Publicidade

O Corpo Fica Dias Dolorido Pós-treino? Especialista dá dicas.

Continua após anúncio



Dra. Fernanda Cortez fala sobre recuperação muscular

Se você é do time das pessoas que ficam uma semana com o corpo dolorido após um dia de treino, a Dra. Fernanda Cortez, nutróloga e ortomolecular tem uma dica ótima para uma recuperação muscular mais rápida.

Formada em Ciências Médicas pela Faculdade Santa Marcelina, com Internship em Endocrinologia e Diabetes pelo Joslin Diabetes Center, da Harvard Medical School, em Boston – Estados Unidos, fez pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), pós-graduada também em Nutriendocrinologia Funcional e em Tricologia (medicina do cabelo) pela BWS, Fernanda tem sua própria clínica em São Paulo.

Segundo a nutróloga, “o foco não é o único fator importante para obter bons resultados na prática de exercícios físicos. É após o treino que nosso organismo fica ‘mais forte’ para se adaptar aos exercícios realizados. Portanto, a recuperação muscular é essencial neste processo, para que seu corpo esteja pronto para um novo treino e, claro, reduza as incômodas dores pós-treino.”

Pode ser um desafio conhecer novas formas de promover qualidade de vida diante de rotinas cada vez mais corridas. A terapia endovenosa é uma dessas práticas que pode contribuir muito com a saúde, pois é uma forma de complementar a nutrição e corrigir alguns erros metabólicos e outros problemas que afetam o corpo.

Publicidade

A terapia endovenosa é uma prática realizada (como o nome diz) por via endovenosa, que tem como objetivo administrar vitaminas, aminoácidos e minerais em doses personalizadas de substâncias terapêuticas, para corrigir diversas deficiências nutricionais causadas por um estilo de vida não saudável ou até mesmo para tratamento de problemas de saúde.

Publicidade

Essas substâncias podem abranger desde medicações, como também vitaminas, oligoelementos, sais minerais, antioxidantes, aminoácidos, corticoides, medicações alopáticas, proteínas e indutores de imunidade.

“Nosso organismo pode sofrer deficiência de alguns nutrientes diante de treinos regulares, e a soroterapia repõe as vitaminas que precisamos para que nossas fibras musculares se recuperem, melhorando nosso desempenho e aumentando nossa imunidade.”

– diz Cortez.

“Com essa terapia, temos como objetivo a rápida recuperação e melhora do quadro clínico do paciente por meio da administração de substâncias farmacêuticas, na maioria naturais, por via endovenosa.” –  continua.

Chamada também de ‘vitamin drip’, é bem conhecida em alguns países, como o Japão, desde os anos 60 já que é administrada por médicos especializados em nutrologia, que mapeiam o perfil metabólico dos pacientes. Dessa forma, pode-se identificar caso por caso, quais são os déficits de cada corpo, oferecendo uma dose adequada de substâncias que fazem o balanceamento do organismo.

“Nesse tratamento, é de suma importância que seja realizado análises profundas sobre a microflora intestinal e diversos outros aspectos do organismo, como o consumo de energia muscular, esgotamento de neurotransmissores e concentração de energia intracelular, para garantir a melhora do quadro do paciente de forma eficaz e acelerada, quando comparada às técnicas mais convencionais!” – explica Fernanda.

Continua após anúncio


A especialista diz que esse tratamento é indicado tanto para pessoas com problemas de digestão, quanto para atletas ou indivíduos que queiram melhorar sua performance, ou até mesmo para pessoas que apenas buscam maior qualidade de vida. Entretanto, quem tem insuficiência renal ou cardíaca, não deve se submeter à terapia endovenosa.

Vale lembrar que mesmo tendo uma vida saudável, muitos fatores podem contribuir para um metabolismo prejudicado e perda de nutriente, ainda que tendo uma alimentação equilibrada. Isso pode se dar por questões genéticas e outros fatores que fazem o processo de distribuição de nutrientes às células não ser o suficiente.

Sendo assim, a terapia endovenosa é uma forma de garantir a correção de déficits e que as substâncias sejam absorvidas corretamente. Dessa forma, irá acelerar a recuperação muscular pós-treino, melhorar o trato gastrointestinal, prevenir doenças inflamatórias e o envelhecimento corporal.

De acordo com a Dra. Fernanda Cortez, esse tratamento não é banal, pois necessita de um bom planejamento e execução, já que envolve escolhas práticas, análise e seleção de veias e otimização da administração dos medicamentos.

A duração da terapia endovenosa depende de cada diagnóstico, diante das análises e procedimentos para identificar as deficiências e, consequentemente, do processo de tratamento. Desse modo, depois de entendidas e tratadas essas deficiências, o restabelecimento das funções do organismo leva em torno de seis meses, mesmo que os resultados já possam ser sentidos entre os primeiros 15 dias depois do início do tratamento.

Algumas das substâncias utilizadas no método são:

O ácido lipóico que possui ação antioxidante universal, contribui para a redução do armazenamento de gordura no corpo e potencializa a ação da insulina.

O DMSO, componente com ação anti-inflamatória e antioxidante, elimina radicais livres, contribui para o melhoramento da pele, do sistema neurológico e atua em doenças como artrite, esclerodermia, entre outras.

5 hidroxi-triptofano, nutriente capaz de contribuir para a regulagem do sono, humor, apetite e memória, aumentando as funções hormonais. Carnitina, componente fabricado pelo próprio organismo, contribui para aumento da energia, quebra de gorduras, estimulando o sistema imunológico e regulando níveis de colesterol e triglicerídeos.

Fonte: Dra. Fernanda Cortez

imagem: pixabay 

Burguesinhas

Um blog dedicado 100% para o universo feminino. Dicas, estilos e dúvidas para que você tenha mantenha sempre a autoestima lá em cima!