O que fazer para tirar mau cheiro do colchão?

A dica feminina de hoje é sobre o mal cheiro do colchão, que pode acabar criando algum mau odor com o tempo ou até mesmo pelo aparecimento de algumas manchas. Retirar o mau cheiro do colchão pode parecer uma tarefa complicada, porém sabendo utilizar os produtos certos você acaba facilitando essa tarefa. E para fazer a remoção do mau cheiro do colchão não é preciso comprar muitos produtos ou saber de muita coisa. 

É necessário apenas que você tenha um pouco mais de paciência e utilize alguns produtos que vão te ajudar a limpá-lo e deixar com aquela carinha de novo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE a vida média do brasileiro é de cerca de 71 anos, onde nós passamos cerca de 24 anos só dormindo. Ou seja, passamos um terço da nossa vida em lugares como o nosso colchão. 

É justamente por passar tanto tempo no nosso colchão que devemos tomar alguns cuidados para que não acumule sujeira, poeira e acabe se tornando o ambiente propício para o desenvolvimento de ácaros, fungos e bactérias provocando inúmeras alergias e doenças. 

Para diminuir que isso venha a ocorrer é necessário que adotemos alguns cuidados diários para não transformar a nossa noite em um momento desconfortável. A nossa cama é o lugar do quarto onde é mais propício esse gerar mau cheiro não apenas por causa da liberação de suor noturno, mas também devido ao aparecimento da umidade o que provoca o aparecimento de ácaros mofos. 

Dessa forma para te ajudar nessa batalha contra odores desagradáveis no colchão, separamos algumas dicas para que você possa aprender a Como tirar o mau cheiro do seu colchão e ter uma noite mais tranquila livre de alergias e doenças provocadas por microorganismos. 

Como tirar o mau cheiro do colchão

Pesquisas apontam que em média cada pessoa passa cerca de 8 horas no colchão. O corpo humano passa por um processo natural onde realiza a liberação de escamas e perspectivas de pele fazendo com que o colchão se torne um lugar propício para a proliferação de micro-organismos como ácaros. 

Além disso, é possível que ao longo do tempo vão aparecendo manchas por diversos motivos como a liberação de óleo natural, sujeira que levamos para nossa cama, derrubar líquidos ou comida ou até mesmo urina e vômito. Para te ajudar a realizar a limpeza do seu colchão e remover manchas e odores, separa uma listagem e métodos que você pode utilizar para cada caso. 

Remover odores e manchas no colchão

Em diversas situações pode ocorrer o aparecimento de odores e manchas no colchão, e é imprescindível que você realize o uso de produtos adequados para que dessa forma você consiga realizar uma melhor limpeza no seu colchão. Então caneta e papel na mão para anotar todas as dicas e fazer o seu colchão ficar com aquele cheirinho bom novamente. 

Remover cheiro de urina do colchão 

Caso você tenha alguma criança em casa, o cheiro de urina nos colchões pode ser um problema frequente. Assim que você não tiver que o seu colchão entrou em contato com a urina é necessário que você aplique uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio sobre a mancha ainda úmida e amarelada para que ele possa auxiliar na absorção. 

Deixe o bicarbonato de sódio por cerca de 30 minutos e depois com auxílio de uma esponja esfregue uma solução de água morna e sabão em pó para remover o restante do bicarbonato de sódio. E para finalizar o processo de limpeza passa um pano seco para finalizar e remover toda a mistura. Depois deixe o colchão secar o sol ou ventilador. 

Remover cheiro de suor do colchão 

Para retirar o odor de suor que fica no colchão é necessário utilizar uma mistura feita com água, vinagre de álcool e três colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Em seguida realize a aplicação dessa solução com auxílio de um pano ou flanela e vai esfregando com calma sobre toda a área afetada. para que seu colchão fique cheirando a vinagre de álcool você pode pingar 20 gotas de óleo essencial de lavanda ou até mesmo outra agência de sua preferência em um pano e aplicar depois que o local estiver totalmente limpo. 

Remover cheiro de cigarro colchão 

Caso você seja fumante, é importante  que você realize a lavagem das suas roupas de cama com determinada frequência. Isso vai fazer com que não exista o acúmulo do odor de cigarro nas peças e que o cheiro fique impregnado no seu colchão.

Caso o cheiro de cigarro já tem a penetrado o seu colchão você pode aplicar um pouco de vinagre de maçã em um pano e passar por toda a superfície do colchão, e em seguida espalhar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio pela cama deixar agir por cerca de 8 horas e depois remover utilizando aspirador de pó.

Remover cheiro de mofo

Contra o mofo a principal dica é realizar banho de sol no seu colchão durante algumas horas por dia com determinada frequência. Durante o inverno e templos mais úmidos a probabilidade de proliferação de mofo e bolores aparece cada vez maior e por isso deixá-lo exposto ao sol é uma maneira de eliminar o mau cheiro deixado por eles. 

Após fazer isso você pode limpar o seu colchão com uma esponja e em seguida aplicar cerca de 5 gotas de óleo de melaleuca diluído em um balde de água morna. depois de realizar a aplicação dessa mistura e esfregue bem o seu colchão e em seguida pode colocá-lo para secar novamente ao sol ou em um ambiente arejado antes de colocá-lo na sua cama para uso.

Realize uma limpeza profissional para remover as manchas e odores do seu colchão 

Realizar a higienização do seu colchão com determinada frequência pode ajudá-lo a economizar dinheiro. Porém nada se compara com a limpeza feita por uma empresa de limpeza especializada.

Caso você tenha receio de danificar o seu colchão quando tentar fazer a remoção de qualquer tipo de mancha como por exemplo a mancha de café, você pode recorrer ao serviço de uma empresa de limpeza especializada para que você possa ter o seu sofá com aspecto de novo.

Já existem no mercado empresas que oferecem a possibilidade de atendimento delivery, fazendo com que seja cada vez mais cômodo recorrer a esse tipo de serviço sem gastar muito.

Além de cuidar para manter o colchão como sendo um ambiente propício para uso longe de micro-organismos como bactérias, fungos e ácaros, você pode utilizar da limpeza profissional para evitar que seu colchão fique com algum tipo de mau cheiro e possa provocar alergias e doenças respiratórias.