Micropigmentação Labial – Leia antes de fazer!

O Micropigmentação Labial é um tipo de procedimento de tatuagem cosmética semi permanente obtido através da deposição de pigmentos nos lábios com pequenas agulhas. Também conhecida por: Micro Labial, tatuagem labial e pigmentação labial.

Embora também seja chamada de tatuagem labial, é mais um aprimoramento cosmético do que a arte da tatuagem tradicional. A Tatuagem Labial se concentra na alteração da cor e da forma para criar lábios com aparência mais jovem.

Os lábios de cada pessoa são diferentes e não existe um padrão de beleza. Mas se você quiser mudar a aparência ou a cor dos lábios, pode se interessar por corar os lábios.

No entanto, há muitos aspectos do procedimento a serem considerados, incluindo:

  • sua tolerância à dor
  • seu orçamento
  • possíveis efeitos colaterais

Aqui está o que você precisa saber sobre a micropigmentação labial antes de começar.

Como funciona micro labial?

Um procedimento de micro labial é semelhante à tatuagem labial. Isso é realizado da seguinte manei

Primeiro, o profissional irá anestesiar seus lábios para que você sinta menos dor e desconforto.
Enquanto você espera que o agente anestésico tenha efeito total, o profissional irá revisar o formato e o tom de seus lábios desejados, bem como quaisquer esboços que precisem de sua aprovação.

Em seguida, eles inserirão um pigmento de aparência natural em seus lábios usando pequenas agulhas. Isso é feito em várias camadas para ajudar a criar um tom uniforme. Ao todo, o processo pode levar de 1 a 3 horas.

Micropigmentação labial dói?

Depende da sensibilidade de cada pessoa. Como citado acima, a(o) profissional irá aplicar um produto anestésico nos lábios com antecedência para ajudar a minimizar a dor e o desconforto.

Quanto menor a tolerância à dor, mais desconforto você pode sentir. No entanto, algumas pessoas podem não sentir muita dor. Você pode considerar tomar paracetamol antes de sua consulta para diminuir suas chances de sentir dor.

Evite tomar naproxeno, ibuprofeno ou aspirina com antecedência, bem como suplementos como óleo de peixe, alho, gingko e vitamina E – eles podem aumentar o sangramento e hematomas.

Quão permanente é?

A tatuagem labial é considerado um procedimento semi permanente. Isso significa que você repetirá o processo a cada poucos anos para manter seus resultados.

A esfoliação labial frequente, a exposição ao sol e o fumo podem fazer com que o pigmento desbote mais rapidamente.

O que não pode comer depois da pigmentação labial?

Nos primeiros dias e semanas após a realização da pigmentação labial, o foco é a cicatrização do local, dessa forma, tente evitar o consumo de alimentos gordurosos como carne suína, chocolate e frituras que retardam a recuperação da pele.

Pode beijar depois da micropigmentação labial?

Não, não pode! Lembre-se que possuímos muitas bactérias e germes em nosso corpo, inclusive em nossas bocas. O que é normal de todo ser humano, caso você beije outra pessoa você estará trocando de bactéria e germes com outra pessoa.

O que prejudica no processo de cicatrização na micropigmentação labial. Para que ocorra uma boa cicatrização, o ideal é ficar de 5 a 7 dias sem beijar.

Quais os riscos da micropigmentação labial?

A micropigmentação labial traz os mesmos efeitos colaterais e riscos da tatuagem tradicional. São esperados efeitos colaterais menores, embora diminuam à medida que seus lábios cicatrizam. Esses inclue

  • inchaço
  • vermelhidão
  • dor

    Sem os devidos cuidados e cura, seus lábios podem infeccionar.

Chame um médico se notar:

  • inchaço excessivo
  • agravando a dor
  • pus escorrendo de seus lábios

Uma infecção grave também pode causar febre e calafrios.

Outros possíveis efeitos colaterais incluem:

  • coceira
  • irritação na pele
  • cicatrizes
  • protuberâncias na pele
  • coloração desigual
  • doenças transmitidas pelo sangue de equipamentos compartilhados

Micropigmentação labial antes e depois

tatuar os lábios pode ajudar se você quiser obter mais simetria e tom. Seu profissional provavelmente o ajudará a escolher um pigmento de aparência natural para o seu tratamento.

Aqui estão alguns exemplos da vida real para ter uma ideia de como é a pigmentação labial.

Micropigmentação labial e cuidados posteriores

O processo de cura da pigmentação labial é semelhante ao de uma tatuagem. Você verá inchaço e vermelhidão, que pode ajudar a tratar com gelo ou compressas frias. Embora possa ser tentador fazer um curativo em seus lábios, você deve deixá-los secar ao ar para obter melhores resultados.

À medida que seus lábios começam a cicatrizar, a pele forma crostas por cerca de uma semana. Não cutuque essas crostas – isso pode causar cicatrizes e tom irregular à medida que a tatuagem do lábio cicatriza.

Coloque vaselina em seus lábios para alívio e proteção.

Você também pode considerar evitar exercícios intensos por algumas semanas enquanto seus lábios cicatrizam. Evite a exposição direta ao sol durante este período também.

Não se preocupe se seus lábios parecerem mais escuros do que você esperava; este é um efeito colateral normal que passa à medida que seus lábios cicatrizam.

Espere ver resultados completos da micropigmentação labial em cerca de um mês. O profissional pode pedir que você venha para uma consulta de acompanhamento neste momento para avaliar seus resultados. Uma sessão de retoque pode ser necessária após alguns meses para obter a cor precisa que você deseja.

O que passar na micropigmentação labial?

Cada vez mais a micropigmentação labial vem se tornando queridinha entre as mulheres.
Após o procedimento

  • Não retirar as casquinhas para que a cicatrização ocorra da melhor maneira possível;
  • Não usar batom na primeira semana;
  • Manter a região sempre limpa;
  • Usar hidratante labial com filtro solar.

Qual o valor de uma micropigmentação labial?

A tatuagem labial é um procedimento cosmético, por isso não é coberto pelo seguro médico.

Em média, os procedimentos de maquiagem permanente custam no mínimo R$ 550 a R$ 2.000 por sessão. Devido às múltiplas camadas necessárias para o blush labial, o custo pode ser muito mais alto.

No entanto, o custo total varia de acordo com seu profissional e onde você mora. Você também pode perguntar ao seu provedor sobre planos de financiamento e pagamento para ajudar a compensar seus custos iniciais.

Nunca aliste os serviços de alguém sem licença ou inexperiente para economizar algum dinheiro. Você pode acabar com resultados ruins – ou até mesmo efeitos colaterais perigosos – que você pode precisar de uma correção.

Como encontrar um profissional qualificado

Enquanto a micropigmentação labial é essencialmente obtido por tatuagem, o procedimento é normalmente realizado por um esteticista ou técnico de tatuagem cosmético em vez de um tatuador tradicional.

Isso ocorre porque os esteticistas são equipados com a capacidade de ajudá-lo a obter resultados anti-envelhecimento, em vez de apenas a cor dos lábios sozinha.

Ao procurar um profissional, certifique-se de que ele seja um esteticista ou tatuador cosmético licenciado e experiente. Você deve ser capaz de ver um portfólio de seus trabalhos para ter uma noção de suas habilidades.

O micropigmentação labial deve ser realizado apenas em uma instalação de cuidados com a pele ou consultório médico.

Curso de Micropigmentação Labial

Curso de Micropigmentação labial