Necrose Pós Preenchimento Labial

A injeção de preenchimento dérmico para aumento dos lábios ganhou popularidade nas últimas décadas, o que pode ser explicado pela eficácia e perfil de segurança dos preenchedores. À medida que o número de pacientes usando preenchedores aumenta, o número de eventos adversos associados ao preenchimento labial aumentam.

Os potenciais eventos adversos associados aos preenchimentos labiais são reação no local da injeção, colocação inadequada, sensibilidade do produto, infecção e necrose. Embora a maioria das complicações seja transitória, Porém existem alguns efeitos adversos irreversíveis que podem causar sérios déficits funcionais e estéticos.

O que causa necrose labial?

A necrose por injeção é uma complicação rara, mas importante, associada a preenchimentos dérmicos. A necrose pode ser atribuída a um de dois fatores – uma interrupção do suprimento vascular devido à compressão ou obstrução franca dos vasos por injeção direta do material no próprio vaso sanguíneo.

necrose pós preenchimento labial
imagem: facetheticstraining

Como identificar necrose após preenchimento labial?

As paciente geralmente relatam uma dor imediata após aplicação dos preenchimentos, e algumas horas depois a pele torna-se pálida (pela isquemia), posteriormente tranforma-se em coloração cinza-azulada, evolui em em dois ou três dias para ulceração e necrose local.

Quais são os sintomas de necrose?

As características macroscópicas da necrose correspondem a: Necrose de coagulação: os tecidos apresentam maior firmeza, são de coloração acinzentada, apresentam-se opacos, turvos e secos, com aspecto da albumina coagulada. Há pouca retração e, até o contrário, os tecidos se incham. É causada por isquemia local.

A necrose iminente é identificada por um branqueamento local imediato após a injeção de uma região específica ou um escurecimento tardio da pele após a injeção. O tratamento inclui compressas quentes e o uso de pasta de nitroglicerina para facilitar a dilatação vascular e restaurar o fluxo sanguíneo.

É possível reverter a necrose?

A necrose não pode ser revertida. Quando grandes áreas de tecido morrem devido à falta de suprimento de sangue, a condição é chamada de gangrena. Caso identifique os sintomas relatados acima; agende uma consulta com o seu médico imediatamente, não tente tratar em casa. Somente um médico especializado poderá lhe orientar neste processo.

Tratar uma oclusão ou necrose:

Se um médico identificar que ocorreu uma oclusão ou necrose, há uma série de etapas que devem ser tomadas o mais rápido possível; Interromper o tratamento – assim que o médico reconhecer os sinais de uma necrose, o tratamento deve ser interrompido imediatamente.

  • Massagem – manipular a área pode remover qualquer obstrução dentro ou ao redor do vaso.
  • Calor – a aplicação de calor estimulará a vasodilatação, bem como aumentará o fluxo sanguíneo para a área.
  • Hialuronidase – se estiver usando um preenchimento de ácido hialurônico , a hialuronidase pode ser injetada para dissolver o produto, removendo assim a obstrução.

Obs.: Não optar ela medicação por conta própria, os efeitos podem piorar caso tenha alguma reação alérgica.

Obviamente, esta postagem no blog fornece apenas uma breve visão geral de como evitar, identificar e tratar essa complicação específica da necrose pós preenchimento labial, no entanto, para que um profissional realize tratamentos de preenchimento dérmico com segurança, ele deve ser bem certificado em medicina estética, e saber como reagir em todas as complicações e contra-indicações que cercam isso.

Compartilhe nas redes sociais :)