Óleo de Copaíba: benefícios e malefícios

O óleo de copaíba é um produto extraído dessa mesma árvore e tem muitas finalidades para tratar a saúde. Sua extração é feita de muitas variedades de espécies de copaíba a partir de um buraco feito no próprio tronco removendo o óleo resina.

Dessa forma, após a extração esse óleo passa por uma destilação a vapor para se tornar um óleo essencial. Este óleo tem muitas propriedades benéficas para o corpo, mas é preciso saber como usá-lo corretamente, descubra agora a melhor forma.

Quantas gotas de óleo de copaíba pode tomar por dia?

Esse óleo pode ser usado para massagens, loções e cremes e até mesmo para compressas. No entanto, ele não deve ser aplicado diretamente na pele, o mais correto é usar com um óleo transportador que são óleos essenciais feitos de planta como o óleo de coco, de amêndoas ou de jojoba.

Antes do uso é essencial fazer a diluição correta misturando 2 colheres de chá do óleo transportador escolhido para 5 gotas do óleo de copaíba. Assim os nutrientes do produto conseguem adentrar melhor sobre a pele evitando irritações. Sem contar que somente dessa forma seus benefícios podem ser realmente aproveitados, veja alguns deles.

Quais os benefícios do óleo de copaíba para a saúde?

  • O óleo de copaíba é um excelente antiinflamatório;
  • Ajuda na prevenção de algumas infecções como gonorreia;
  • É um produto contraceptivo;
  • Serve para ajudar no tratamento de tendinite;
  • Protege o sistema nervoso central;
  • Tem características afrodisíacas;
  • Controla a dor nos músculos;
  • Diminui a produção de moléculas responsáveis por inflamação;
  • Ajuda na cicatrização de feridas.

Quais são os malefícios desse óleo?

Embora seus os óleos e seus benefícios sejam fantásticos, também é fundamental ter um pouco de cautela quanto ao uso. Esse produto não deve ser ingerido em hipótese alguma, pois em altas doses pode afetar diretamente o estômago causando vômitos e náuseas. Além disso, um teste antes da aplicação é essencial para se prevenir de qualquer reação.

Por fim, vale ressaltar a importância de aplicar o produto sempre diluído e nunca diretamente na pele. Portanto, para promover um bom resultado, sempre use um algodão ou tecido para fazer a aplicação, não exagere na dose pois esse produto pode levar a quebra de cromossomos.

Se usado para aromaterapia, certifique-se de que nenhum integrante do lar, inclusive os animais, possa ter alguma reação alérgica. Para as grávidas e pessoas com algum problema de saúde é importante descartar a possibilidade de uso sem orientação médica, para evitar qualquer perigo.

PUBLICIDADE 3

Isabela Fernanda

A responsabilidade de transmitir todo meu amor pela escrita é o que me incentiva sempre evoluir. Redatora do site Tecnonoticias e Folhago, mineira, nascida em uma pequena cidade no sul de Minas chamada Delfim Moreira. Com ensino médio completo, com cursos de copywriter, produção e revisão de conteúdo para web, wordpress na prática. Ainda pretendo me graduar na área de comunicação, em breve.