Modelos de lingeries confortáveis para praticar exercícios

Escolher a lingerie adequada para a prática de atividades físicas pode garantir mais segurança e conforto

O mercado de moda íntima é vasto. Com inúmeros tipos, formatos e modelos de lingeries, a escolha da peça ideal pode ser tarefa essencial para garantir um dia sem desconfortos.

Ao praticar exercícios físicos, por exemplo, há uma série de preocupações quanto a calcinha e ao sutiã, afinal, além de segurança, o conjunto precisa proporcionar conforto e praticidade à mulher.

Por esse motivo as peças de moda íntima devem ser bem escolhidas. Enquanto o sutiã precisa garantir sustentação para os seios, o modelo de calcinha deve ser feito de um material confortável para não prejudicar na movimentação do corpo ao realizar as atividades físicas.

É importante ressaltar que não existe um modelo certo para todas as mulheres. A adaptação de cada pessoa em uma peça conta e o que pode ser sinônimo de conforto para um corpo, pode não ser para outro. Entretanto, alguns fatores devem ser levados em consideração na escolha da lingerie correta para praticar exercícios.

Escolha dos tecidos

A escolha do tecido de uma lingerie interfere totalmente na qualidade e no conforto da peça. No caso de sutiãs e calcinhas para atividade física, isso se torna ainda mais importante. Tecidos como algodão, modal e poliamida garantem maior ventilação e menor concentração de calor na região íntima.

Por ser uma área mais sensível, a escolha errada de uma peça íntima pode impactar na saúde genital, podendo surgir alergias e machucados durante a prática. A pele durante as atividades físicas geralmente fica suada e, com os movimentos repetitivos, aumenta-se a chance de ferimentos e assaduras.

Sustentação para os seios

Alguns exercícios exigem mais esforço e causam maior impacto no corpo. Optar por sutiãs com mais sustentação pode garantir segurança para realizar as atividades.

Existem no mercado opções de sutiãs sem aros ou qualquer estrutura rígida que, ainda assim, oferecem suporte para os seios. Esses modelos são os mais indicados para evitar machucados durante a realização dos movimentos, podendo ser grandes aliados de quem procura uma lingerie para atividade física.

Conforto

As roupas fitness geralmente são justas e podem ser transparentes por conta do tecido mais fino. Com isso, muitas mulheres têm o receio de escolher uma lingerie que apareça, marque a roupa e cause desconforto.

As calcinhas sem costura ou com corte a laser podem evitar esse tipo de situação. Já a escolha do modelo da peça vai de acordo com o gosto de quem veste.

Enquanto algumas mulheres preferem peças maiores, como uma calcinha boxer, outras optam por fio dental ou tanga. Seja qual for o modelo, é importante prestar atenção quanto ao tecido e a presença de costura da peça.

Para evitar

Seja pelo desconforto que podem causar ou até pela questão de saúde, existe ainda uma série de atenções que devem ser tomadas e alguns modelos e tecidos evitados. Para a atividade física, indica-se evitar os tecidos em lycra, uma vez que são sintéticos e menos capazes de lidar com o suor decorrente das atividades físicas.

Também é indicado se afastar de modelos de calcinhas com costura e vincos que, por conta de atrito na pele, podem ocasionar machucados e alergias. Do mesmo modo, lingeries com laços e outros adereços devem ser evitadas, pois fazem volume na roupa.

Peças muito coloridas e estampadas também são inimigas na academia. Além da questão da transparência de roupas fitness, algumas podem liberar tinta quando em contato com o suor, manchando roupas ou provocando reações alérgicas.