Em crescimento, tratamentos ortodônticos mais rápidos e discretos ganham mercado

Em crescimento, tratamentos ortodônticos mais rápidos e discretos ganham mercado

É fato que a tecnologia transformou os tratamentos ortodônticos e hoje sabemos que o aparelho não é mais considerado algo usado só na adolescência. Independentemente da idade, a saúde bucal e aparência devem ser sempre cuidadas.

Os avanços tecnológicos hoje permitem uma série de novidades e facilidades nesse ramo, trazendo várias opções para o mercado. Como o caso dos aparelhos invisíveis e o autoligavél transparente, que vem aos poucos substituindo os aparelhos metálicos, que foram muito usados em outras épocas. 

Assim, os adultos passaram a se interessar cada vez mais nesses tratamentos nos últimos anos. O que é muito importante, tendo em vista que dentes e maxilares não alinhados corretamente podem levar a desgastes, cáries, traumas e doenças gengivais, evitando assim precocemente a perda de dentes, cirurgias extensas e soluções reconstrutoras mais invasivas.

Funcionais e discretos, os aparelhos invisíveis trazem o efeito final aos pacientes de maneira mais eficaz, já que facilitam a alimentação, escovação e o tempo de uso é menor para se obter o resultado desejado.

Os adultos estão recorrendo aos aparelhos imperceptíveis na maioria dos casos para corrigir: 

  • Espaços entre os dentes,
  • Dentes encavalados, desalinhados e desnivelados,
  • Sobremordidas.
  • Mordida aberta e cruzada.

A evolução dos tratamentos ortodônticos

Em 1728, na França, surgiram os primeiros aparelhos para tratamentos ortodônticos. Feito por Pierre Fauchard, foi patenteado como Bandeau e era feito com metal pesado, parecido com uma ferradura. A tecnologia foi fazendo avanços e em 1997 surgiu o primeiro aparelho alinhador ortodôntico transparente. 

Começou sendo comercializado pela Align Technology, mas os primeiros moldes plásticos e invisíveis eram para poucos, por conta do alto custo.

Com avanço tecnológico e o surgimento de impressoras 3D, outros fabricantes começaram a surgir. Assim, o custo diminuiu, tornando o tratamento mais acessível à população.

Realização dos tratamentos Ortodônticos Estéticos

A realização desses tratamentos com esses tipos de aparelhos também sofreram mudanças. O paciente faz a consulta e a documentação realizada hoje em dia é digital, contendo o escaneamento intraoral e obtenção de modelo por impressoras 3D. Com isso é possível fazer uma simulação virtual de todo o tratamento. 

Segundo a Drª. Thaís Campregher, cirurgiã dentista que atualmente atende muitos pacientes em seu consultório que estão à procura de aparelhos ortodônticos estéticos, eles são produzidos por meio de softwares com uso de Inteligência Artificial, que permitem visualizar os resultados pretendidos e planejar todo o tratamento. Estes aparelhos atuais não são só os mais estéticos, como também os mais higiênicos, menos dolorosos e mais eficientes. 

Mais uma novidade é que os aparelhos atuais permitem também consultas on line. “Com a pandemia a possibilidade de tratamentos virtuais acabaram sendo um sucesso. Hoje é possível realizar a primeira consulta de avaliação, como também atendimentos de acompanhamento do tratamento”, garante Thais.

Como se atualizar com as melhores opções de tratamentos?

O primeiro passo é procurar um dentista na sua região e marcar uma consulta para definição da melhor opção a seguir no seu caso. Em todos as situações é preciso uma avaliação prévia, mas com certeza o profissional terá a melhor opção para tornar o seu sorriso perfeito!

“Todo o tratamento é realizado com máxima previsibilidade. Com o escaneamento e fechamento da documentação, conseguiremos acompanhar a movimentação dentária a cada troca de placa e saber exatamente como será o resultado final”, comenta Thais.

É importante lembrar sempre que a saúde bucal deve ser preservada e que o cuidado com o alinhamento dos dentes vai além de tratamentos estéticos. Mas, é claro que um sorriso bonito mexe na autoestima e na confiança de qualquer pessoa.

Voltar ao Topo