do processo de hidratação. Então, quanto mais você lava, mais você hidrata.

6. Cabelo cresce em forma cônica.

Como o cabelo cresce naturalmente cônico, quando você se raspa, você está apenas cortando as pontas sem corte, ou seja, você corta o cabelo em um ponto mais grosso ao longo da haste do cabelo. Quando você se depila, por outro lado, está puxando o véu para fora do folículo e o verá crescer desde o início.

No entanto, nenhum dos métodos impedirá que continue a crescer em forma cônica. É por isso que o barbear não fará com que ele volte a crescer mais espesso.

mulher secando cabelo
maneira correta de secar o cabelo

7. A forma como você seca pode danificá-lo.

Secar o cabelo com um secador ou deixá-lo secar sozinho não fará diferença, mas a maneira como você usa essas 2 alternativas sim. Se você amarrar e um pouco ficar molhado, esfregar demais com uma toalha ou amassá-lo e esfregá-lo demais, você pode danificá-lo tanto quanto se estivesse usando um secador de cabelo em uma temperatura muito alta.

8. O shampoo remove os cabelos que já estavam soltos.

Quando você lava com shampoo, o que o shampoo faz é remover os pelos que já estavam fora do folículo piloso e prontos para sair. É normal perder até 100 fios por dia. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o shampoo não causa queda de cabelo. Pelo contrário, ajuda a manter o couro cabeludo saudável e o cabelo crescer mais forte.

mulher com cabelo branco
Cabelo branco também é genético

9. A idade em que os cabelos grisalhos começam a aparecer depende de seus genes.

A melanina é o que dá cor ao seu cabelo, então quando você pára de produzi-la, o cabelo fica grisalho. Quando você começa a ter cabelos grisalhos depende muito de seus genes. Por exemplo, se sua mãe ou seu pai ficaram grisalhos em certa idade, isso aumenta as chances de você herdar também os cabelos brancos. No entanto, o estresse também pode acelerar o processo.

Não puxe seus cabelos grisalhos, a longo prazo você só danificará seus folículos e isso é mais contraproducente do que fazer amizade com eles.

10. As pontas duplas ocorrem devido ao desgaste diário.

Secagem com secador, toalha, escovação, vento, sol ou até mesmo um chapéu no inverno danificam gradualmente o cabelo. O cabelo não se regenera, por isso devemos cuidar bem dele. A única maneira de se livrar das pontas duplas é cortá-las.

distúrbio do sono e envelhecimento precoce
Uma boa noite de sono produz melatonina que ajuda no crescimento do cabelo

11. Ter uma boa noite de sono ajuda a saúde do cabelo.

Quando dormimos, o corpo produz um hormônio chamado melatonina. Este hormônio regula o sono e ajuda no crescimento do cabelo. Portanto, a falta de sono pode resultar em uma redução da melatonina e, portanto, na perda de cabelo.

Por outro lado, a falta de sono pode causar estresse e isso, por sua vez, pode causar eflúvio telógeno, uma condição que leva o cabelo a um estágio de repouso e causa queda prematura de cabelo.

12. Massagens no couro cabeludo ajudam no crescimento do cabelo

Muitos estudos descobriram vários benefícios da massagem no couro cabeludo, incluindo cabelos mais grossos e redução da perda de cabelo ou alopecia. Isso ocorre porque a massagem alonga as células dos folículos capilares e, assim, as estimula. Acredita-se também que dilata os vasos sanguíneos sob a pele e que contribui para o crescimento.

Você pode massagear com os dedos, suavemente e em círculos, enquanto lava, com escovas ou ferramentas de massagem, e pode até usar óleos essenciais como óleo de lavanda ou hortelã-pimenta.

Como você cuida do seu cabelo no dia a dia? Quais dicas você tomou que não funcionaram como você esperava?

Compartilhe nas redes sociais :)