Influencer digital de sucesso
Profissões e Negócios

Influenciador Digital de Sucesso – Comece em 5 Etapas Simples!

Saiba o conceito de influenciador digital, quanto ganha o profissional, quais atividades desenvolvidas e como obter sucesso na carreira.

Você acredita que seguindo poucos passos é possível tornar-se um digital influencer? E se eu te disser que além de montar uma estrutura de forma rápida você também consegue começar na carreira sem gastar quase nada?

Então… nos tópicos a seguir eu vou te mostrar o passo a passo fácil de como tornar-se um influenciador digital e obter sucesso trabalhando na internet. Além disso, trouxe informações básicas que todo iniciante precisa saber.

Conceito de Influenciador Digital

imagem de um influencer digital no celular
Imagem de 99mimimi por Pixabay 

O influenciador digital é um usuário das redes sociais que usou suas habilidades para sedimentar determinado nicho. Em suma, os influenciadores têm acesso a um público vasto e possuem influência suficiente para persuadi-los a realizar ações.

Estes profissionais da era moderna tornaram-se uma forte tendência e as empresas de todo o mundo percebera a força de divulgação dos mesmos. Por isso, contratam digitais influencers para atingir o público-alvo mais resistente ao marketing tradicional.

Resumindo, temos aqui uma parceria benéfica para ambas as partes: o influenciador digital é pago e consegue profissionalizar-se ainda mais, ganhado mais seguidores.

Do outro lado, temos a empresa que pode investir em campanhas mais assertivas, tendo em vista que vai atingir apenas seu público-alvo.

Agora eu preciso ser sincera contigo. Ser um influenciador digital não é uma tarefa fácil, mas é algo perfeitamente possível. Basta que você siga algumas etapas e se esforce muito. Afinal, não estamos falando de brincar na internet. Essa é uma profissão séria e que exige o máximo de dedicação.

Sendo assim, saiba que o caminho a ser percorrido é longo, mas pode ser muito rentável!

Quanto Ganha um Influenciador Digital?

Sem dúvida, essa é a pergunta que não quer calar. Quanto ganha um influenciador digital? 

Apesar de ser uma profissão em grande evidência, ela é muito antiga. O que difere mesmo o influenciador contemporâneo do antigo são as ferramentas de trabalho e a forma como são remunerados. Atualmente, um digital influencer pode trabalhar de várias formas diferentes e receber de acordo com o proposto pela empresa.

Sendo assim, quando pensamos em quanto ganha um influenciador digital, devemos lembrar de que não existe um valor fixo. São muitas as variantes que interferem no valor cobrado por esse tipo de serviço.

Por exemplo, quando uma marca decide contratar um influenciador para aumentar o número de leads, o profissional contratado precisa chamar a atenção dos seus seguidores especificamente para a marca e não para um produto ou serviço.

Desse modo, estamos falando sobre um trabalho mais apurado.

Por certo, a prospecção de leads exige um número maior de anúncios para que o público em questão desperte curiosidade. Não quer dizer que isso não possa ser feito através da demonstração de um produto da empresa, mas essa não deve ser a única estratégia.

Por outro lado, quando se trata de divulgar um produto ou serviço, uma campanha apenas pode bastar. Ainda assim, o preço não é tabelado. Caso o profissional consiga criar seus vídeos é um valor, mas se precisar terceirizar o serviço, os valores mudam.

Consegue perceber como não podemos estipular quanto ganha um influenciador digital?

Número De Seguidores E Engajamento

Um fator condicionante que também defini quanto um digital influencer por de ganhar, é o número de seguidores. Hoje bem menos que antes, mas esse é um fator importante. 

Já parou para pensar em na diferença de valores entre um micro influenciador e um influencer estrela como uma atriz famosa? Isso, sem dúvida, tem a ver com o número de seguidores. No entanto, hoje em dia, as marcas mais antenadas abordam a questão de maneira diferente.

Então, vamos pensar juntos… Do que adiantaria uma marca contratar um influenciador digital com 1 milhão de seguidores se apenas 1% desse público fosse engajado? O que gera leads e aumenta a visibilidade da empresa e seus produtos é o engajamento.

Por isso, quando falamos em influenciador de sucesso estamos nos referindo ao profissional que possui boa quantidade de seguidores e um engajamento eficiente.

Com isso, devo ressaltar que em se tratando da rentabilidade de um perfil, o que realmente importa é o engajamento. Isso porque um influencer poderoso consegue fazer com que seu público participe de suas campanhas.

Atividades Desenvolvidas Por um Influenciador Digital

como ser influenciador digital
Imagem de Wokandapix por Pixabay

Mas o que faz um influenciador digital? Como ganhar dinheiro atuando nas redes sociais? A seguir, veja as várias formas para gerar renda como digital influencer.

Publicações Patrocinadas

As postagens patrocinadas, também conhecidas como publiposts, é o meio mais incisivo e convencional que um influenciador tem para promover produtos e serviços. Logo, a forma como a publicação é feita depende do resultado esperado pela marca contratante. 

