Lábios ressecados e rachados: Causas e Receitas Caseiras

Lábios ressecados e rachados: Os lábios não contêm glândulas sebáceas como outras partes da pele. Isso significa que os lábios são mais suscetíveis a secar e ficarem ressecados (rachados). A falta de umidade pode piorar o problema, seja induzido pelo clima ou relacionado à falta de autocuidado.

Pouca umidade no ar durante nos meses de inverno é muito favorável para causar lábios ressecados. A exposição frequente ao sol no verão também pode piorar sua condição.

Outra causa comum de lábios rachados é passar a língua nos lábios toda hora. A saliva da língua pode retirar ainda mais a umidade dos lábios, causando mais secura nos lábios.

Como tratar e prevenir lábios ressecados e rachados

Lábios rachados geralmente podem ser tratados em casa com receitas caseiras. Mas o primeiro passo é certificar-se de que seus lábios têm umidade suficiente. Isso pode ser feito por:

  • Aplicando protetor labial ao longo do dia
  • Bebendo mais água para hidratar não só a boca, mas o seu corpo no geral.
  • Usando um umidificador em casa
  • Evitando condições de clima frio ou envolvendo a boca com um lenço

A exposição ao sol também pode causar lábios rachados, especialmente com a idade. Aplique um protetor labial que contenha um FPS mínimo de 15 antes de sair ao ar livre. O bálsamo ajuda a hidratar os lábios e o protetor solar minimiza ainda mais os efeitos de secagem.

Receitas caseiras para lábios ressecados e rachados

Lábios macios e cheios podem parecer bonitos, mas manter os lábios hidratados e saudáveis ​​é o mais importante. Se você for como a maioria das pessoas, porém, seus lábios não ficarão macios, rosados ​​e carnudos sem prestar um pouco de atenção extra à pele da boca. Continue lendo para aprender 14 receitas caseiras para lábios hidratados e saudáveis.

Dicas para obter lábios com aparência saudável:

  1. Esfolie os lábios
    Antes de ir para a cama à noite, aplique um protetor labial de boa qualidade. Depois de acordar, use um pano úmido ou uma escova de dentes para esfregar suavemente qualquer pele morta ou seca. Isso também aumentará a circulação para a área.

  2. Beba água: Mantenha-se hidratada
    Uma das causas mais comuns de pele seca é não beber água suficiente. Tomar oito copos de água por dia beneficiará seu corpo de várias maneiras, e lábios mais cheios são um benefício adicional.

  3. Azeite de oliva
    Umedecer os lábios com azeite de oliva regularmente ajuda a mantê-los hidratados e protegidos.

  4. Oléo de Amêndoa e Mel: Esfoliante labial caseiro
    Usando esta receita, você pode esfoliar a pele fina dos lábios com açúcar bruto enquanto bloqueia a umidade com óleo de amêndoa e mel.

  5. Hidrate com aloe vera
    Você pode comprar gel de aloe vera (babosa) puro ou até mesmo quebrar uma folha de uma planta de babosa em sua casa para hidratar os lábios. Aloe vera tem propriedades calmantes e curativas, ajudando os lábios a ficarem com a melhor aparência.

  6. Óleo de hortelã-pimenta para aumentar a circulação
    O uso de óleo de hortelã-pimenta nos lábios pode aumentar a circulação na área. Também proporciona uma sensação refrescante que pode acalmar os lábios secos.
    A mistura de óleo de hortelã-pimenta com um óleo transportador, como óleo de amêndoa ou óleo de coco, cria um luxuoso protetor labial DIY que você pode reaplicar ao longo do dia.

  7. Use corantes vegetais naturais
    Se você está procurando uma cor de lábio uniforme que seja um pouco mais avermelhada do que o tom da sua pele, os corantes naturais de plantas são um bom lugar para começar.

    Eles também não irritam ou ressecam os lábios como batons pesados. Suco de framboesa ou suco de romã aplicado diretamente nos lábios pode manchar temporariamente seus lábios com uma cor rosada.

Causas e riscos para lábios ressecados

Todos mundo poder ter lábios ressecados ou rachados em algum momento, principalmente se tiverem desidratação, exposição frequente ao sol, tempo muito frio e o consumo de algum tipo de remédio.

Medicamentos e suplementos também pode aumentar o risco de desenvolver lábios ressecados que podem causar lábios rachados incluem:

  • vitamina A
  • Retinóides (Retin-A, Differin)
  • Lítio (comumente usado para tratar transtorno bipolar)
  • Remédios de quimioterápicas

Pessoas desidratadas ou desnutridas também são mais propensas a ter lábios rachados do que outras pessoas. Ligue para o seu médico se algum deles estiver associado aos seus lábios rachados – desidratação e desnutrição são condições graves que requerem atenção médica imediata.

Inflamação nos lábios

Caso as rachaduras na boca apareçam com muita frequência, é importante procurar um dermatologista para investigar se não há algum problema. O ressecamento excessivo dos lábios pode causar uma inflamação da semimucosa com uma aparência avermelhada, descamativa e rachada:

 — A queilite pode surgir devido ao ressecamento, dermatite atópica, dermatite alérgica ou de contato, como, por exemplo, pelo contato da pasta de dente.

E lábios muito ressecados podem criar feridas que facilitam o retorno do herpes em pessoas que já tiveram outros episódios da infecção viral ou favorecem os não infectados a se infectarem.

Compartilhe nas redes sociais :)