Veja Como fazer Gel Caseiro de Babosa e Quando usar
A babosa é uma planta com propriedades medicinais que ajudam tanto no tratamento da pele, quando nos cuidados com o cabelo.
O gel caseiro de babosa pode ser utilizado para diversas finalidades e é muito prático e econômico.
Quer saber como fazer seu gel caseiro de babosa ou como usar? Descubra agora como preparar o seu próprio gel e quando é a melhor hora para incluir esse produto em sua rotina de cuidados com a pele e cabelo.
Para que serve o gel caseiro de babosa?
O gel da babosa, também conhecida como Aloe Vera, possui muitos benefícios para a saúde e a beleza.
Ele serve para estimular o crescimento do cabelo, eliminar a caspa, promover a cicatrização de feridas e queimaduras, dor muscular, gripe, insônia, pé de atleta e alterações inflamatórias.
Esse gel é rico em substâncias com propriedades emolientes, que age renovando as células danificadas da pele, estimulando e hidratando as células.
Além disso, a babosa é rica em vitaminas A, B, C e E, cálcio, magnésio, potássio, selênio, zinco e fosfato, sendo eficaz na cicatrização e fortalecimento do sistema imunológico.
Leia:
Como preparar o gel caseiro de babosa?
- Primeiro lave as mãos para garantir a limpeza durante todo o processo.
- Depois comece cortando uma folha de babosa. Procure por folhas maduras que ficam na parte de fora da planta, perto do chão.
- Use uma faca afiada para fazer o corte limpo perto da base da folha.
- Deixe as folhas em pé em um copo para que a resina amarela escorra por aproximadamente 10 minutos. Essa resina contém látex, que pode ser irritante para a pele.
- Em seguida, com cuidado, use um descascador de vegetais para remover a casca da babosa.
- Retire o gel com uma colher e coloque-o em uma tigela limpa.
- Se você desejar conservar o gel por um período mais longo, adicione 500 mg de Vitamina C em pó para cada 1/4 de xícara de gel.
- Por fim é só colocar os ingredientes em um liquidificador e bater bem até ficar espumoso.
- Coloque o gel em um pote de vidro esterilizado.
Se você usar um conservante, ele pode durar vários meses na geladeira. Caso contrário, o gel durará por uma ou duas semanas.
Como posso usar o gel de babosa?
No dia a dia há várias maneiras de usar a babosa no tratamento de caspas e outras finalidades no cabelo. Além disso, o gel da babosa também é um poderoso aliado da pele, mas, vale lembrar que é sempre bom testar antes do uso para evitar alergias. Assim sendo, veja algumas formas de usar esse gel.
1. Estimular o crescimento do cabelo
Em um recipiente coloque 3 colheres de gel de babosa e 2 claras de ovo, depois mexa bem. Aplique a mistura no couro cabeludo, garantindo que toda a raiz dos cabelos esteja coberta. Espere 5 minutos e enxágue com água fria e shampoo.
2. Tratamento da caspa
Use o gel de babosa diretamente no couro cabeludo, massageando devagar. Deixe agir por meia hora faça o enxágue. Repita o procedimento sempre antes de lavar o cabelo para tratar as caspas.
3. Hidratação da pele com gel de babosa
O gel ajuda a hidratar a pele e pode auxiliar na prevenção de rugas, para usar coloque uma pequena quantidade e massageie de leve. Logo após lave o rosto com água morna até retirar toda babosa, isso pode ser feito todos os dias.
4. Gel caseiro de babosa para tratamento de queimaduras
A babosa possui propriedades cicatrizantes e pode ajudar a acelerar o processo de cura de queimaduras de sol. Por isso, após ficar exposto aplique uma quantidade generosa do gel e deixe agindo, em poucos minutos você sentirá sua pele refrescada.
O gel caseiro de babosa pode ser usado no dia a dia, mas, sempre com atenção em alergias e não deve ser consumido. Para quem está acostumado a usar, não deixe de experimentar outras maneiras de uso como as citadas acima.