Mulheres 50+ Combatem a Invisibilidade Investindo no Mercado Prateado

Iniciativas de empreendedoras dão visibilidade ao nicho dos maduros

O envelhecimento populacional é uma realidade. Uma pesquisa da consultoria Hype50+, com o apoio da MV Marketing, agência de marketing especializada no segmento prateado, mostra que o número de pessoas com 60 anos ou mais já ultrapassa o de crianças menores que 5 anos.

Ao mesmo tempo, ela também indica que 77% dos maduros alegam não se identificar com campanhas publicitárias. Nesse cenário, as mulheres 50+ aproveitam para combater a invisibilidade investindo no mercado dos maduros.

Empreendedoras Maduras

Bete Marin é uma das figuras que apresenta uma longa trajetória de empreendedorismo na área. Ela optou em investir no seu propósito, mas dentro de sua área de atuação, em especial, na comunicação. Segundo ela, é muito importante aproveitar o conhecimento adquirido ao longo da carreira.

Bete Marin no último evento presencial Beleza Pura

Graduada em Marketing, pós-graduada em Gerontologia pelo Instituto Albert Einstein, em Comunicação pela ESPM e com MBA em Marketing pela FGV, aos 38 anos, deixou a maior empresa brasileira produtora de aço, onde ocupava um cargo de executiva de confiança, para empreender. Ela entendeu que unir o seu propósito com as oportunidades do mercado valeriam o esforço de investir em seu próprio negócio.

Depois de exatos 10 anos, reinventou-se e se dedicou exclusivamente ao propósito de levar a inclusão e diversidade do público maduro para o marketing das empresas. Com muitos projetos, investimentos e trabalho árduo, hoje é cofundadora da consultoria Hype50+ e da MV Marketing, primeira empresa de marketing especializada no público maduro.

A especialista em planejamento estratégico, comunicação integrada, marketing digital e eventos, nunca parou de estudar e segue investindo em cursos de atualização necessários para quem empreende. Criou ainda diversos espaços para o grupo a partir das iniciativas, como a plataforma de conteúdo colaborativo Amo a Minha Idade e o Movimento Beleza Pura, evento destinado a enaltecer a beleza das mulheres maduras.

Para ela, o segredo para o entusiasmo é o planejamento e o autoconhecimento. “Quando chegamos em uma idade mais avançada, não há dúvidas de que as limitações físicas podem nos impor reformulação do projeto e estilo de vida. 

Longevidade com qualidade

A grande saída é o autoconhecimento, a consciência e a criatividade para viver da melhor maneira possível. E para quem ainda não chegou, um bom planejamento financeiro e estilo de vida saudável vai ajudar e muito a longevidade com qualidade”, exemplifica Bete Marin.

Outro exemplo empreendedor é a jornalista Claudia Reis, que esteve sempre ligada a causas femininas em sua cobertura diária. Até que saiu das redações para criar o Negócios de Mulheres 50+, uma plataforma com eventos, workshops e discussões sobre o universo e temas ligados ao empreendedorismo feminino maduro.

Ela também é cofundadora do Empreendedoras Maduras, ao lado de Bete Marin. Atualmente, o programa é mantido por meio da troca de experiências, conhecimentos, mentorias e da tecnologia, para facilitar a contratação de mulheres maduras entre si.

Felomenia Pinho também é outra mulher ativa no combate a invisibilidade do público prateado. Entre os anos de 2015 e 2017 foi facilitadora do Somos Petalusas, realizando 21 encontros para mulheres 40+. Em 2018, idealizou o Projeto Adultar, que abordou a importância do autocuidado no processo de envelhecimento das pessoas com deficiência intelectual e de quem cuida.

Juntas, elas sabem que são mais e podem fazer a diferença. As inciativas ainda estão longe de serem suficientes para entender essa parcela da população que está em constante crescimento, mas se mostram extremamente necessárias e são capazes de nos ensinar muito sobre o público prateado, que também está em mudança.

Sobre a Hype50+ 

Em 2016 nasceu o Hype50+, uma consultoria de marketing especializada no consumidor maduro, com o propósito de assessorar empresas, marcas e organizações para criarem os melhores produtos, serviços e experiências, sempre pelo prisma dos prateados. 

Em toda a sua trajetória foram criadas iniciativas para a diminuição da invisibilidade dos prateados. Em 2015, Bete Marin juntamente as outras sócias do Hype50+ idealizaram o Amo Minha Idade. Com a comunidade de conteúdo colaborativo que aborda temas sobre a longevidade, eles aprenderam junto a milhares de mulheres maduras e perceberam a necessidade de agir no mercado prateado.

Em 2016, nasceu o Hype60+, com o objetivo de ajudar marcas e organizações a repensar sua comunicação, produtos e serviços, calibrando seu olhar para o público sênior. Entre 2017 e 2018, a missão foi provar, por meio de projetos e estudos, a força, o poder e a relevância dos maduros, que muitas vezes se sentem invisíveis para as marcas.

Em 2019, as empresas começaram a reconhecer o potencial da Economia Prateada no Brasil e o Hype50+ se consolidou como a principal consultoria de marketing do setor. Uma das grandes ações foi o lançamento do Beleza Pura Mulheres Maduras.

Ele celebra a beleza na maturidade, no dia Internacional da Mulher. Também ocorreu o lançamento da MV Máquina De Vendas, agência digital pioneira no mercado prateado com o propósito de dar visibilidade e protagonismo para os maduros e, desta forma, garantir resultados para as empresas. https://hype50mais.com.br/

Sobre a MV Marketing 

Uma agência digital disruptiva na economia prateada que iniciou sua operação em 2020, após dois anos como Spin-off do Hype50+, sob o comando de Bete Marin e de Camilla Alves, duas mulheres que têm em comum a paixão pela tecnologia, guiada por dados, foco em resultado e comprometimento com a comunicação inclusiva.

Esta é a MV Marketing, especializada e pioneira no mercado prateado. Ao acreditar na inclusão e na diversidade como peças fundamentais para uma sociedade justa e equilibrada, tem como seu propósito dar visibilidade aos consumidores maduros que se sentem excluídos das estratégias de marketing e, dessa forma, entregar resultados para os clientes. https://mvmarketing.com.br/