Diferença entre exercícios Aeróbicos e Anaeróbicos

Fazer exercícios físicos é uma boa maneira de colocar a saúde em dia, principalmente se você tem o objetivo de manter as calorias controladas, fazer com que os problemas de saúde sejam amenizados ou, simplesmente, ter mais bem-estar.

No entanto, sabe qual a diferença entre os exercícios aeróbicos e anaeróbicos? Não? Então Adriana Maria Mota vai contar tudo para você!

Realizar os exercícios corretos para o seu objetivo é extremamente importante para garantir a eficácia dos movimentos.

Dessa forma, você poderá perder peso mais rapidamente ou seguir uma boa linearidade no seu dia a dia. Confira mais sobre o assunto deste artigo para se manter informado.

A importância de fazer exercícios

A prática regular das atividades físicas é extremamente necessária para garantir bem-estar não apenas físico, mas também mental. Além de fazer com que o seu coração bata da maneira correta, ainda será possível recuperar o rendimento da circulação sanguínea e dos hormônios pelo seu corpo.

Cuidar da sua saúde por meio das atividades físicas vai muito além do que apenas um apelo estético.

Por meio de caminhadas ou de idas frequentes à academia, é possível conseguir alcançar resultados positivos para o seu corpo e, principalmente, para a sua saúde. No entanto, é importante realizar as tarefas com o acompanhamento de um profissional.

Antes mesmo de decidir fazer uma simples caminhada, seu médico deverá ser consultado. Dependendo da sua saúde, alguns exercícios serão menos recomendados do que outros. Por isso, pense bem antes de seguir um roteiro por si só, porque isso pode acabar agravando ainda mais a sua situação.

Além disso, fazer exercícios físicos sem cuidar da alimentação pode acabar causando efeitos adversos. O ideal é que um nutricionista seja consultado para entregar as melhores orientações, fazendo com que você consiga ter uma alimentação balanceada ao mesmo tempo em que perde peso de maneira simples e ágil.

Diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos

Ainda que pareça ser pouca coisa, é importante conseguir diferenciar os tipos de exercícios antes mesmo de montar uma rotina saudável. Alguns deles são mais indicados para um determinado tipo de objetivo, além de poderem causar alguma interferência negativa na sua saúde caso executados da forma incorreta.

Sendo assim, é importante compreender quais são os principais pontos de cada tipo de exercício. Dessa maneira, você evita que falhas aconteçam no processo e, consequentemente, garante que a sua saúde e integridade estejam protegidas ao longo dos dias. Veja, abaixo, os principais pontos dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são aqueles em que o oxigênio é utilizado pela nossa musculatura, fazendo com que ela produza ainda mais energia. Geralmente, são considerados com uma carga mais leve, ainda que tenham um longo momento de duração, onde os movimentos se prolongam, mas a intensidade não se modifica.

Em nosso organismo, podemos encontrar uma molécula denominada de “Trifosfato de Adenosina”, também conhecida como ATP. Ela funciona para garantir o armazenamento e reserva de energia.

Dentro dessa modalidade de exercícios, acaba por nos ajudar a melhorar o funcionamento do cérebro e gastar mais gordura acumulada.

Os exercícios aeróbicos costumam utilizar uma grande quantidade de grupos musculares ao mesmo tempo. Por ter uma duração maior, o sistema cardiorrespiratório acaba por ser estimulado, assim como o vascular. Assim, é possível aumentar a capacidade cardíaca e pulmonar, trabalhando constantemente a nossa resistência ao longo das atividades.

Exercícios anaeróbicos

Com relação aos exercícios anaeróbicos, é válido ressaltar que a principal diferença para o outro grupo de atividades físicas está, justamente, na ausência da necessidade dos músculos utilizarem o oxigênio para queimar gordura. Neste tipo, é preciso que haja carboidrato para ser uma fonte de energia para as células do corpo.

Os exercícios anaeróbicos costumam possuir uma duração mais curta. No entanto, eles funcionam com alto impacto, mostrando-se bem intensos. O sistema predominante desses exercícios varia até 90 segundos, ocasionando um bom intervalo para que nosso organismo seja capaz de se recuperar das atividades realizadas anteriormente.

Também é importante ressaltar que esse tipo de exercício acaba por trabalhar um grupo bem menor de músculos, além de produzir uma maior quantidade de ácido lático. É por isso que, sempre que os terminamos, conseguimos sentir dores musculares. É importante cuidar delas com massagens no local ou realizando um exercício de baixa intensidade.

Quais as principais atividades de cada exercício?

Agora que você já sabe quais as diferenças entre os exercícios aeróbicos e anaeróbicos, é importante falar sobre quais atividades se relacionam com cada uma das funções. Algumas delas podem ser realizadas dentro de casa, sem a necessidade de equipamentos complexos, que só encontramos em academias.

Os principais exercícios aeróbicos são:

  • Caminhadas e corridas;
  • Subir e descer escadas;
  • Burpee;
  • Pular corda;
  • Pedalar;
  • Dançar.

A maior vantagem desses exercícios é que podem ser realizados sem precisar sair de casa, como dito anteriormente. No entanto, mesmo que seja possível fazê-los sem ajuda, é importante consultar um médico para que ele passe as orientações corretas e dê uma visão geral de como está a sua saúde.

Com relação às atividades de exercícios anaeróbicos, temos:

  • Yoga;
  • Musculação;
  • Pilates;
  • Natação;
  • Exercícios de velocidade;
  • Sprints.

Todos eles são executados com um grau elevado de intensidade e por um período bem curto. São ideais para quem está buscando queimar gordura e para tonificar a musculatura. Eles aumentam não apenas a sua resistência, mas também a performance ao longo dos dias.

Quais são os benefícios de cada tipo de exercício?

Agora, chegamos à melhor parte: quais são os benefícios dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos? Para quem realiza exercícios aeróbicos, é possível alcançar uma alta queima calórica, além de acelerar o metabolismo e aumentar a quantidade de enzimas dentro da musculatura responsável pela queima de gordura.

Aos que preferem praticar exercícios anaeróbicos, também é possível usufruir de algumas vantagens como aumentar a massa magra do corpo, fortalecer os ossos para evitar a osteoporose e remodelar a estrutura corporal, deixando os músculos tonificados para uma silhueta agradável.

É válido lembrar, também, que os resultados podem ser potencializados por meio da mudança em outras áreas da sua vida como, por exemplo, na alimentação. Sendo assim, mantenha-se firme na dieta e não deixe de consultar especialistas.

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