É possível fazer uma só postagem ou cobrar por um pacote, sendo uma sequência de publicações ou um carrossel no feed. Também temos a possibilidade de postar em stories.

O post pode ser uma imagem do produto ou mesmo um vídeo criado pelo profissional contratado, dando informações sobre que se está divulgando.

Venda de Produtos Digitais

Outra possibilidade de ganhar dinheiro na internet influenciando pessoas é com a venda de produtos digitais. Geralmente, a melhor forma de fazer isso é tornando-se um afiliado de infoprodutos.

Por serem intangíveis, estes produtos digitais são distribuídos e consumidos via internet. Assim sendo, o preço dos mesmos sai bem mais em conta, o que atrai o público.

Dentre os infoprodutos mais lucrativos estão os e-Books e cursos digitais. Quer começar a ganhar dinheiro como influenciador digital com marketing de afiliados? Então, veja como começar no marketing de afiliados mesmo sem dinheiro para investir!

Embaixador de Marcas

Uma das exigências do marketing digital é conseguir construir um relacionamento com o público. Sendo assim, está é uma tarefa que o influenciador digital pode promover.

E síntese, o objetivo dessa tática é a captação de leads e a construção de uma lista de compradores em potencial. Nesse caso, é importante que o influencer conheça bem a marca, e os produtos e serviços que a mesma oferece no mercado. 

Para quem está começando, não deve haver muita preocupação por não ter milhões de seguidores, pois as empresas podem contratar o profissional para campanhas regionais, por exemplo. Desse modo, os micro influenciadores também conseguem fechar bons contratos.

Conhecendo os 5 Passos Para Tornar-se um Influenciador Digital 

influenciador digital como começar
Imagem de jamsthebest por Pixabay 

Agora que você já sabe como pode atuar sendo um influenciador digital, aprenda o passo a passo pata começar.

  1. Escolhendo um Nicho

A ideia aqui é focar em um tema que você entenda, pois, assim, pode começar a abordá-lo aos poucos em suas mídias sociais. É possível iniciar conversando com amigos em suas redes sociais, por exemplo.

Dessa forma, seu principal objetivo deve ser tornar-se conhecido no mercado em questão. Esta, certamente, não é um objetivo que alcançamos rapidamente, então, a dica é trabalhar com calma. Amigos, amigos de amigos… Assim a rede vai crescendo.

O importante é encontrar um nicho lucrativo e você ter condição de trabalhar com ele. 

  1. Definindo Canais Para Compartilhar Conteúdo Digital

Após escolher o nicho, a próxima etapa é definir em quais canais digitais deseja trabalhar. A princípio, as redes sociais são ótimas aliadas dos influenciadores digitais.

De acordo com números de uma pesquisa realizada pela We Are Social em 2017, 2,7 bilhões de usuários estão ativos nas redes sociais no mundo. Ainda de acordo com a pesquisa, o segundo país onde estes usuários mais passam tempo, conectados é o Brasil.

Sem dúvida, Facebook e Instagram são as mídias sociais mais populares e com maior apelo dentro do marketing digital. Isso não importa o nicho.

No entanto, o blog é uma ferramenta que não devemos desconsiderar. Isso porque se trata de um ambiente virtual dos mais antigos e que nos permite trabalhar melhor os conteúdos mais completos. Então, a dica é começar criando contas no Facebook e Instagram e também um blog.

Mas temos outro canal que também é usado por influencers e que convertem muito! O bom e velho canal do YouTube. Sugiro, então, que você também leia o artigo sobre como ganhar dinheiro com canal do YouTube. 

  1. Criando Sua Identidade visual

Vale ressaltar que seus canais de divulgação devem ter um visual profissional e organizado, logo, você terá que trabalhar uma identidade.

Como fazer isso? Comece escolhendo uma paleta de cores para ser usada em todos os seus trabalhos e desenvolvendo uma logomarca.

Quando se fala em identidade visual, é uma referência a símbolos que identificam as marcas e os empreendedores digitais. 

  1. Marketing de Conteúdo

Com as estruturas prontas é chegada a hora de iniciar o trabalho de atração do público. Isso só pode ser feito com ações de marketing de conteúdo.

Logo, o influenciador digital deve compartilhar textos, infográficos, vídeos, etc. Tudo com o máximo de qualidade. Além, disso, precisa abordar temas relevantes para o público-alvo.

Por fim, ainda é importante usar técnicas de SEO no conteúdo. Dessa forma, conseguimos tráfego orgânico e valioso.

  1. Divulgação

Enfim, após tudo pronto, também temos que investir em links patrocinados. Decerto, o tráfego orgânico é o mais valioso, mas se quiser resultados um pouco mais rápidos, a dica é anunciar no Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads. 

Espero que tenha gostado das informações deste post. Conhece alguém que deseja tornar-se um influenciador digital? Então compartilhe esse post com ele.