produtos orgânicos - veganos
Saúde e Beleza

O que são cosméticos veganos?

O que são cosméticos veganos? Por que tantas pessoas estão começando a utilizá-los em seu cotidiano? Viu alguém usando algum tipo de shampoo ou maquiagem vegana e ficou curiosa para entender?

Basicamente, esses produtos são feitos de forma totalmente natural, ou seja, não possuem nenhum tipo de origem animal, nem mesmo são testados nos bichanos.

Essas e outras informações você encontre nesse nosso conteúdo, onde ensinamos de forma ampla os detalhes sobre o que são cosméticos veganos. Leia conosco!

Quais cosméticos veganos são adequados para sua pele?

Cosméticos veganos sim, obrigado: a nova fronteira dos cosméticos é natural, orgânico e vegano. Os produtos cosméticos veganos, baseados no respeito à saúde humana e ao planeta, sem crueldade, são cada vez mais procurados.

O que são cosméticos veganos? Na verdade, a tendência atual não é apenas sobre o que chega às nossas mesas. A tendência vegana, baseada em ingredientes de origem totalmente vegetal, também está conquistando o mundo dos cuidados com a beleza.

Estrelas de televisão e cinema já optaram pelos cosméticos veganos. Mas os cosméticos veganos, sobretudo, são os mais novos nas prateleiras do mercado, visto que não era tão fácil de encontra-los nas prateleiras de mercado cerca de 15 anos trás, graças à sua particular sensibilidade para com o planeta, que pretendem um tratamento de pele totalmente sem origem animal.

Mas um cosmético vegano é realmente eficaz? Descubra todas as propriedades benéficas das plantas para o seu tipo específico de pele.

Cosméticos veganos e propriedades benéficas das plantas

O que são cosméticos veganos? Quais são as suas principais propriedades? Para cada tipo de pele existe uma planta relacionada, mas, sobretudo, a propriedade benéfica capaz de tratá-la.

Na verdade, os produtos cosméticos veganos se baseiam em plantas como a lavanda, com poder regenerador, o óleo de argan, com propriedades nutritivas ou a erva-cidreira, um poderoso purificador natural.

Erva-cidreira

Provavelmente nem todos sabem que a erva-cidreira é uma planta aromática da qual se obtém um óleo essencial eficaz por sua ação antibacteriana e antiqueda. O óleo essencial de erva-cidreira é adequado para normalizar a pele oleosa, graças às suas propriedades adstringentes.

Tomilho

Propriedades antioxidantes e antimanchas também são típicas do tomilho, cujo óleo essencial ajuda a neutralizar a oleosidade e o brilho da pele e, por isso, é utilizado como ingrediente básico em produtos de beleza veganos especializados em limpeza facial.

Lavanda

O óleo essencial de lavanda é um excelente aliado para peles sensíveis graças às suas propriedades suavizantes e calmantes e é utilizado como ingrediente em produtos antienvelhecimento, como cremes antirrugas e aqueles destinados aos contornos dos olhos.

Óleo de Argan

Um verdadeiro remédio milagroso para a pele seca, por outro lado, é representado pelo óleo de argan, extraído da planta do deserto, também chamada de ouro do deserto, porque vem das regiões do norte da África.

O óleo de Argan é um excelente hidratante e elastificante, rico em ácidos graxos poli-insaturados, ceramidas e substâncias capazes de reter água e, portanto, amplamente utilizado em produtos hidratantes e nutritivos.

Como reconhecer cosméticos veganos?

Você já sabe o que são cosméticos veganos, mas e como podemos reconhece-os da forma correta? Na verdade, os produtos cosméticos nem sempre estão de acordo com a escolha vegana, é por isso que vamos explicar os traços característicos dos produtos de beleza veganos.

Muitas vezes, os pacotes contêm a expressão “natural”, isso não torna o produto em algo vegano. Na verdade, os produtos que existem na natureza são derivados do leite, como a manteiga ou outros óleos naturais.

Da mesma forma, o termo “orgânico” não pressupõe o adjetivo vegano, pois a manteiga de vaca de origem animal também pode ser orgânica. Sem ingredientes de cosméticos veganos deve, portanto, ser de origem animal, embora seja natural e orgânico.

Mas mesmo que fossem de origem natural, orgânica e vegetal, não deveriam ser testados em animais, caso contrário perderiam aquele “componente ético” que faz de um produto de beleza um produto vegano.

Produtos orgânicos

A palavra “orgânico” se refere, neste caso, ao método de cultivo de matérias-primas que exclui ou limita o uso de produtos químicos, como pesticidas. Um produto de higiene pessoal pode ser rotulado como orgânico se contiver pelo menos 70% de ingredientes orgânicos.

Produtos ecológicos

Neste caso, o significado é simples e ao mesmo tempo vago: produtos “eco” são de fato ecológicos. Ou seja, apresentam baixo impacto ambiental, devido aos processos de produção ou descarte.

Porém, isso também não significa que os mesmos sejam veganos, pois ainda sim podem ter algum componente de origem totalmente animal.

Produtos naturais

Esta classificação indica todos os produtos que se baseiam na utilização de ingredientes botânicos existentes ou de origem natural, sem a utilização de produtos químicos sintéticos, e produzidos buscando preservar a sua integridade.

Infelizmente, o termo “natural” é abusado por empresas cosméticas que aproveitam um vazio legislativo sobre o assunto (tanto no Brasil como no restante do mundo). 

Na verdade, a lei ainda não estabeleceu os parâmetros exatos pelos quais um cosmético pode ser definido como natural ou não.

Produtos veganos

Chegamos então aos melhores da lista. São todos aqueles produtos que não utilizam de forma alguma ingredientes de origem animal, como “cera alba” (cera de abelha), “colágeno” (colágeno de origem animal), “helix asperis” (limo de caracol), entre vários outros “ingredientes” comuns utilizados pela indústria em seus produtos não veganos.

As vantagens dos cosméticos sem parafina e silicones

A principal vantagem de um tratamento com essas características é que a pele tem uma maior capacidade de retornar ao seu estado original de equilíbrio, libertando-se dos ingredientes que muitas vezes obstruem os poros ou mesmo removem a camada protetora natural da pele.

Quando eliminamos ingredientes como óleos minerais, silicones, corantes, entre outros de nossa rotina de beleza e usamos apenas substâncias “boas”, damos ao nosso corpo toda a oportunidade de se regenerar de forma mais rápida.

E você, qual a sua opinião são esses cosméticos. Compreendeu melhor o que são cosméticos veganos? Deixe seu comentário aqui embaixo. Até a próxima!