Isso é o que leva às rugas faciais! 7 erros diários que roubam a juventude

A beleza não depende apenas da genética ou do autocuidado adequado. É importante como nos sentimos no espaço e controlamos nosso próprio corpo.

Erro # 1 – Abaixar demais a cabeça ao olhar para o telefone

– Esta é uma verdadeira epidemia.

As pessoas não levantam os olhos das telas ao falar, caminhar ou mesmo dirigir. Um termo separado “pescoço de texto” foi introduzido há muito tempo – uma pose em que a cabeça é constantemente inclinada em direção à tela do smartphone.

Lembre-se: uma posição fisiológica saudável da cabeça é quando a coluna (incluindo a coluna cervical) está esticada. A cabeça humana pesa cerca de 4,5-5 kg ​​quando a seguramos reta.

Cada inclinação de 15 ° adiciona + 3kg a este peso. Você pode imaginar que carga cai na coluna cervical? E não só na cervical: quanto maior o ângulo de inclinação da cabeça, mais dura toda a coluna.

Como um preparador físico facial, um grande número de pessoas com diferentes manifestações de alterações relacionadas à idade me procuram, e quase todos os clientes têm osteocondrose, hérnia ou apenas dor na coluna cervical.

E, como resultado, dores de cabeça, problemas no pescoço e nos vasos sanguíneos, edema, deformidades do rosto oval.

Como o hábito se manifesta em termos de beleza:

O segundo queixo é formado; platisma (músculo subcutâneo do pescoço) se contrai e está em constante tensão, a pele da frente se contrai e “flutua” para baixo; o oval do rosto deforma-se, aparecem véus, os contornos do rosto perdem a clareza; forma-se a chamada “corcunda de viúva” ou cernelha – fenômeno de estagnação, acúmulo de gordura e linfa na região da 7ª vértebra cervical.

O que fazer?

– Você não pode ficar sem autocontrole. É necessário manter os gadgets na frente de seus olhos, logo abaixo do horizonte, e a distância de seus olhos ao telefone não deve ser inferior a 20 cm.

Como não se esquecer disso durante o dia? Eu mesmo encontrei uma solução: instalei um aplicativo conveniente no meu smartphone. Existem muitos desses aplicativos agora (pesquise a palavra postura – postura).

Ele me avisa sempre que minha cabeça se inclina sobre o telefone em um ângulo crítico. O conhecimento deste aplicativo logo no primeiro dia me levou a resultados inesperados! Acontece que quase sempre inclino demais a cabeça.

Tente! Os resultados do experimento serão uma descoberta para você (a menos, é claro, que você seja uma bailarina com uma postura equilibrada).

Erro # 2 – Olhar para a tela por muito tempo

– Todos os gadgets com monitores, principalmente smartphones e computadores, emitem uma luz azul intensa (luz visível de alta energia ou HEV). Essa luz, conforme demonstrado por inúmeros estudos, promove reações de radicais livres e “envelhecimento digital”, as células da pele passam a produzir enzimas que quebram o colágeno e a elastina.

Como o hábito se manifesta em termos de beleza:

  • ocorre envelhecimento prematuro da pele (perda de firmeza e elasticidade, rugas);
  • a sensibilidade da pele aumenta;
  • as propriedades protetoras da pele se deterioram;
  • hiperpigmentação se desenvolve;
  • olheiras aparecem sob os olhos.


Importante: a luz do espectro azul aumenta o estado de alerta e o desempenho. Isso é bom durante o dia de trabalho, mas tem um efeito negativo sobre nós à noite, e especialmente antes de dormir – o corpo interrompe os ritmos de “sono-vigília”.

A luz azul inibe a síntese de melatonina e, portanto, é capaz de alterar o curso do relógio biológico interno de uma pessoa, causando distúrbios nos padrões de sono.

O que fazer?

– Muitos gadgets têm a capacidade de ajustar o brilho e a temperatura da cor da tela, alguns programas ajustam a tela de forma independente para o modo de segurança.

3 horas antes de dormir, mova a tela do smartphone para “Modo noturno” – a tela “ficará amarela”, a temperatura da cor ficará mais quente. Isso é bom por dois motivos ao mesmo tempo: a luz amarela não suprime a síntese de melatonina, mas, ao contrário, a estimula, além disso, com uma tela amarela, você não quer olhar para o telefone por horas.

Se você estiver trabalhando em um computador, baixe um programa que habilite o modo de supressão de luz azul – a luz da tela ficará mais suave, mais suave.

Erro #3 – Enterrando nosso nariz na tela

– Aqui também falarei sobre o computador, ou melhor, sobre a posição da cabeça e do pescoço ao trabalhar com ele. Um erro comum: a pessoa não controla a distância até a tela e estica o pescoço para a frente.

Como o hábito se manifesta em termos de beleza:

– Os problemas assim obtidos na coluna cervical causam tensão nos músculos profundos do pescoço, deterioração da circulação sanguínea no cérebro e alterações deformacionais na face. Como eu disse, tudo está interligado.

O que fazer?

Comece pequeno. Ajuste a tela do computador de forma que você não precise forçar o pescoço ao trabalhar com ele. Além do autocontrole, faça exercícios para as costas. Posso recomendar uma forma simples, mas muito eficaz.

1. Fique de costas para a parede – de modo que as 4 zonas do corpo (cabeça, ombros, nádegas e calcanhares) toquem a superfície da parede e sejam pressionadas contra ela.

2. Em seguida, alongue os músculos do pescoço virando a cabeça para a esquerda e para a direita, inclinando em direção aos ombros, enquanto mantém a nuca afastada da parede.

Depois de algumas semanas de exercícios regulares, você começará a notar quando sua cabeça vai muito para a frente ou para trás, quando seu queixo cai muito e, na verdade, quando algo dá errado.

Dessa forma, você não apenas treina seus músculos de “suporte”, mas também desenvolve sua consciência.

Erro #4 – Não dormir o suficiente

– Se uma pessoa não dorme o suficiente, tem dificuldade para acordar de manhã e vai para a cama tarde da noite, seus ritmos biológicos naturais são perturbados, o nível de cortisol, um hormônio que afeta o equilíbrio hídrico-sal do corpo e regula muitos funções do sistema nervoso, incluindo energia, metabolismo, memória e reação ao estresse.

Como o hábito se manifesta em termos de beleza:

o excesso de peso aparece.

  • Se você não vai para a cama na hora certa, aumenta a tentação de dar um passeio até a geladeira;
  • o inchaço aparece no rosto pela manhã;
  • devido à nutrição insuficiente dos tecidos da pele e fluxo deficiente de linfa, uma tez feia (cinza-esverdeada) e olheiras aparecem;
  • as dobras nasolabiais são agravadas;
  • a pálpebra saliente aparece (ou seja, a pálpebra superior parece inchar um pouco e reduz visualmente o olho);

Quanto mais velha a idade da pessoa, quanto mais longo o estresse crônico, mais difícil é esconder as imperfeições matinais e restaurar o tom da pele.

O que fazer?

– Tire pelo menos uma hora antes de dormir para descansar sem aparelhos, TV e qualquer informação irritante. Tente nunca trabalhar à noite.

Determine quantas horas você precisa para dormir o suficiente e estabeleça uma regra para dá-las ao seu corpo, procure usar cremes relaxantes naturais para relaxar a pele (visite o site). Beba café apenas pela manhã.

Tente não adormecer de barriga para baixo. Dormir “cara no travesseiro” garante o aparecimento de rugas profundas no rosto.


A cabeça e a coluna devem estar no mesmo plano. Sem travesseiro é ruim e com travesseiro grande também é ruim – o ângulo da posição da cabeça e do pescoço afeta a circulação do fluido. Em uma posição uniforme, o sangue e a linfa circulam sem obstrução.

Tente adormecer de costas, passando mentalmente por todas as partes do corpo e relaxando-as. Sim, é impossível se controlar em um sonho, mas pelo menos no início da noite seu corpo estará na posição fisiológica correta.

Você pode dormir de lado também. Lembra como as crianças se saem? Coloque a palma da mão sob a bochecha. Uma ótima maneira de evitar rugas extras.

O sono deve ocorrer em uma sala fria. Se a sala estiver quente, o corpo começa a regular o equilíbrio água-sal do corpo para “esfriar” a si mesmo, de modo que a manhã pode começar com um inchaço desagradável.

É bom dormir em travesseiros com fronhas de seda. Alguns aminoácidos da seda, como serina, arginina, prolina, alanina, fazem parte do fator hidratante natural da pele, têm alta capacidade de reter e reter umidade nas camadas superiores da epiderme.

A seda é perfeitamente percebida por qualquer pele e também pode ter um efeito positivo em sua aparência: suaviza as rugas finas, suaviza visualmente as irregularidades da pele, matifica e fornece um nível ideal de hidratação da pele.

Erro # 5 – Desleixo

– Cerca de 99% da beleza facial depende da saúde da coluna e da posição do seu corpo no espaço!

Se você tem uma curvatura da coluna e continua a agravá-la (por exemplo, usando uma bolsa pesada no mesmo ombro), depois de um tempo a deformidade do rosto também se junta à deformação do corpo.

Pode até haver uma assimetria pronunciada, quando o canto do olho ou lábio cai, a pálpebra superior pende, você começa a controlar os músculos de uma metade do rosto pior, e assim por diante.

Acha que pode “estimular” sua postura?

Infelizmente, nem tudo é tão simples. A postura é regulada por processos inconscientes no corpo e também é um indicador do nível dos hormônios dopamina, serotonina, testosterona e cortisol.

Foram realizados estudos que determinaram que as posturas expansivas (ampla, dominante, estendida e aberta) aumentam os níveis de testosterona, reduzem os níveis de cortisol e normalizam a síntese de dopamina e serotonina.

A boa postura torna seus movimentos suaves e bonitos e sua marcha leve. Encontrar mais de 1,5 minuto em uma posição “fechada” afeta o corpo de maneira exatamente oposta.

Como o hábito se manifesta em termos de beleza:

A posição encurvada dos ombros e pescoço leva a uma violação do oval da face, a clareza das linhas dos contornos da face e pescoço, voa, dobras, assimetria, rugas na testa e aparecem problemas com a articulação temporomandibular .

O que fazer?

– Na academia, não construa sua postura, não importa o quanto lhe seja prometido. Sim, existem exercícios especiais para as costas, a região entre as omoplatas, mas sem o treinamento da atenção plena, todos eles serão apenas parcialmente eficazes.

Há muitas maneiras de lembrá-lo de manter sua postura – desde uma cruz na mão até aplicativos móveis.

A postura correta é levantar os ombros, puxá-los para trás, aproximando levemente as omoplatas, e abaixá-los, sentindo o pescoço endireitar, o queixo se elevar e até a inspiração ficar mais profunda.

Tente sentar-se ou ficar em pé pelo menos algum tempo todos os dias. Então a posição do pescoço e da cabeça torna-se natural, o volume dos pulmões aumenta, e vem uma sensação de confiança e tranquilidade.

Erro #6 – Apoiando nossas bochechas com as mãos


– A pose usual de uma pessoa entediada. Ao mesmo tempo, não pensamos que podemos ter problemas em todo o corpo.

Nesta posição, a mandíbula inferior é deslocada e a articulação temporomandibular (ATM) é afetada. Devido à sua posição central em relação à cabeça, ombros, costas e rosto, desempenha um papel importante em nosso corpo, influenciando muitos processos corporais.

Problemas de postura, mordida e articulação temporomandibular estão interligados! A ATM também está associada às articulações do ombro, quadril, joelho e pé.

Como o hábito se manifesta em termos de beleza e saúde:

  • dificuldades de articulação;
  • há cliques, um estalo na articulação temporomandibular durante a mastigação e a fala;
  • os músculos da mastigação ficam tensos, o que pode resultar em bruxismo (ranger de dentes);
  • o oval do rosto piora;
  • músculos do pescoço tensos;
  • há uma assimetria do rosto.

O que fazer?

Se podemos influenciar negativamente a articulação temporomandibular, também podemos influenciar positivamente.

O estado da ATM depende de sua postura, da condição de seus dentes e músculos da mastigação, e até … de seu histórico emocional.

Existe uma conexão músculo-cérebro entre os músculos do rosto e do cérebro. Funciona em ambas as direções, podemos controlar nossas expressões faciais e a experiência de emoções “ecologicamente corretas”. Portanto, aprenda a viver e a liberar rapidamente suas emoções. Relaxe o rosto, não o deixe congelar na mesma posição por muito tempo.

Erro # 7 – Nós apertamos os olhos frequentemente

– Algumas pessoas esquecem os óculos de sol em casa (ou nem os usam), outras têm problemas de visão, outras apenas riem muito – tudo isso leva ao aparecimento de rugas, das quais elas querem se livrar.

Como o hábito se manifesta em termos de beleza:

  • um leque de pés de galinha nos cantos dos olhos;
  • rugas glabelares;
  • rugas na testa.

O que fazer?

– Vamos começar com o fato de que os óculos (óculos escuros e comuns) ainda são necessários, e você não deve esquecê-los.

Você também pode aprender os fundamentos da autofixa estética ou ir a um especialista para este procedimento. Não recomendo aprender isso remotamente e sem as habilidades práticas necessárias para tocar independentemente no rosto e no corpo.

Lembre-se: uma abordagem não profissional não só não melhora a aparência, mas também pode adicionar alguns problemas desnecessários.

Existem opções mais seguras para corrigir as linhas de expressão que você pode usar em casa. Por exemplo, os adesivos de silicone reutilizáveis ​​para treinamento de atenção plena. Só para relaxar os músculos do rosto e aprender a controlar as expressões faciais.

É simples: cole-os na área ativa do rosto, onde se formam as rugas, por 2 a 3 horas por dia. Depois disso, você apenas faz suas coisas habituais, rastreando as expressões faciais e seus sentimentos a partir dos movimentos dos músculos faciais.

Após esses mini-treinos regulares, você começará a notar a tempo quando aperta os olhos ou franze a testa.

Em geral, observe sua postura, como você se senta em frente ao computador, como você interage com um gadget, ouve seu corpo, tente trazer mais consciência para sua vida.

Todas essas regras aparentemente simples o ajudarão não apenas a manter a juventude, mas também a melhorar significativamente seu bem-estar.