Dieta Líquida Restritiva – O que é? Como fazer? Emagrece mesmo?
Uma Dieta Líquida Restritiva é o que muitas mulheres buscam hoje em dia, evitando alimentos pesados e que acabam prejudicando a perda de peso.
Como a própria palavra diz, os alimentos sólidos são eliminados da dieta líquida em favor das soluções líquidas, como sopas e smoothies. Chás de ervas também são bem-vindos nesta dieta desintoxicante, desde que estejam não adoçados.
Amada por muitas famosas da Globo, essa dieta em particular precisa de algumas recomendações: em primeiro lugar, não pode ser seguida por todos, então, deve ser feita por um período limitado de tempo e seguindo especificações de regras, como verá em breve.
Por ser à base de líquidos, seus cardápios serão compostos principalmente por sopas, cremes vegetais, smoothies, centrifugados e iogurtes. Pode ser mais inclinada para frutas ou vegetais, dependendo do gosto pessoal.
Algumas variantes também incluem a adição de uma pequena quantidade de alimentos sólidos ou semissólidos, como cereais e fibras, para serem consumidos preferencialmente no jantar em dieta liquida que emagrece.
Leia conosco e entenda melhor sobre como realizar a sua Dieta Líquida Restritiva.
Quando fazer uma Dieta Líquida Restritiva?
Vamos agora abordar um aspecto essencial: em quais casos isso pode ser feito e por quanto tempo?
Como previsto, é um tipo de dieta para perder barriga que não pode ser feita por mais de 2 ou 3 dias, após os quais podem se seguir 4 dias de manutenção.
Você também pode optar por fazer isso por apenas um dia se sentir que precisa desintoxicar o corpo e encontrar algum bem estar. Também não é recomendado para aqueles que estão ligeiramente acima do peso, a não ser que deseja ter um único dia de desintoxicação restauradora.
Por outro lado, é decididamente mais eficaz para quem está acima do peso com uma margem de 8 kg: pode ser uma boa solução inicial perder os primeiros 3-4 kg e depois prosseguir com outros regimes alimentares específicos.
A dieta líquida restritiva também é recomendada no pós-operatório ou após problemas gástricos, mas nestes casos é necessário seguir à risca os protocolos recomendados pelo médico assistente.
Como funciona a Dieta Líquida Restritiva?
Mas, e como funciona e como fazer dieta liquida?
Essa dieta envolve a ingestão de alimentos líquidos por no máximo 2-3 dias, seguida de uma fase de manutenção, geralmente de 4 dias, na qual os alimentos sólidos são incluídos em pequenas quantidades. Em breve veremos os cardápios dos primeiros dias e o planejado para a segunda fase.
Regras e proibições sobre o que comer na Dieta Líquida Restritiva
Já dissemos que na dieta líquida restritiva você abastece seu corpo com frutas e vegetais, mas tenha cuidado, nem todos os vegetais são permitidos. Veremos a seguir os mais indicados nas duas fases da dieta, junto com outras recomendações.
Durante os primeiros 3 dias:
- Evite sopas, cremes e vitaminas que contêm carboidratos, como batatas, cenouras e legumes, incluindo ervilhas;
- Os vegetais mais indicados para fazer cremes e centrifugados são: cebola, alho poró, repolho, abobrinha, espinafre e acelga;
- Entre as frutas, exclua a banana;
- Você pode beber café, desde que não seja adoçado com açúcar, mas com canela caso desejar;
- Você pode temperar seus centrifugados ou sopas com azeite de oliva extra virgem, limão e vinagre, mas evite absolutamente o sal, junto com caldos à base de nozes vegetais, porque eles podem causar retenção de água.
Logo após os 3 dias, chega o quarto, onde é necessário iniciar o período de manutenção. Neste momento é permitida a introdução das frutas e legumes excluídos na primeira fase.
Cardápio da Dieta Líquida Restritiva por um dia
Aqui está um exemplo de um cardápio para a primeira fase que, lembramos, não deve ter mais de três dias de duração.
- Café da manhã: suco de frutas espremido na hora, de preferência laranja, obviamente sem açúcar + uma xícara de chá de ervas;
- Lanche do meio da manhã: batida de fruta mista à sua escolha (excluindo banana), sem açúcar e de preferência à temperatura ambiente;
- Almoço: purê de vegetais mistos, de preferência com folhas verdes (para evitar batata, leguminosa ou macarrão) + chá de ervas;
- Lanche do meio da tarde: um suco de fruta sem açúcar (ideal laranja, abacaxi ou pêssego) + suco de vegetais ou batida de frutas com a adição de um pouco de leite;
- Jantar: sopa de legumes, de preferência folhas verdes + 120 gramas de frango ou peixe.
Um exemplo de um cardápio para a fase de manutenção
Nessa fase, que marca a transição de uma dieta líquida restritiva para o retorno à dieta normal, carboidratos e proteínas são inseridos novamente.
- Café da manhã: chá de ervas ou smoothie de frutas + três biscoitos integrais;
- Lanche do meio da manhã: iogurte ou suco de frutas;
- Almoço: smoothie de frutas ou vegetais centrifugados + salada temperada com azeite de oliva extra virgem e um pãozinho integral de 50-60 gramas;
- Lanche do meio da tarde: uma fruta à sua escolha;
- Jantar: sopa de vegetais ou suco de vegetais + uma porção de 150 gramas de proteína (escolha entre peixes magros ou carnes magras, como frango e peru) e uma salada de frutas sem açúcar.
Os prós e contras da Dieta Líquida Restritiva
Vantagens
- É uma dieta líquida purificadora capaz de desintoxicar o corpo e libertá-lo de toxinas e resíduos;
- Pode ser repetida ao longo do ano;
- Ela permite que você perca até 2-3 quilos em poucos dias (mas, como mencionado, isso só pode ser feito por um máximo de três dias seguidos).
Desvantagens
- É considerada uma dieta nutricionalmente desequilibrada, além disso, envolve falta de calorias e não satisfaz as necessidades naturais, sais, vitaminas e fibras. Por esta razão, não deve ser seguida de forma alguma por um período superior a três dias;
- Conforme foi mencionado, ela faz você perder peso rapidamente, mas é a perda de massa magra, o que significa que quando você volta a se alimentar normalmente, você ganha rapidamente os quilos perdidos. Por esta razão, é mais adequado como uma solução relâmpago após a compulsão alimentar e com o intuito específico de purificar o corpo.
Portanto, a recomendação final que deixamos é que busque ajuda de um profissional capacitado, como um nutricionista, que pode lhe ajudar de uma maneira mais eficaz a perder peso de forma saudável.