Do leme ao pontal! Um mini city tour pelos bairros do RJ

Veja os detalhes de como é morar na cidade maravilhosa

Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Corcovado, Copacabana, esses são apenas alguns dos pontos turísticos que fazem do Rio de Janeiro a famosa cidade maravilhosa, destino de inúmeros turistas todos os anos.

Mas indo além dos cartões postais, como é o dia a dia da vida de quem mora no Rio de Janeiro? Para responder essa pergunta é preciso conhecer um pouco mais sobre os bairros.

Como uma das cidades mais procuradas no Brasil, o Rio de Janeiro conta com uma variedade de opções quando o assunto é morar.

Isso possibilita que pessoas com diferentes condições e estilos de vida tenham a oportunidade de viver como um carioca. Isso só é possível através de uma cidade que estimula a qualidade de vida no cotidiano.

Segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Rio de Janeiro é de 0,799, um dos maiores do país.

Esse resultado é similar ao encontrado em países como o Uruguai, Peru e também a Colômbia. Para atestar esses resultados são avaliados pontos importantes como nível de educação, longevidade e renda dos moradores da cidade.

Depois da Copa do Mundo e das Olímpiadas no Brasil, o Rio de Janeiro passou por uma intensa valorização atraindo ainda mais turistas e moradores interessados em melhores oportunidades de vida.

Para isso, o Rio de Janeiro precisou investir em infraestrutura, acesso a recursos básicos como saúde e educação, oferta de comércio, produtos e serviços, além de opções de deslocamento e transporte.

Assim como em outras cidades, as condições variam de região para região da cidade. Por isso é fundamental encontrar aquela que mais tem a ver com você.

Atualmente o Rio de Janeiro tem um dos metros quadrados mais valorizados do país, variando na média de 15 a 20 mil reais, dependendo da região.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o dia a dia no Rio de Janeiro, conheça a seguir quais os melhores bairros para morar na capital carioca:

Copacabana

Cartão postal da cidade, não tem como falar do Rio de Janeiro, sem mencionar uma das praias mais famosas do país. Mas se engana quem acha que a movimentação na região acontece apenas nas areias.

O bairro Copacabana, localizado na região central, é um dos mais completos da cidade.  Além da facilidade no acesso ao transporte público, o bairro tem uma variedade de comércios e serviços, a exemplo de supermercados, farmácias, agências, entre outras opções.

Se você não abre mão das facilidades e ao mesmo tempo gosta de aproveitar a vida à beira mar, então um apartamento em Copacabana é ideal para você.

A orla da praia conta com diversos estabelecimentos, que trazem mais comodidade aos veranistas, além de atrair moradores da própria cidade que curtem as vantagens da vida noturna na região.

Ipanema

Quem está procurando opções para morar no Rio de Janeiro com certeza já deve ter cogitado escolher Ipanema. Os encantos do bairro, que vão além das músicas de Tom Jobim, conquistam moradores todos os anos.

É em Ipanema que você deve encontrar uma das melhores vistas do Rio de Janeiro, além da beleza da praia, o acesso ao Morro dos Dois Irmãos e a proximidade com a Praia do Arpoador.

Localizado na Zona Sul, uma das áreas mais nobres do Rio, o bairro conta com uma infinidade de opções para quem está à procura de um apartamento à venda em Ipanema.

Além do contato com a natureza e toda a parte histórica do bairro, Ipanema também dispõe de um comércio completo, além de uma infinidade de bares, restaurantes e opções para quem ama cultura e lazer.

Leblon

Do ladinho de Ipanema, temos outro endereço muito procurado por quem deseja se mudar para o Rio de Janeiro: o bairro do Leblon. É uma das áreas mais tradicionais na cidade, com diversas opções para quem gosta de uma vida mais agitada.

É no Leblon que se concentram os luxuosos condomínios no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. Conhecido por atrair famosos, é comum encontrar apartamentos à venda no Leblon, para quem deseja e pode realizar o sonho de uma moradia de alto padrão na capital carioca.

Embora seja uma área menor, se comparada com outras regiões da cidade, quem mora no Leblon não fica atrás quando o assunto é lazer.

Quem está instalado no bairro pode aproveitar e realizar uma visita as praias de Ipanema, no Arpoador, pelo Mirante no Leblon, ir ao teatro ou ainda caminhar pela orla.

Lagoa

Junto a Ipanema e ao Leblon, a Lagoa completa o conjunto de três bairros que dão nome a famosa Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro.

É onde está localizada a lagoa que dá nome a região, que não tem saída ao mar e proporciona uma vista única aos moradores e turistas do bairro.

Esse cartão postal da natureza faz com a Lagoa seja o terceiro endereço mais valorizado na capital, com opções disputadas quando o assunto é imóveis.

Quem mora na Lagoa pode aproveitar as amplas áreas verdes, além do acesso ao Parque da Catacumba, o Parque do Patins, o Clube Naval Piraquê, o Museu Eva Klabin, entre outras opções de lazer que você encontra somente na região.

Leia também: É seguro viajar na pandemia?

Jardim Botânico

Outro bairro popular do Rio de Janeiro, que acaba sendo o destino de muitos turistas e moradores da capital carioca é o Jardim Botânico.

Entre os atrativos que movimentam a região estão o Parque Lage e claro, o Parque do Jardim Botânico. O bairro é conhecido por ser um dos com a maior faixa verde e assim um dos mais frescos de toda a cidade.

Isso contribui, além da infraestrutura da região, para fazer do Jardim Botânico o bairro com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de todo o Rio de Janeiro, registrado em 0,959, que condiz com a qualidade de vida da região. Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais!