Tudo o que você precisa saber sobre a Escova de Queratina no Cabelo

As progressivas são das maneiras mais fáceis de obter cabelos mais lisos, porém existem alguns cuidados a serem observados.

A queratina é essencial para nossos cabelos e as unhas, os alisamentos de queratina são outro tópico que permanece em tendência no mundo da beleza.

Embora seja completamente normal e natural que certos tipos e texturas de cabelo sejam mais propensos ao frizz, se você preferir um acabamento mais suave, uma escova progressiva de queratina pode ser algo que você deseja analisar.

É por isso que pedimos aos cabeleireiros Abraham S. e Rebeca Hiele que nos dessem um curso intensivo sobre tudo o que você precisa saber antes de fazer o tratamento com queratina. E o mais importante, como manter seu cabelo por muito tempo após a escova de queratina.

escova progressiva queratina cabelo loiro
Imagem: Blog Fernandabeleza

O que causa a falta de queratina no cabelo?

A queratina é um aminoácido natural do nosso corpo, que pode ser produzido a partir de cabelos humanos e também de lã, assim como de chifres e penas de animais. Mas, a exposição constante à vertente, como coloração e alisamento, sol, chapinha, não podem resultar na falta da substância nas madeixas.

Com a ação desses “inimigos”, como escamas superficiais do cabelo se abrem, deixando uma camada interna exposta, o que resulta em perda de água, nutrientes e queratina – Fonte: Loreal

O que um alisamento de queratina realmente faz?

“Os tratamentos de queratina preenchem a porosidade do seu cabelo, pois o cabelo excessivamente poroso causa emaranhados, frizz e quebra”, explica Abraham. “Seu cabelo é feito de queratina, então o tratamento é colocar a proteína de volta no cabelo, que muitas vezes é perdida devido à idade e aos tratamentos químicos.”

Rebeca acrescenta que os alisamentos de queratina selam a proteína adicionada de volta ao cabelo com calor controlado, o que dá ao cabelo um acabamento suave e sem frizz.

O que você deve esperar de uma escova de queratina?

Tradicionalmente, as escovas de queratina usavam produtos químicos como formaldeído para alisar o cabelo e se livrar do frizz. Hoje, existem alternativas no mercado, como o Kerasilk Smoothing Treatment da Goldwell, que elimina o frizz sem alterar a textura do cabelo.

“É por isso que muitas escovas progressivas foram retirados do mercado”, diz Hiele. “Um tratamento de alisamento precisa funcionar, mas também precisa ser saudável, então agora esses ingredientes agressivos não são permitidos”.

Dependendo do tipo de escova que você escolher, ela pode ser personalizada para tirar o frizz, mantendo a textura do cabelo. Ou você pode ir completamente em linha reta, se é isso que você quer.

Quais tipos de cabelo devem receber uma escova de queratina?

Estes tratamentos são seguros para todos os tipos e cores de cabelo. No entanto, se você é loira, certifique-se de consultar seu hair style antes de fazer a progressiva ou alisamento.

“Alguns desses alisamento com ácido glicólico podem alterar a tonalidade da cor do cabelo, por isso uma consulta completa sobre esses pontos é crucial”, diz Abraham. “Se você é loira, veja se o salão tem tratamento para cabelos mais claros.”

Quanto às texturas do cabelo, como Hiele mencionou anteriormente, os tratamentos podem ser personalizados. No caso dos produtos de tratamento de queratina da Goldwell, você pode optar por um acabamento completamente reto ou uma versão mais suave da sua textura original.

Leia também: Pré Poo: Tipos, Benefícios e Como Fazer no Cabelo

Quanto tempo dura uma escova de queratina?

Normalmente, um alisamento com queratina pode durar até três meses, mas depende da fórmula. Por exemplo, a Goldwell oferece duas opções: o serviço Kerasilk Defrizz, um serviço mais expresso que oferece quatro a seis semanas de cabelos sem frizz, ou o serviço Kerasilk Keratin Smoothing, que dura de três a cinco meses, dependendo da frequência com que você lava o cabelo .

O que você precisa fazer pós escova de queratina?

Novamente, o que você pode e não pode fazer com seu cabelo imediatamente após um tratamento depende de qual tratamento você recebe. Com algumas fórmulas, você não pode lavar o cabelo ou amarrá-lo por pelo menos 48 horas após a consulta inicial.

No entanto, quando estiver limpo, talvez seja necessário examinar mais de perto os ingredientes da sua linha de shampoo e condicionador. “As fórmulas sem sulfato são a chave para a longevidade”, diz Abraham. “O shampoo de um fabricante irá prolongá-lo devido ao fato de que pesquisas foram feitas para que o shampoo não contrarie o tratamento.”

Para tratamentos sem tempo de inatividade, você pode seguir sua rotina habitual de cuidados com o cabelo e até mesmo fazer uma escova no mesmo dia. Como em qualquer serviço de salão, converse sobre os detalhes com seu profissional antes de fazer a escova, para que você saiba exatamente como mantê-lo.

Os produtos de escova de queratina caseiros oferecem os mesmos resultados?

Embora um creme suavizante de queratina adicione um pouco de proteína de queratina ao cabelo, não será tão impactante e duradouro quanto um tratamento de salão feito por profissionais.

Compartilhe nas redes sociais :)