Os Benefícios do Café para Pele

Imagem: Alexas_Fotos – Pixabay

Você pode confiar em sua xícara de café da manhã para aumentar sua energia e metabolismo diariamente. Embora o café seja mais amplamente usado como bebida, também está ganhando reputação como um remédio alternativo para a pele. Isso se deve aos seus antioxidantes, que incluem fenóis que ajudam a combater os radicais livres que podem causar danos à pele.

De fato, a American Chemical Society descobriu que o café é a fonte mais popular de antioxidantes – ainda mais do que outras bebidas ricas em antioxidantes, como chá e vinho. Enquanto uma xícara de café pode fornecer antioxidantes internamente, os supostos benefícios do café na pele são obtidos principalmente topicamente. Isso envolve fazer uma máscara, esfoliante ou um skin care e aplicá-lo diretamente na pele.

Saiba mais sobre como o café pode beneficiar diretamente sua pele e se esses grãos realmente fazem jus ao seu hype quando se trata de saúde da pele.

Como o café pode beneficiar sua pele

Abaixo estão oito dos supostos benefícios que o café pode ter para sua pele, bem como receitas sugeridas para usá-los.

Redução da celulite

O café pode ajudar a reduzir a aparência da celulite na pele. Pensa-se que o teor de cafeína no café é a chave para a redução da celulite, dilatando os vasos sanguíneos sob a pele e melhorando o fluxo sanguíneo geral. Por sua vez, isso pode ajudar a diminuir a aparência da celulite.

Acredita-se que este método de cuidados com a pele seja melhor usado por meio de uma esfoliação com café, porque a esfoliação também pode suavizar a pele e proporcionar uma aparência uniforme.

Efeitos calmantes

Embora o café seja conhecido por seus efeitos estimulantes dentro do corpo, ele pode fornecer efeitos opostos quando aplicado topicamente. Isso se deve aos antioxidantes do café.

Benefícios antienvelhecimento

Aplicar café diretamente na pele pode ajudar a diminuir a aparência de manchas de sol, vermelhidão e linhas finas. De fato, um estudo da Trusted Source encontrou uma correlação direta entre beber café e uma diminuição nos efeitos do fotoenvelhecimento.

Vitamina B-3 para câncer de pele

O café é uma rica fonte de vitamina B3 (niacina), graças à quebra de um composto chave chamado trigonelina. No entanto, a trigonelina se decompõe em niacina depois que os grãos de café são torrados. De acordo com a Skin Cancer Foundation, a niacina pode ser útil na prevenção de cânceres de pele não melanoma e pode prevenir outros crescimentos da pele.

Inflamação reduzida

Os efeitos anti-inflamatórios podem ser atribuídos ao ácido clorogênico (CGA), bem como às melanoidinas no café. A CGA também está ligada à redução da hiperpigmentação que pode ter uma conexão com a inflamação.

Tratamento da acne

No caso de uma ferida ou infecções frequentes da pele, o uso regular de café pode ajudar a combater problemas causados ​​por bactérias nocivas. Os CGAs no café têm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Combinados com a esfoliação natural da borra de café, todos esses benefícios podem combater coletivamente a acne.

Olheiras

O café também pode ajudar a tratar olheiras teimosas sob os olhos, de acordo com a Beverly Hills MD Cosmeceuticals. Isso ocorre porque acredita-se que o teor de cafeína no café ajude a dilatar os vasos sanguíneos que contribuem para as olheiras.

Para usar café para olheiras escuras:

  • Combine ½ colher de chá de cada grão de café e azeite.
  • Adicione algumas gotas de água para fazer uma pequena pasta na mão.
  • Dê leves batidinhas embaixo dos olhos sem esfregar.
  • Deixe a mistura agir por cinco a dez minutos.
  • Enxágue com água ou limpe suavemente a máscara com um pano macio.
  • Repita quantas vezes for necessário.

Cuidados pós-sol

Os mesmos benefícios antienvelhecimento do café também podem ser usados ​​para cuidados pós-sol. A chave aqui é fazer um tratamento calmante que sua pele queimada pelo sol aprecie – não uma máscara ou uma esfoliação como faria para outras doenças de pele.

Para fazer um tratamento de pele à base de café para uma queimadura solar:

  1. Prepare uma xícara de café fresco. Em seguida, dilua com água fria.
  2. Coloque um pano macio ou uma toalha de papel de estudo na água e torça o excesso.
  3. Passe suavemente o pano nas áreas afetadas da pele.
  4. Repita várias vezes ao dia até que a vermelhidão e o inchaço comecem a diminuir.

Como fazer uma máscara facial de café

Existem muitas maneiras diferentes de fazer uma máscara facial de café caseira. A melhor maneira é misturar a borra de café com um ingrediente não comedogênico (o que significa que não obstruirá os poros). Aqui está uma receita para experimentar:

  • Misture partes iguais de azeite e borra de café.
  • Aplique no rosto com movimentos circulares.
  • Deixe a máscara entre 15 e 60 minutos.
  • Enxágue com água morna.
  • Repita até três vezes por semana.

Considerações:

O café é um produto multiuso que pode oferecer uma variedade de benefícios para a pele. Ainda assim, é uma boa ideia acompanhar seu dermatologista se você não estiver vendo os resultados desejados após várias semanas de tratamento.

Certifique-se de dar qualquer novo tratamento de pele pelo menos algumas semanas antes de passar para outro tratamento, seja à base de café ou não.

Compartilhe nas redes sociais :)